Árbitro de vídeo VAR será utilizado na Champions League 2019/2020

1 min de leitura
Imagem de: Árbitro de vídeo VAR será utilizado na Champions League 2019/2020
Imagem: poder360

O comitê executivo da Union of European Football Associations (UEFA), a autoridade maior do futebol europeu, anunciou que passará a adotar árbitros de vídeo VAR em uma série de seus campeonatos a partir da próxima temporada.

Com isso, a Champions League 2019/2020 será a primeira competição local do Velho Mundo a adotar a tecnologia, que fez sua estreia global na Copa do Mundo da Rússia, em meados de 2018. O recurso também será utilizado na Europa League a partir de 2020 e na Super Cup a partir de 2019. A Euro também começa a usar o VAR em 2020, bem como as finais da Nations League a partir de 2021.

Seria capaz de implementar um sistema robusto para o VAR a tempo para principal competição de clubes do mundo

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse à BBC que estava “confiante” na tecnologia que a organização “seria capaz de implementar um sistema robusto para o VAR a tempo para principal competição de clubes do mundo”.

Apesar de ser um recurso naturalmente interessante, por permitir que os árbitros em campo possam conferir em detalhe alguns lances difíceis e, a partir disso tomar decisões, o VAR foi muito criticado durante a Copa do Mundo.

Há muito dinheiro em jogo, e eu acho que os clubes, especialmente, estão favoráveis ao VAR

Mesmo assim, Richard Conway, da BBC, acredita que, no geral, o recurso terá um resultado positivo para o futebol. “Há muito dinheiro em jogo, e eu acho que os clubes, especialmente, estão favoráveis ao VAR. Eles desejam ver mais jogo limpo e justiça em termos de grandes decisões, considerando o que eles têm a perder”, disse o comentarista da rede de notícias britânica.

O VAR ainda não foi implementado no Campeonato Brasileiro, mas jogos da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana já estão sendo monitorados com a tecnologia de auxílio aos árbitros. Em qualquer parte do mundo, entretanto, o uso do VAR precisa seguir à risca o padrão desenvolvido pela FIFA, demonstrado na Copa do Mundo de 2018.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.