Hoje é dia 13 de julho e isso significa uma coisa muito interessante: é Dia Mundial do Rock (que por acaso caiu justamente numa sexta-feira 13). E para comemorar essa data, a galera aqui do TecMundo decidiu mostrar para os leitores o que é mais gostamos de ouvir. Por isso o editor que vos fala abriu o Slack e começou a pedir pra todo mundo contar: "Qual é a sua banda de rock favorita?". 

Nem todo mundo respondeu (quinta-feira foi meio corrida), mas muita gente participou. E agora você vai conferir as respostas de quem enviou, junto com um pequeno texto falando sobre o assunto... E é claro que tem música junto, né!? Será que a banda favorita de alguém do nosso time também é a banda favorita de vocês? Conta pra gente, ok? 

Andrey Aguiar (time de produto): Slipknot

Confesso que a primeira impressão que assisti a um clipe deles – em meados de 2004 – eu achei bizarro. Mas, na época, não era o único. Porém, a pegada pesada da banda me fez sentir vontade de voltar a escutar – talvez pelo fato de eu ser um grande apreciador de um bom samba e pagode. A música deles que mais marcou a minha adolescencia é Duality. Vale adicionar que eu gosto de gente feia mascarada!

Bruno Micali (redator Voxel): Toto

Porque Africa é a melhor música de todos os tempos, fim. Não sou eu que digo, é a melodia!

Cláudio Yuge (redator TecMundo): Black Sabbath

Bem, os caras simplesmente são os pais do maiores riffs do universo conhecido. Podemos até incluir o Deep Purple, passar pelo Revolver dos Beatles ou pelo Garage Rock do MC5 e do Sonics. Mas sem as guitarras de Tony Iommi fica difícil pensar em uma definição suprema de rock.

Danilo Amoroso (apresentador TecMundo): Bad Religion

Entre Bad Religion, Iron Maiden, Metallica e Pearl Jam, fico com a primeira. Cada letra é uma dose de pensamento crítico. Os riffs são sempre excelentes. A voz me agrada muito. E o vocalista ainda é doutor em Zoologia e professor da UCLA! Tem como não curtir? Deixo aqui uma playlist com o álbum "Suffer" na íntegra. Um clássico.

Danilo Salsa (editor de vídeo TecMundo): Weezer

A identificação com a banda rolou logo de cara, na época(2001) a banda estava trabalhando seu terceiro álbum, conhecido como Green album, daí pra frente fui em busca da discografia e eu fico muito triste de lembrar que a banda só fez um show no Brasil, em 2005...em Curitiba, cidade onde moro, se eu fui no show? Não :(

Douglas Ciriaco (redator TecMundo): Chico Science & Nação Zumbi

A ciência que veio da lama misturando o rock e o rap com maracatu, embolada, coco e ciranda.

Felipe Autran (redator TecMundo): The Beatles

Como quase todo mundo, eu tive várias bandas favoritas diferentes ao longo da vida. Mas os Beatles foram a mais importante delas porque, de certa forma, me ensinaram a gostar de música. Ainda é bem impressionante pensar que um único grupo foi responsável por popularizar coisas como os videoclipes e os shows de rock em estádios, além de provavelmente terem influenciado todos os outros grandes artistas citados aqui. Foi só ouvindo Beatles que eu pude entender o que o Belchior quer dizer quando fala que a felicidade é uma arma quente. Mas também pode ser que não tenha nada disso e eu seja só uma pessoa muito básica mesmo.

Felipe Gugelmin (redator Voxel): The National

São duas coisas que me atraem bastante em The National. Primeiramente temos as letras que tratam de temas terrivelmente adultos, que vão dos medos causados por relacionamentos até o temor de nunca estar plenamente satisfeitos com a própria vida. Por outro lado, a banda é especialista em criar músicas repletas de “atmosferas” e diferentes camadas que vão se revelando a cada nova audição, tudo isso comandado por uma das melhores baterias já vistas em uma banda.

Felipe Payão (redator TecMundo): Sepultura

Brasil, né? Agressividade política e porrada na orelha.

Francesco Simões (apresentador Voxel): Green Day

A primeira vez que eu ouvi o começo de "Basket Case" na MTV eu me apaixonei pela banda. Quando tinha meus 12 anos, peguei o dinheiro que ganhei de aniversário e comprei meu primeiro CD: Awesome As Fuck (esse disco foi lançado em Março de 2011). Depois disso, comprei todos que sairam em seguida e pelo menos 15 das minhas 20 músicas favoritas são deles. - RESPECT (by mIcALi ahjajf)

Gabriela Nakamura (social media Voxel): System of a Down

Não é a minha banda preferida até hoje mas foi durante muitos anos na minha adolescência. Curto muito o som e inclusive já tive um email que era gabi_malakian. Os caras tem um vocal incrível, melhor guitarrista 2004, só amor.

Léo Müller (redator TecMundo): Pitty

Todos os grandes hits da Pitty estão entre minhas músicas preferidas. Ela tem um estilo muito único que sempre esteve muito "equalizado" comigo. É o tipo de rock que consegue transmitir emoção e se conecta com a gente num nível bem pessoal. Minha música preferida da Pitty é "Na Sua Estante", mas gosto muito de "Equalize", "Admirável chip novo" e "Déjà Vu".

