Fã saudosista roda games de disk drive de 3¼ direto no celular Android

1 min de leitura
Imagem de: Fã saudosista roda games de disk drive de 3¼ direto no celular Android

É incrível como a tecnologia avançou tão rápido nos últimos anos e alguns dos computadores e periféricos que eram tão populares em meados de 90 e início de 2000 continuam sendo lembrados com carinho por uma grande parcela de fãs. Um deles é o nerdão Clint Basinger, protagonista do ótimo canal Lazy Game Reviews, dedicado a máquinas e games retrô. Desta vez, ele conseguiu rodar games diretamente de um disk drive de 3¼ para um Samsung Galaxy Note 8 — com direito a teclado.

Para isso, ele destacou um disk drive de 3¼ externo — e pode ser de qualquer marca — com cabo que tenha conector de saída Tipo A ou Tipo C direto, o que é muito improvável. Então, é preciso ter um conector que transforme Tipo A para Tipo C. É também necessário baixar algum app para DOS no Android, a exemplo do Magic DOS Box usado no vídeo.

Em seguida, Basinger abriu o game Commander Keen, que rodou certinho do drive, depois de uma rodada de configurações para que o smartphone liberasse o acesso ao novo diretório. Ainda não contente, ele experimentou um hub da Amazon para conectar um teclado e usou um outro app que permite a entrada de teclados físicos via USB-C.

O resultado nostálgico você confere logo abaixo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.