Animador recria “This is America” em computadores da Apple dos anos 80

3 min de leitura
Imagem de: Animador recria “This is America” em computadores da Apple dos anos 80

Se você acessou a internet nos últimos meses, mesmo que minimamente, com certeza ouviu falar de Childish Gambino — nome "musical" do ator Donald Glover. O rapper lançou o videoclipe de “This is America” e causou todo tipo de reação que se poderia imaginar. O resultado disso foram inúmeras análises, paródias e homenagens em todo o mundo. A mais recente e criativa delas está sendo desenvolvida pelo ilustrador e animador indonésio Wahyu Ichwandardi, conhecido como Pinot.

O artista está criando uma versão pixel art do vídeo em dois computadores da Apple da década de 80: o Macintosh SE e o Macintosh 128k. Esse trabalho tem ganhado forma  também graças ao uso de softwares do mesmo período, como MacPaint 1.5 – de desenho gráfico −, o MacroMind – para edição audiovisual −, além de uma mesa digitalizadora modelo Mactablet Summagraphics. Veja abaixo o resultado e, em seguida, o vídeo original:

Evidentemente, tudo isso poderia ser feito mais rapidamente com o uso de aparelhos e programas atuais, mas Pinot se importa mesmo é com a adrenalina de realizar o trabalho dessa forma. Ele revela que “Não é sobre o resultado final ou o destino. É sobre a experiência, o processo, a jornada”.

O que realmente impressiona no vídeo é que cada movimento da coreografia de Gambino ao estilo pixelizado foi reproduzido com extrema precisão. Nesse caso, Ichwandardi afirmou que cada pixel e movimento tem sido importante. Inclusive ele visualizou vídeos da própria coreógrafa do clipe, Sherrie Silver,  para se certificar de que cada passo fosse representado perfeitamente.

O processo da animação foi iniciado em junho e hoje possui 375 frames. Até o momento, já se tornou viral com mais de 3 milhões de visualizações no Instagram. As etapas do brilhante trabalho de Pinot também está disponível em seu Twitter.

Por dentro dos Macs oitentistas usados por Pinot

Ficou curioso quanto à configuração das máquinas usadas por Pinot? Então confira brevemente as características de cada uma.

 O Macintosh 128k veio ao mundo em 1984. Foi o primeiro computador comercializado para usuário comum com uma interface gráfica, ou seja, ele permitia a interação direta entre o usuário e programas disponíveis por meio de uma tela/monitor. Além disso, possuía um mouse e entrada para disquete de 3,5’’, com capacidade de 400 KB. Com esse conjunto, tornou-se símbolo de inovação. Conforme o nome recebido, tinha memória RAM de 128k. Seu monitor era de 9’’, preto e branco e de resolução 512x342.

Anos depois, em 1989, foi lançado o Macintosh SE. Em pouco tempo, ele já contava com upgrades consideráveis, como disco rígido com capacidade máxima de 40 MB e memória RAM máxima de 4 MB. Já seu monitor era monocromático, com mesmos tamanho e resolução do Macintosh 128k. Esse computador também foi um divisor de águas na Apple, pois foi primeiro Macintosh a ter um disco rígido.

Childish Gambino X Donald Glover

Childish Gambino está na indústria fonográfica há anos, mas de fato chamou a atenção de todos quando lançou “This is America”, em maio de 2018. O vídeo dirigido por Hiro Murai gerou um enorme buzz, graças ao seu teor de contestação social e imagens recheadas de simbologias. Em apenas 4 dias, atingiu a marca de 50 milhões de visualizações no YouTube.

Mas o artista não se dedica apenas à sua carreira de rapper. Na verdade, seu nome verdadeiro é Donald Glover e assim é conhecido por seus trabalhos na TV e no cinema. Como ator ele já participou de filmes, como “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” e “Han Solo: Uma história Star Wars”. Na TV,  foi roteirista de 30 Rock e atuou em “Community”. Foi ainda premiado por “Atlanta” (2016), série em que atua como produtor, ator e roteirista. Recentemente, foi indicado ao Emmy de 2018 em várias categorias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.