Stadia: streaming de games da Google vai trazer imagens em 4K e 60 fps

2 min de leitura
Imagem de: Stadia: streaming de games da Google vai trazer imagens em 4K e 60 fps

A Google acabou de apresentar ao público, durante a GDC 2019, seu novo e ambicioso serviço: Stadia, uma plataforma de streaming de games, onde os jogos podem ser acessados por meio de qualquer tipo de dispositivo – como celular, SmartTV, computadortablet etc. – e tudo fica armazenado na nuvem, nos poderosos servidores da empresa.

No momento do lançamento do Stadia, essa performance vai ter aumentado muito, sendo capaz de exibir cenas em 4K, com 60 fps, em HDR e som surround

Um dos grandes trunfos do Stadia vai ser a capacidade de transmitir imagens em tempo real e com alto desempenho em resolução 4K e 60 quadros por segundo (fps). O chefe de engenharia da plataforma, Majd Bakar, contou que a Google vai usar mais de 7.500 servidores para proporcionar a experiência satisfatória de jogo para os futuros usuários da plataforma.

Para isso, a empresa construiu a arquitetura do Stadia tendo como base a rede de datacenters da Google, a mesma que é usada para realizar as buscas da ferramenta mais popular da companhia, onde é possível se obter informações em questão de milissegundos. Essa rede é formada por cabos submarinos e links de fibra óptica espalhados pelo mundo todo.

aMajd Bakar, chefe de engenharia do Stadia

Foco na qualidade

Durante os testes feitos ainda em 2018, quando a plataforma tinha o nome provisório de Project Stream, foi possível transmitir imagens com resolução de 1080p, em 60 fps e com som estéreo. No momento do lançamento do Stadia, essa performance vai ter aumentado muito, sendo capaz de exibir cenas em 4K, com 60 fps, em HDR e som surround. A melhoria é mais do que considerável. No futuro, isso deve escalar até 8K de resolução.

Com hardware extremamente poderoso, vai ser possível jogar diretamente da nuvem, sem a necessidade de consoles ou da instalação de jogos em lugar algum

E se tudo isso não é o bastante, o Stadia vai permitir ainda uma transmissão adicional àquela que o usuário usa para jogar. Esse stream extra, também em resulão 4K e 60 fps, pode ser compartilhado diretamente no YouTube para que vejam em tempo real a sua jogatina. Suas lembranças de games vão ser assistidas e armazenadas na melhor qualidade possível.

Toda essa infraestrutura é inédita no mundo dos games. Com hardware extremamente poderoso, vai ser possível jogar diretamente da nuvem, sem a necessidade de consoles ou da instalação de jogos em lugar algum. Para que a jogabilidade seja sempre a melhor possível, esses servidores são distribuídos por toda parte de maneira que sempre haja um deles perto de todos os jogadores.

Notícia em atualização...

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.