Bem, se você já viu “Vingadores: Ultimato”, provavelmente deve estar vivendo a “depressão pós-fim de saga” e talvez esteja perambulando pelas ruas sem rumo se perguntando: “e agora, o que vai ser do Universo Cinematográfico Marvel (ou MCU, em inglês)?” ou “o que será dos heróis que acompanhamos durante os últimos 10 anos?”

Pois é, a história serve mesmo como um encerramento de todas as fases e é um ponto final para as tramas dos principais personagens da Casa das Ideias no cinema. Como especular e “fanficar” é uma das coisas que mais gostamos, eis que apontamos abaixo algumas das coisas que devem acontecer nos próximos anos.

marvel

Vale destacar que muito do conteúdo abaixo está confirmado na programação de filmes e séries de TV e vários dos rumores vieram de fontes quentes, que participaram das produções e desaguaram algumas fofocas nos corredores mais escuros do Reddit.

E ATENÇÃO: VALE AQUI AQUELE AVISO DE SPOILER, PORTANTO, SÓ VEJA DEPOIS QUE ASSISTIR AO FILME NOS CINEMAS, OK?

***********

Asgardians of the Galaxy

Bem, talvez o destino mais óbvio de Thor seja uma participação em “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, que voltou ao calendário de filmes do Marvel Studios, mas ainda está sem data. Embora o status do Deus do Trovão seja mais próximo de seu início hippie de “Os Supremos” ou de sua “fase indigna” sem o Mjolnir, tudo leva a crer que ele possa estar novamente ao lado de seu novo melhor amigo, Rocket.

marvel

E, convenhamos, seria muito engraçado ver novamente a dinâmica com Peter Quill na “briga” pelo comando da equipe.

Hulk

A ideia de um filme solo do Gigante Esmeralda não está totalmente descartada, mas depende de resoluções pouco conhecidas sobre o contrato obscuro que a Universal ainda mantém com a Marvel Entertainment.

Material ainda há de sobra, pois não vimos muito de suas outras grandes fases, como o período “Indestrutível”, em que ele usa o intelecto de Banner para inventar coisas e a força do Hulk para resolver anomalias temporais; e a briga com seu grande nêmesis, o Líder.

marvel

O personagem ainda poderia ser um bom coadjuvante para Peter Parker, no lugar do mentor que o Homem de Ferro era, ou no suporte à introdução de sua prima, Jennifer Walters, a Mulher-Hulk.

Capitão América

É sabido que Chris Evans vai continuar trabalhando com a Disney no MCU, seja como produtor ou diretor de algumas atrações. Assim, ele poderia facilmente fazer alguma participação especial em um flashback na série do Falcão e o Soldado Invernal ou mesmo uma trama futura que possa revitalizar o Soro do Supersoldado ao herói.

marvel

E mais: seria legal saber um pouco do que aconteceu nas aventuras temporais que envolveram a devolução das Pedras do Infinito e o Mjolnir — quem sabe nas animações de “What If” do Disney+, flashbacks de séries e filmes ou até em uma história em quadrinhos.

Homem de Ferro

Quem já leu Guerra Civil II sabe que foi durante o coma que Tony Stark sobreviveu é que nasceu a personagem Riri Williams, a Ironheart. Stark aparecia nas histórias como um coadjuvante “fantasminha”, na forma de uma inteligência artificial semelhante ao Jarvis do MCU.

marvel

Seria interessante vê-lo também, de tempos em tempos, como um bom herói de suporte nas telonas ou nas telinhas.

Viúva Negra

Bem, como o tom das histórias da Viúva Negra é mais “pé no chão” e envolve tramas políticas e espionagem, é improvável que tenhamos soluções como clones ou viagem no tempo para “resolver” sua morte em “Ultimato”.

marvel

Tudo indica que sua aventura solo deve se concentrar em seu passado e formação, para entendermos como a bailarina russa Natasha Romanoff se tornou uma assassina letal. Vale lembrar que não há somente uma Viúva Negra nas HQs e na série de Peggy Carter pudemos ver uma Viúva Negra das antigas.

Séries da Disney+

Como ainda não estamos preparados para dar um adeus definitivo ao elenco que fez parte do MCU nesses dez anos, muito dos personagens e tramas introduzidas ao longo dessas três fases iniciais devem continuar nas telinhas, via streaming Disney+.

Vai ser interessante acompanhar a dinâmica “buddy cop” à la “Máquina Mortífera” de “Soldado Invernal e Falcão”, agora como o Capitão América; a Feiticeira Escarlate deve mostrar mais de seu lado “bruxa” e possivelmente veremos o renascimento do Visão, em busca de sua humanidade perdida.

marvel

Loki deve trazer todo o charme do vilão que virou anti-herói no MCU e manter a fantasia/sci-fi introduzida em “Thor” viva no universo compartilhado. Para finalizar, Gavião Arqueiro tem material de sobra de sua série limitada escrita por Matt Fraction para se tornar um grande hit aos moldes do “Demolidor” da Netflix.

