Controle adaptivo do Xbox funciona de forma não oficial no Nintendo Switch

1 min de leitura
Imagem de: Controle adaptivo do Xbox funciona de forma não oficial no Nintendo Switch
Avatar do autor

Quando lançou o Xbox Adaptive Controller, um controle focado na acessibilidade, em maio deste ano, a Microsoft deixou bem claro que estava criando algo feito para toda a indústria e não um item exclusivo para o console da empresa. A ideia era que tanto Sony como Nintendo também dessem suporte ao produto no futuro, tornando ele compatível com o PlayStation 4 e com o Switch.

Mas não foi bem o que aconteceu. Até o momento, nenhuma das duas companhias parece trabalhar para oferecer essa compatibilidade, fazendo com que o controle funcione apenas na linha Xbox One e em computadores com o Windows 10. Foi o que levou o youtuber MyMateVince a investigar se era possível utilizar o Adaptive Controller com o Switch.

Como você pode ver no vídeo abaixo, ele até conseguiu esse feito, embora a configuração exija uma pequena ‘gambiarra’ envolvendo um adaptador USB para o Switch. Como esse não é um método oficial criado pela Nintendo, será preciso utilizar um PC com Windows 10 ou um Xbox One para configurar a posição dos botões no Adaptive Controller.

Apesar disso, o controle parece funcionar quase perfeitamente no Switch. Sua única limitação é a impossibilidade de configurar os controles por movimento encontrados em vários títulos da Nintendo. Isso significa que só é possível jogar os games que funcionam do começo ao fim com o Pro Controller, que tem um visual mais tradicional semelhante ao dos consoles da Microsoft.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Controle adaptivo do Xbox funciona de forma não oficial no Nintendo Switch