Por que o dia 17 de julho é o Dia Mundial do Emoji?

1 min de leitura
Imagem de: Por que o dia 17 de julho é o Dia Mundial do Emoji?

Hoje é o Dia Mundia do Emoji e você provavelmente já viu essa informação circulando nas redes sociais e até mesmo aqui no TecMundo. Mas você também deve estar se perguntando qual a razão de celebrarmos esses pictogramas quase onipresentes na atualidade no dia 17 de julho — e a resposta é bem simples

O pacote da Apple traz o emoji de calendário com a data 17 de julho, dia em que a empresa anunciou o iCal, seu aplicativo de calendário, durante a MacWorld Expo de 2002. Vale lembrar que a Apple foi, provavelmente, a primeira grande empresa de tecnologia a apostar nos emojis, com seu pacote servindo de base para diversos outros.

Diante desse contexto, no dia 17 de julho de 2014, o membro do consórcio Unicode e criador da Emojipedia Jeremy Burge proclamou a data como o Dia Mundial do Emoji. De lá para cá, o evento vem se tornando cada vez maior e com mais adeptos.

17 de julhoVárias empresas usam o 17 de julho em seu emoji de calendário.

17 de julho e outras datas

O WhatsApp usou por muito tempo os emojis da Apple e a Google, por exemplo, também indica o 17 de julho como a data padrão de seu emoji de calendário. Outros conjuntos de emojis, como os da Mozilla e da EmojiOne, também indicam o mesmo dia na figura que representa o calendário.

Outras empresas modificaram a data exibida no calendário ao criarem os seus próprios pacotes de emojis. Esse é o caso do WhatsApp e do Twitter, que indicam nas figurinhas as suas datas de fundação: 24 de fevereiro e 21 de março, respectivamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.