Homem-Aranha e Aranhaverso

Enquanto isso, os escritores e diretores Phil Lord e Chris Miller, que assinaram contrato de cinco anos para desenvolver derivados de “Homem-Aranha no Aranhaverso”, devem se aprofundar em Miles Morales e outras versões, até que elas talvez apareçam no Marvel Studios.

marvel

Vale destacar que a ideia de Kevin Feige é fazer com que o público veja Peter Parker crescendo e se tornando o maior herói da Marvel, como nos quadrinhos. Com as lições do Capitão América e do Homem de Ferro, além de todos os outros Vingadores, ele pode se tornar o futuro líder da equipe — o que deixaria o caminho aberto para Miles Morales se tornar mais “local”, como o Amigo da Vizinhança, enquanto Parker possa agir globalmente.

Sem cronologia linear

Com a chegada de novas histórias dos “Eternos”, “Doutor Estranho 2”e “Pantera Negra 2”, veremos o fim da cronologia linear que o Marvel Studios nos acostumou. “Como assim?” Bem, é só você dar uma olhadinha para os filmes e notar que eles seguem uma certa lógica para explicar a reunião dos heróis.

marvel

Isso não deve acontecer daqui para frente. Às vezes teremos algo no futuro distante, outras viajaremos ao passado, sem que um filme continue necessariamente contando a história do anterior.

Histórias urbanas e cósmicas

A partir de agora, não teremos mais “fases” e sim uma divisão bem parecida com o que vemos nos quadrinhos. Além dos “cantinhos” de cada personagem-chave, é bem possível que o MCU seja dividido em longas “urbanos” (como Shang-Chi) e “cósmicos” (a exemplo de Nova).

marvel

Assim, teremos as aventuras do pessoal que fica na Terra de um lado e os outros do espaço em outro. Obviamente, vez ou outra veremos um crossover, mas isso deve acontecer com menos frequência do que vimos até agora — e, em termos de contratos e produção, isso vai dar mais liberdade e calendário menos apertado para os diretores, atores e produtores.

Norman Osborn e Namor

Dois personagens são muito aguardados para a próxima fase. Há dicas de que Norman Osborn esteja chegando por todos os lados, inclusive na primeira aventura do Homem-Aranha. Para quem acha que ele é “só o Duende Verde”, não sabe como ele pode ser manipulador e criar sua própria versão sombria dos Vingadores.

marvel

Outro que já foi citado de maneira, digamos, bem discreta, foi o Namor. E ele poderia ser um contraponto incrível para o Pantera Negra, além de ser o primeiro mutante do MCU e ter conexões não somente com os X-Men como também com o Quarteto Fantástico — grupo o qual interagiu por anos e nutriu um triângulo amoroso com a Mulher Invisível e o Senhor Fantástico.

X-Men e Quarteto Fantástico

Obviamente que a chegada dos dois grupos é a mais aguardada pelos fãs, não somente por conta dos famosos protagonistas, mas também devido à sensacional galeria de vilões que vêm junto com eles.

Dada à reformulação pela qual inicia os X-Men atualmente nos quadrinhos, é bem possível que eles sejam já reposicionados para entrar muito breve no MCU. A história dos Eternos pode ter os Celestiais e explicar como o gene “X” se espalhou pela Terra e explicar os mutantes.

“Capitã Marvel 2” pode até introduzir a Vampira, que, para quem não sabe, roubou metade dos poderes de Carol Danvers nos quadrinhos — daí a razão da X-Men voar e ter invulnerabilidade nos desenhos nos quadrinhos e não nos filmes. Isso também poderia dar um “downgrade” nos poderes da heroína cósmica e evitar que ela seja muito “overpowered”. Afinal, as tramas ficam mais interessantes quando os personagens são mais falíveis.

marvel

Já o Quarteto Fantástico deve demorar mais tempo para chegar às telonas e a previsão é de que algo muito grande seja reservado para eles e para Galactus, Doutor Destino, Surfista Prateado e todo mundo que vem junto no pacote. O quarteto são os arqueólogos do desconhecido do Universo Marvel e eles poderiam abrir portas para inúmeras outras possibilidades, incluindo a saga “Guerras Secretas”.

marvel

A expectativa é de que o Quarteto Fantástico tenha um tratamento de franquia bem parecido com a dos Vingadores, pois muita gente já fez parte da equipe.

Cupons de desconto TecMundo: