Controle adaptivo do Xbox funciona de forma não oficial no Nintendo Switch

1 min de leitura
Imagem de: Controle adaptivo do Xbox funciona de forma não oficial no Nintendo Switch

Quando lançou o Xbox Adaptive Controller, um controle focado na acessibilidade, em maio deste ano, a Microsoft deixou bem claro que estava criando algo feito para toda a indústria e não um item exclusivo para o console da empresa. A ideia era que tanto Sony como Nintendo também dessem suporte ao produto no futuro, tornando ele compatível com o PlayStation 4 e com o Switch.

Mas não foi bem o que aconteceu. Até o momento, nenhuma das duas companhias parece trabalhar para oferecer essa compatibilidade, fazendo com que o controle funcione apenas na linha Xbox One e em computadores com o Windows 10. Foi o que levou o youtuber MyMateVince a investigar se era possível utilizar o Adaptive Controller com o Switch.

Como você pode ver no vídeo abaixo, ele até conseguiu esse feito, embora a configuração exija uma pequena ‘gambiarra’ envolvendo um adaptador USB para o Switch. Como esse não é um método oficial criado pela Nintendo, será preciso utilizar um PC com Windows 10 ou um Xbox One para configurar a posição dos botões no Adaptive Controller.

Apesar disso, o controle parece funcionar quase perfeitamente no Switch. Sua única limitação é a impossibilidade de configurar os controles por movimento encontrados em vários títulos da Nintendo. Isso significa que só é possível jogar os games que funcionam do começo ao fim com o Pro Controller, que tem um visual mais tradicional semelhante ao dos consoles da Microsoft.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.