7 livros recomendados pelos grandes mestres da tecnologia

4 min de leitura
Imagem de: 7 livros recomendados pelos grandes mestres da tecnologia
Avatar do autor

Quer evoluir na vida pessoal e profissional? O melhor caminho é, e sempre foi, o do conhecimento. Dedicar tempo para leitura é tão ou mais importante do que a ação, já que com informação de qualidade, é possível fazer muito mais e de maneira assertiva. Por isso, reunimos aqui a indicação dos maiores mestres da tecnologia para comemorar o dia 7 de janeiro – Dia do Leitor. Confira as dicas:

21 lições para o século 21

A dica é de Bill Gates,  fundador da Microsoft, empresa gigante de tecnologia mundial. Famoso por ler cerca de 50 livros por ano, o executivo recomenda todas as obras de Yuval Noah Harari. Os já famosos Sapiens e Homo Deus abordam o passado e o futuro da humanidade, mas o título recomendado dessa vez fala sobre o presente. Segundo Gates, o livro traz orientações e conceitos importantes para processar ideias, fatos, notícias e os desafios que estão pela frente, especialmente depois de viver um ano como 2018, que sobrecarregou a todos, de uma forma ou de outra. Mantero foco e o equilíbrio individual sem deixar os interesses coletivos de lado são ferramentas importantes tratadas pelo autor para que possamos entender e fazer sentido do mundo que criamos.

Encontre o livro na Amazon

Competindo contra o tempo

A sugestão é do CEO da Apple, Tim Cook. O título é um de seus livros favoritos e há quem diga que ele até distribui cópias para colegas e novos funcionários da empresa. Cook assumiu a direção de uma das maiores empresas de tecnologia dos últimos anos e nfrentou desafios que fariam qualquer gestor tremer na base, já que subsituir a lenda Steve Jobs é algo no mínimo impossível de se realizar. O livro de George Stalk traz orientações que Cook parece levar bastante a sério: como a redução do tempo pode ser crucial para o sucesso de uma empresa e que se o consumidor sempre vai obter o que quer na hora que quiser, seja da sua empresa ou da concorrência.

Compre sua edição na Amazon

Bad Blood: Fraude milionária no Vale do Silício

Outra sugestão de Bill Gates, que leu o livro também por indicação de amigos. Ele contou que a história é tão surpreendente e inusitada que não conseguiu parar de ler. A trama tem de tudo, desde intrigas corporativas, relações familiares arruinadas, escândalos de capa de revista e a queda de uma empresa de aproximadamente 10 bilhões de dólares, a Theranos. A trajetória de declínio da startup multibilionária de biotecnologia, escrita pelo jornalista John Carreyrou, mostra como uma das maiores fraudes corporativas aconteceu no Vale do Silício.

Adquira sua cópia aqui

Os vestígios do dia

A recomendação de Jeff Bezos, citada na biografia do CEO da Amazon, é uma história, contada em primeira pessoa, do ponto de vista do mordomo Stevens, já na velhice. Na opinião de Bezoz, émais proveitoso extrair lições importantes de contos de ficção do que na vida real e esse é um belo exemplo. O autor, Kazuo Ishiguro, explora o significado do trabalho e dos mordomos na história britânica. O narrador conta histórias dos bastidores da política, da vida do patrão simpatizante do nazismo, de questões históricas e também de sentimentos pessoais reprimidos em relação a miss Kenton.

Adquira o livro aqui

O dilema da inovação

O livro produzido por Clayton Christensen já foi nomeado por editores da Amazon como um dos 100 livros de liderança e sucesso para ler na vida. Recomendado por ninguém menos que Steve Jobs, ex-presidente da Apple, é uma obra sobre a inovação disruptiva e seus impactos no sucesso de uma empresa. Muitas vezes, instituições fazem tudo certo e falham mesmo assim.  O título traz uma nova lógica e regras que mostram um caminho alternativo para enfrentar o dilema da inovação e alcançar o sucesso, pois as vezes os clientes não são os donos da razão e o produto com maior margem de lucro pode não ser tão longínquo quanto se imaginava ser. Ter o radar bem calibrado para mudanças é o caminho que o autor traz para quem quer enfrentar esse oceano de ondas gigantes e imprevisíveis.

Compre sua edição na Saraiva

1984

Nem só de livros técnicos vivem os executivos. Steve Jobs, visionário que revolucionou a Apple, por exemplo, foi inspirado profundamente por George Orwell e seu clássico 1984. A primeira publicidade que divulgou o Apple Macintosh mostrava um mundo oprimido e dominado pela IBM, em uma referência direta à obra. A história nos leva a um ambiente em que tudo seria controlado e vigiado ao extremo e como a luta de um homem contra toda a opressão dos controladores estatais acontece. Orwell contempla aspectos da sociedade que controlam o leitor e questiona o controle que eles têm sobre seus pensamentos e ações, algo que poderia ser muito futurista na época, mas parece cada vez mais atual.

Confira na Amazon.

Quente, plano e lotado

Por último, mas não menos importante, está uma das obras de Thomas L. Friedman, renomado jornalista que já fez sucesso com Obrigado pelo atraso e O Mundo é Plano. Essa sugestão é de Bill Gates, executivo e filantropo, que se preocupa sobre a necessidade de uma revolução verde, para ajudar o planeta e a humanidade, assunto principal do livro. Friedman mostra como negócios e meio ambiente estão intimamente ligados e como a sustentabilidade econômica e financeira é e será o norte desse e dos próximos anos para quiser continuar competitivo e acima de tudo, vivo. 

Veja aqui o exemplar

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
7 livros recomendados pelos grandes mestres da tecnologia