O criador de Os Simpsons, Matt Groening, lançou sua nova série animada na Netflix na sexta-feira passada (17). (Des)encanto narra a história de uma princesa desbocada e alcoólatra que vive altas aventuras com seu diabinho e seu anjinho, Luci e Elfo, respectivamente.

Como não podia deixar de ser, a série traz muitas referências a outras produções que têm a Idade Média como pano de fundo ou seguem o estilo medieval, que é o caso de Game of Thrones e O Senhor dos Anéis. E na versão dublada, ainda é possível ver referências a diversos memes brasileiríssimos, como o “Morre Diabo” e o “Sopa pa nóis”.

Mas será que você sacou todas as referências da série? Na lista abaixo, mostraremos alguns dos easter eggs contidos nos dois primeiros episódios. Obviamente, a quantidade deve ser muito maior, e detalhes minúsculos deverão ser pescados pelos fãs nos próximos meses. Confira:

Episódio 1:

1. Monty Python e o Cálice Sagrado

A Patrulha da Praga aparece em diversos episódios e é uma clara referência ao clássico britânico da turma do Monty Python, no qual O Colecionador de Mortos tem a mesma função de catar os mortos pela Peste Negra caídos pela cidade. Nessa cena específica, ainda é possível ver uma referência à série britânica Red Dwarf, exibida entre 1988 e 1999, que na estreia da 2ª temporada contou com a tripulação de um navio descobrindo que só havia leite de cachorro em seus suprimentos de comida.

(des)encanto

2. Os Smurfs e O Mágico de Oz

Na cena em que os elfos resolvem enforcar o Elfo, essa pode ser uma referência à lenda urbana de que um anão aparece pendurado pelo pescoço ao fundo de uma cena de O Mágico de Oz. Já os elfos são uma clara referência aos Smurfs, já que, assim como os bichinhos azuis, eles também têm nomes conforme suas características – Retorno, Falante etc.

(des)encanto

3. Peter Pan

Essa é uma referência clara: a fada que aparece no primeiro episódio tem um visual muito parecido com a Sininho de Peter Pan. Só que em uma versão mais velha e destruída.

(des)encanto

4. Os Simpsons

Vai dizer que o Elfo não é a cara do Bart? Até a camiseta vermelha e a bermuda azul são parecidas! A diferença marcante é a personalidade mesmo!

(des)encanto

5. Os Simpsons

Na cena em que os elfos estão preparando seus doces, é possível ver uma elfinha que é a cara da Lisa Simpson!

(des)encanto

6. Os Simpsons

Outra frase “chupinhada” do clássico de Groening aparece quando a Princesa Bean precisa se preparar para seu casamento: para deixar as bochechas rosadas, ela usou sanguessugas. No caso de Marge, foi um beliscão. E a justificativa em ambos os casos era a mesma, já que apenas as prostitutas usam blush.

(des)encanto

7. Game of Thrones

Muita gente vê semelhanças entre a Princesa Bean e Daenerys Targaryen, de Game of Thrones: ambas parecem preferir roupas nas tonalidades azuis, usam o cabelo platinado e começam suas histórias com um casamento forçado.

(des)encanto

8. Game of Thrones

Outra referência óbvia à série criada por George R. R. Martin é na sequência do casamento, com um trono feito de espadas no qual o príncipe e candidato a noivo enfia a cabeça sem querer.

(des)encanto

9. BambiA Princesa Prometida O Senhor dos Anéis

Quando a Princesa Bean resolve fugir de seu casamento arranjado e se enfia na Floresta Encantada, essa parece ser uma referência ao filme A Princesa Prometida, que também tem uma princesa fugindo de um casamento arranjado – saíram de cena os Roedores de Tamanho Descomunal para entrar o Antílope Racista. Esse antílope efeminado pode ser uma referência a Bambi, enquanto o “relacionamento” entre um elfo e uma humana, julgado como nojento por ele, pode ser uma retomada dos casamentos entre elfas e humanos de O Senhor dos Anéis.

(des)encanto

10. Os Simpsons e Futurama

Ainda na cena da Floresta Encantada, é possível ver uma coruja com três olhos, uma clara referência ao peixe Blinky, de Os Simpsons, bem como uma possível referência a Futurama, no qual as corujas se tornaram uma praga pior do que os ratos e os pombos, em Nova York.

(des)encanto

11. Rien Poortvliet, Wil Huygen, David, el Gnomo e Dungeons & Dragons

Wil Huygen é um autor holandês que lançou nos anos 70 uma série de livros sobre gnomos, ilustrados por Rien Poortvliet. Ambos ajudaram a definir a identidade visual desses serem místicos, usada inclusive na série espanhola de 1985 David, el Gnomo. Já os gnomos de (Des)encanto são desenhados muito semelhantes a essas descrições, mas são bem mais valentes e combatentes, inclusive enfrentando enormes ogros – uma possível referência ao jogo de RPG Dungeons & Dragons, no qual os gnomos recebem bônus de armadura quando enfrentam ogros, trolls ou qualquer monstro muito maior do que eles.

(des)encanto

Episódio 2:

12. Futurama Os Simpsons

Quando o Príncipe Merkimer vai experimentar perucas, é possível claramente ver uma delas inspirada no cabelo do Fry, o protagonista de Futurama. Algumas pessoas acreditam que também é possível ver uma peruca semelhante à cabeleira de Lisa Simpson na prateleira.

(des)encanto

13. Sweeney Todd

Quando o rei vai testar se o sangue do Elfo era um elixir da juventude, um cara morre em sua cadeira, mas rapidamente tem seu corpo descartado em um alçapão debaixo de sua cadeira. A cena é idêntica à do musical Sweeney Todd.

(des)encanto

14. A Dama e o Vagabundo

Essa nem precisa de explicações, né? O porcos comendo as tripas de um cadáver imitam a clássica cena do desenho da Disney.

(des)encanto

15. Mulan

Outro clássico Disney parece ter tido uma cena recriada em (Des)encanto: as situações são realmente semelhantes!

(des)encanto

16. Jughead Jones

Criado em quadrinho por Bob Montana e John L. Goldwater em 1941, Jughead Jones é um coadjuvante das histórias de Archie Andrews e, atualmente, aparece na série Riverdale. Nos desenhos, é comum ver o personagem usando uma coroa parecidíssima com a do Príncipe Merkimer, de (Des)encanto.

(des)encanto

A matéria "As referências que você pode ter perdido na série (Des)encanto (Ep. 1 e 2)" foi escrita por Diego Denck para o Mega Curioso, um site da empresa NZN junto com o Minha Série.

Cupons de desconto TecMundo: