Uma edição rara do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi leiloada nesta semana por 68 mil libras (cerca de R$ 350 mil). Trata-se da primeira edição impressa do livro, que teve apenas 500 cópias e vem cheia de erros de digitação, incluindo a própria palavra “Philosopher’s” do título original, que foi escrita como “Philospher’s”.

LivroCapa e contracapa utilizadas na primeira edição, mas com erros de digitação corrigidos. Imagem: Bloomsbury/Reprodução

Além de ser uma das poucas versões originais do livro que resultaria em uma das maiores franquias da indústria do entretenimento, o valor subiu pelo fato de ele ter um autógrafo da própria J.K. Rowling. Essa edição foi lançada em 1998 no Reino Unido.

Outro detalhe curioso é que essa edição mostra uma ilustração que seria removida de praticamente todas as reimpressões posteriores. Na contracapa, é possível ver um mago que não é um personagem da história. Acontece que o artista responsável não tinha lido o livro antes de fazer o desenho e criou um bruxo inspirado no próprio pai.

Cupons de desconto TecMundo: