O que as HQs da Marvel Comics dizem sobre o futuro do Marvel Studios?

6 min de leitura
Imagem de: O que as HQs da Marvel Comics dizem sobre o futuro do Marvel Studios?

Eis que a tão aguardada semana para os fãs dos heróis do Marvel Studios chegou! Na madrugada de quinta-feira (25) teremos o tão sonhado momento de revanche contra Thanos em “Vingadores: Ultimato” e desde já todos estamos ansiosos com o que vem por aí no Universo Cinematográfico Marvel (ou MCU, em inglês).

Já sabemos que teremos nove filmes — três por ano — em 2020, 2021 e 2022 e entre as próximas produções estão confirmados longas de Viúva Negra, Shang Shi, Doutor Estranho, Pantera Negra, Guardiões da Galáxia e Eternos. O CEO Kevin Feige já avisou que as próximas fases serão muito diferentes, com personagens bem diversos.

vingadoresFonte: Marvel Comics

E aí você me pergunta: “então, o que vem por aí?” Além dos boatos que assombram os corredores mais escuros do Reddit, boa parte das pistas pode estar justamente nas revistas. Afinal, tudo que ganhou destaque nos quadrinhos também esteve em evidência no MCU.

Mulher-Hulk

Com Bruce Banner lidando com seu novo status de imortalidade em uma série que mistura terror sci-fi dos anos 60 com a série de TV dos anos 70/80, seu “cargo” nos Vingadores é atualmente preenchido pela sua prima, Jennifer Walters. Depois de ficar exposta a uma dose extra de radiação Gamma, ela ficou mais próxima do estado selvagem de seu primão. Ah, e nessa fase rola uma pegação com o Thor Odinson.

marvelFonte: Marvel Comics

Como Kevin Feige fala em diversificar o lineup e Thor pode fazer pontas como coadjuvante, seria uma boa forma de manter “um Hulk” na equipe, mas com uma proposta completamente nova e divertida.

Piloto Fantasma

Como você vai notar logo abaixo, essa nova fase dos Vingadores têm explorado mais o lado místico do Universo Marvel. O Motoqueiro Fantasma sempre foi um dos anti-heróis mais cultuados da editora e sua terceira encarnação moderna vem fazendo boas aparições na equipe.

vingadoresFonte: Marvel Comics

A improvável dupla do Piloto Fantasma Robbie Reyes com Capitão América pode não acontecer, mas, como o personagem apareceu — com certo sucesso — na série “Agents of SHIELD”, não descarte a possibilidade de vê-lo por aí no MCU em breve. E mais: o caveira flamejante tem aparecido com frequência em sua versão com mamute nos “Vingadores Pré-Históricos”, o que mostra sua grande importância no atual status da editora.

Blade

Um dos primeiros momentos da nova fase dos Vingadores trouxe de volta um personagem que há muito andava desaparecido nos quadrinhos. Blade liderou os personagens em um recente arco e o próprio Wesley Snipes, que viveu o caçador de vampiros nos cinemas em algumas ocasiões, vem pedindo um “reboot” com direito a introdução no MCU. Será?

vingadoresFonte: Marvel Comics

Celestiais

Os Celestiais tiveram recentemente grande destaque e a Marvel até mesmo usou um dos Celestiais para explicar a existência de mutantes na Terra. Eles também tiveram participação importante na explicação do novo status (e novas origens) das Pedras do Infinito (que tiveram definitivamente seus nomes trocados de “gemas” ou “joias” para “pedras”).

vingadoresFonte: Marvel Comics

Com o filme dos Eternos atualmente em produção, não se surpreenda ao ver que eles estão por trás de muita coisa que acontece na Terra no MCU.

Pantera Negra líder

Como a tríade formada por Capitão América, Homem de Ferro e Thor costuma tretar ininterruptamente, foi necessária a escolha de um novo líder. A nova fase dos Vingadores conta com um estrategista que usa recursos nunca antes vistos pelos Maiores Heróis da Terra.

vingadoresFonte: Marvel Comics

Como é bem possível que a “Santa Trindade” seja dissolvida em “Vingadores: Ultimato”, pode ser que T’Challa deixe sua nação sob os cuidados de Shuri para se tornar o novo líder dos Vingadores também nas telonas. Lembrando que o comando na equipe conta com o crivo da Capitã Marvel.

Gamora vilã

Na saga que reuniu novamente os players mais importantes das sagas do Infinito (Adam Warlock e Thanos), Gamora se revelou como a nova grande ameaça no Universo Marvel — cortando a cabeça de seu próprio papi. A trama toda foi meio confusa e não teve tanto o sucesso quanto outras anteriores, mas reposicionou os personagens do cantinho cósmico para novas aventuras.

vingadoresFonte: Marvel Comics

Estaria Gamora se tornando uma vilã em “Guardiões da Galáxia III”, como uma possível grande ameaça para MCU em um futuro breve?

Reformulação dos X-Men e volta de Wolverine

Jonathan Hickman escreveu a excelente ópera espacial “Infinito” e também a sensacional “Guerras Secretas” mais recente, no soft reboot da Marvel Comics em 2015. Desde então, ele deixou a editora. Já os X-Men vinham reciclando histórias dos anos 90, década em venderam gibis aos milhares.

x-menaFonte: Marvel Comics

Agora, com a aquisição da Fox completa pela Disney, a Casa das Ideias pretende revisar com carinho suas criações e prepará-las novamente para o cinema. Hickman será o responsável por isso, nos títulos “Powers of X” e “House of X”, a partir de julho. A imagem de publicidade mostra algumas misturas curiosas de personagens e o grande destaque a Wolverine — que, aliás, voltou a ser o Logan que conhecemos após sua “ressurreição” e o retorno do Velho Logan para sua própria linha temporal.

Ou seja, pode ser que os planos do MCU para os Filhos do Átomo, em especial para um certo carcaju, estejam muito mais próximos do que Kevin Feige diz.

Quarteto Fantástico

É difícil falar sobre retornos sem citar o Quarteto Fantástico. A Marvel Comics passou muito tempo sem sua equipe de arqueólogos multidimensionais/temporais e a primeira edição da equipe, que não dava as caras justamente desde as Guerras Secretas do Jonathan Hickman, lembrou-nos a razão de precisarmos deles.

marvelFonte: Marvel Comics

O quarteto é uma família de desbravadores do desconhecido e sua galeria de vilões está extremamente conectada com tudo que o MCU tem construído. Só para citar alguns, temos Galactus, Surfista Prateado, Skrulls, Doutor Destino, Namor, entre outros. Ainda não dá para enxergá-los tão cedo ao lado dos Vingadores nas telonas, mas podem acreditar que sua franquia deve ser tratada de uma maneira tão importante quanto os maiores heróis da Terra.

Jovens Vingadores (colaboração de Mike Ale, roteirista dos vídeos do Mega Curioso)

O supergrupo já teve várias formações nos quadrinhos com personagens que inclusive já apareceram em alguns filmes como a Cassie Lang, filha do Homem-Formiga Scott Lang. A Marvel nos quadrinhos está apostando alto nessa “nova geração” e com personagens que carregam o legado dos heróis clássicos.

vingadoresFonte: Marvel Comics

Os filmes já introduziram várias dicas, como o interesse de Cassie Lang de ser a ajudante de seu pai herói, a pequena Monica Rambeau no filme da Capitã Marvel e Kate Bishop apareceu no mais recente trailer de “Vingadores Ultimato”.

E nada descarta também a possibilidade de Miss Marvel aparecer, a inumana Kamala Khan. A heroína tem uma enorme admiração pela Capitã Marvel e teve uma série extremamente elogiada e ousada nas HQs, tanto pela questão da diversidade (a personagem é paquistanesa e muçulmana) quanto pela da representatividade — um caminho que o Marvel Studios aponta de forma bem clara em sua direção.

Visão e Feiticeira Escarlate

A série do Visão não é tão nova, mas o roteirista Tom King acertou em cheio ao levar o personagem para o subúrbio, em um drama sci-fi com boas doses de humor. Já a Feiticeira Escarlate ganhou com James Robinson aquela atmosfera wicca de “Jovens Bruxas” e tramas envolvendo crimes mágicos ao redor do mundo.

visãoFonte: Marvel Comics

A série anunciada pelo streaming Disney+ poderia aprender com ambas as revistas a melhor forma de modernizar esses personagens e de equalizar um romance que lembre também os melhores momentos da dupla nos Vingadores da Costa Oeste de John Byrne.

Gavião Arqueiro e Kate Bishop

A série limitada, que também não é nova (foi de 2012 a 2015), funcionaria de maneira espetacular nas telinhas. O roteiro de Matt Fraction envolve a vida de Clint Barton quando ele não está com os Vingadores e tem grande participação de Kate Bishop — personagem que aparenta estar no trailer de “Vingadores: Ultimato”.

gavião arqueiroFonte: Marvel Comics

A narrativa espetacular de David Aja poderia ser adaptada de maneira muito divertida para as telinhas da Disney+ — a história com a perspectiva vista por um cachorro seria impagável. Tudo pode funcionar muito bem em uma produção mais “pé no chão” — a própria Netflix nos ensinou isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.