Léo Rocha (redator TecMundo): Metallica

Ganhei dois CDs da banda logo que comecei a curtir rock na adolescência, e desde então gosto demais da banda. Mesmo nas fases piores deles encontrei algumas músicas que ouço até hoje. E a voz do James Hetfield é sem igual. Escolher uma música só deles é quase impossível, mas okay, vou de "For Whom the Bell Tolls", do album Ride the Lightning.

Lorena Estevan (social media Mega Curioso): The Clash

Punk sempre foi minha vertente favorita do rock, provavelmente por todo contexto histórico/cultural e tal, mas pode ser também porque você tem liberdade poetica pra dançar estranho e fazer caretas ao mesmo tempo. Mas o The Clash realmente marcou o inicio da minha adolescência, quando eu descobri que música era muito mais do que sons legais.

Mia Macedo (social media TecMundo): Interpol

A banda é uma grande representante de uma vertente que eu curto muito: rock deprê. O aspecto mais marcante de Interpol é a voz grave do Paul Banks, que é complementada com melodias intensas e letras cheias de metáforas. Já vi eles ao vivo duas vezes e pretendo ver uma terceira assim que possível!

Mike Ale (roteirista Mega Curioso): Ramones

Esse é um caso de banda de adolescência que vira banda da vida toda. Ramones pra mim é a personificação da essência do rock. Rápido, irreverente e sem frescura. Ninguém sabia tocar nada direito, as letras das músicas eram rasas e mesmo assim conseguiram inspirar um moleque metido a punk e moldar um pouco o seu caráter, e pra mim é disso que o rock se trata.

Mônica Wanderley (redatora TecMundo / The Brief): System of a Down

Gosto muito da história da banda: quase todos são de origem armênia e colocam muito dessa cultura nas melodias das músicas. Acho as letras muito, muito boas e, pra mim, Serj Tankian é um dos vocalistas mais versáteis que já passaram por esse mundão. Escolhi B.Y.O.B porque é uma das que melhor resume o ~espírito SOAD ~

Nilton Kleina (editor TecMundo): Queen

Meu pai me mostrou Queen só pelos hits e já adorei. Aí, ouvindo os álbuns e lendo sobre, virei ainda mais fã. Eles têm um estilo meio definido, mas experimentou pelo menos uma vez em tudo quanto é lado — e acertou em praticamente todos. Não consigo não me empolgar ou parar o que estou fazendo para curtir o som, nem que seja trechinho em comercial de carro. A tristeza é ter nascido no ano da morte do Freddie e nunca poder ouvir aquela voz sobrenatural ao vivo. Ah, e Bohemian Rhapsody é o auge desse negócio que a gente chama de música.

Rafael Farinaccio (redator TecMundo): Sepultura

O Sepultura foi a primeira banda brasileira de rock/heavy metal a ter um enorme sucesso internacional e a banda acabou sendo responsável não apenas por inovar, trazendo influências culturais brasileiras para o metal, mas também por levar toda essa energia para o mundo, ressaltando nossas raízes indígenas e africanas, e tratando de problemas sociais e políticos do nosso país.

Renan Hamann (editor TecMundo): RVIVR

As bandas que eu mais ouvi na vida são algumas das minhas favoritas de todos os tempos: Queen, Iron Maiden, Primal Fear, Skid Row, RVIVR e Explosions in the Sky (cada uma é de uma vertente diferente). Passei a maior parte da adolescência e início da vida adulta ouvindo muito metal, mas já faz uns anos que tenho dedicado mais tempo dos meus ouvidos ao hardcore, por isso trouxe a que eu mais ouço (junto com Iron Chic e Against Me).

Renan Pagliarusi (editor de vídeo TecMundo): Raimundos

Me identifico demais com Raimundos, pra mim é a maior banda de rock de todos os tempos. Os maluco do cerrado cheio de influências nordestinas são a personificação do Brasil. Revolucionaram a cena quando surgiram em 94. Letras descontraídas e sem filtro nenhum para serem escritas e aquele rock musicalmente sujo marcaram minha adolescência e ainda me marcam muito. Eu sou a personificação do "Raimundo".

Rodrigo Doze (editor de vídeo TecMundo):  Judas Priest

Uma das bandas precursoras do Heavy Metal que praticamente moldaram o gênero. A voz do Rob Halford é inconfundível.

Silmara Slobodzian (designer TecMundo): Phoenix

Minha banda favorita é aquela que mais escuto no momento. Depois que fui no show do Phoenix em fevereiro, acho que ela ainda é a banda mais tocada no meu Spotify.

>Vinicius Munhoz (redator Voxel): Babymetal

Considerando o histórico e carreira de banda, Dream Theater é a minha banda predileta (instrumental impecável, cada música é uma obra de estudo e dezenas de anos de carreira). Mas você já ouviu as minas do Babymetal arrasando nos palcos? Melhor banda!

Yago Ballarini (editor de vídeo Voxel): Mayhem 

Banda norueguesa com um histórico tão caótico quanto seu som, são representantes da estética black-metal-lo-fi-som-embolado-melhor-apreciado-em-fitas-cassete-defeituosas do começo dos anos 90. Técnicas de canto mongóis, encantamentos pagãos e latidos fazem o vocalista se destacar da massa sonora.

.....

E você? Qual a sua banda favorita (ou a que mais tem escutado ultimamente)?

Cupons de desconto TecMundo: