Deadpool nos games: todas as aparições do personagem em jogos

7 min de leitura
Imagem de: Deadpool nos games: todas as aparições do personagem em jogos

O filme do Deadpool foi uma das grandes surpresas de 2016  e neste ano ele retornou com uma sequência ainda maior para causar de novo a Deadpoolmania na internet. Mas uma coisa que quase ninguém comenta é que Wade Wilson apareceu em nada menos que 15 games diferentes e — que vai aparecer em mais um até o final do ano. Vamos dar uma olhada nessas participações?

X-Men Legends II: Rise of Apocalypse - PS2, Xbox, PC, GC e PSP (2005)

Na sexta geração de consoles a Activision era a grande publicadora responsável por trazer personagens Marvel aos games. E ela acabou fornecendo nessa fase alguns excelentes jogos de action-RPG na linha Diablo. Um deles foi o X-Men Legends II: Rise of Apocalypse, lançado em 2005 para várias plataformas.

Nesse título, que foi o primeiro a introduzir o Deadpool nos games, o personagem aparece primeiro como um inimigo controlado mentalmente pelo Senhor Sinistro. Mas depois é desbloqueado como boneco jogável quando você finaliza a campanha.

marvel ultimate alliance 2

Deadpool não era muito popular em outras mídias além dos quadrinhos na época, mas a interpretação hilária do ator John Kassir sem dúvida fez desse um momento especial e memorável no modo história do game.

Marvel: Ultimate Alliance - PS3, PS4, X360, XOne, Wii e PC (2006)

Com o sucesso dos dois X-Men Legends, a Activision e a Raven Software, que foi a desenvolvedora das versões principais dos jogos, preparam pra nova geração de consoles um game no mesmo estilo, mas dessa vez muito maior e focado nos personagens da Marvel como um todo.

Marvel Ultimate Alliance chegou já no ano seguinte, reunindo alguns dos mais populares personagens da Casa das Ideias e colocando o Deadpool como um dos 23 heróis que eram jogáveis em todas as plataformas.

deadpool ultimate alliance

Além das armas de fogo e espadas, ele tinha o teleporte como habilidade diferenciada e ganhou até uma missão desbloqueável em que precisava derrotar o vilão Arcade num tipo labirinto com cara de parque de diversões.

Marvel: Ultimate Alliance 2 - PS3, PS4, X360, XOne e PC (2009)

Três anos depois, Ultimate Alliance ganhou uma continuação, desta vez desenvolvida pela Vicarious Visions, a mesma da recente remasterização do Crash Bandicoot. O estúdio reformulou o visual do personagem e incluiu algumas mecânicas de parkour, deixando o gameplay dele ainda mais rápido.

Marvel Ultimate Alliance 2 não era tão bom quanto o primeiro, mas se baseava na saga da Guerra Civil, o que tornava a história interessante. O Deadpool podia ser um chefe inimigo dependendo do partido que você escolhesse, mas depois de vencer ele em combate, ele se unia ao seu time, de qualquer forma.

marvel ultimate alliance 2

O jogo trouxe a combinação de especiais entre heróis e sempre que o Mercenário Tagarela tava envolvido, bombas, teleportes e piruetas letais apareciam na tela.

Spider-Man: Shattered Dimensions - PS3, X360, Wii (2010)

Foram anos recebendo jogos meia boca, mas em 2010 o Homem-Aranha protagonizou o ótimo Shattered Dimensions, que misturava quatro versões do Cabeça de Teia. Em sua versão Ultimate, em que o Peter usa o uniforme Negro, nós temos nossa aparição do Deadpool — agora interpretado pelo Nolan North, que é a voz do Nathan Drake e que já esteve nesse papel na animação Hulk vs. Wolverine.

Wade é um dos chefões do game e o Homem-Aranha precisa derrotar ele pra pegar um dos fragmentos de um artefato místico. Só que pra isso, é preciso enfrentar o mercenário no seu reality show Pain Factor. Ele usa o objeto para se autoclonar e mostra que se um Deadpool incomoda muita gente, vários Deadpools incomodam muito mais.

 spider-man shattered deadpool

Marvel vs. Capcom 3 - PS3, PS4, X360, XOne, PC e Vita (2011)

Foi só na terceira edição do grande crossover Marvel vs. Capcom que o Mercenário Tagarela integrou o elenco de lutadores. Neste game, ele tira onda com alguns personagens, usando até o Shoryouken do Ryu, além de quebrar a quarta parede, falando com a câmera, dando recados pra Capcom e até comentando os botões que o jogador apertou.

marvel vs capcom 3 deadpool

LEGO Marvel Superheroes - PS3, PS4, XOne, X360, Wii U, PC, PS Vita, DS e 3DS (2013)

Depois de Star Wars, Harry Potter, Batman e O Senhor dos Anéis, a Warner trouxe os heróis da Marvel para sua série de games Lego. Lego Marvel Super Heroes era um game de mundo aberto com quase 200 personagens desse universo e com um espacinho pro Deadpool.

Wade é narrador das missões paralelas em Nova York e você pode desbloqueá-lo se conseguir todos os tijolinhos vermelhos. Nesta versão ele não tem teleporte, mas ele a habilidade de falar groselha continua presente.

lego marvel heroes deadpool

X-Men Origins: Wolverine - PS3, X360 e PC (2009)

A gente até prometeu se esquecer, mas nada muda o fato de que em 2009 a Fox lançou o pior filme dos mutantes. X-Men: Origins Wolverine. O Ryan Reynolds participou, fazendo o Wade Wilson, motivado pela promessa do estúdio que logo o Deadpool ganharia seu próprio filme, mas não foi bem assim.

O longa sobre a origem do Carcaju foi um fracasso de crítica e, apesar de ter vendido bastante ingresso, não teve como agradar os fãs. O suposto Deadpool do filme era uma versão desfigurada do personagem, que lembrava o Baraka de Mortal Kombat, soltava raio laser pelos olhos e… o apelido dele é "Mercenário Tagarela", porém os caras tiveram a brilhante ideia de costurar a boca do Deadpool.

wade x-men origins game

Em um caso raríssimo de “o game é melhor que o filme”, X-Men: Origins ganhou uma adaptação para consoles e PC que era levemente mais decente que o longa metragem. No jogo, Wade não é nada carismático ou falante, só aparece numa cutscene inicial e depois surge como último boss.

Pelo menos no cinema as coisas acabaram melhores. Ryan Reynolds esperou por anos até conseguir fazer a Fox o filme solo do Deadpool e quando finalmente aconteceu, valeu muito a pena esperar. Além de ser bem fiel à essência do personagem nos quadrinhos, foi libertador ver o Deadpool atual escrotizar sua versão de 2009 em uma cena com uma action figure de Origins.

x-men origins game deadpool

Deadpool - PS3, PS4, XOne, X360 e PC (2013)

Em 2013, a Activision finalmente  lançou um game em que Wade Wilson era o protagonista. A tarefa ficou na mão de um de seus estúdios menores, a High Moon Studios, que tinha feito uns games dos Transformers uns anos antes.

E o investimento foi alto: 100 milhões de dólares, o que colocou o projeto como um dos games mais caros já feitos naquela época. Para efeito de comparação, o primeiro filme do Deadpool foi orçado em 58 milhões de dólares, pouco mais da metade do valor do game.

deadpool game wolverine

Porém, nem mesmo esse dinheiro todo parece ter sido suficiente pra impedir que o gameplay fizesse justiça ao personagem. Faltou polimento na jogabilidade, que era repetitiva; a câmera era meio irritante; a inteligência artificial deixava a desejar e tinham alguns problemas de colisão, coisa que não era muito rara na Unreal Engine 3, o motor gráfico usado.

Apesar de todos esses probleminhas no gameplay, o trunfo do jogo é que ele era fiel à essência de Deadpool. E claro que pra conseguir algo assim, era preciso a pessoa certa pra dar a voz pro personagem: Nolan North.

deadpool game cable

A campanha de Deadpool era cheia de maluquice e misturava hack’n slash com cenas cômicas, mudança de mecânicas, quebras da quarta parede e muitas participações especiais — como Wolverine e o Cable.

O jogo, assim como vários outros títulos da Activision com a Marvel, já foi retirado, colocado e retirado de novo das lojas digitais. São sempre questões de licenciamento. Mas ainda é possível encontrar cópias físicas dele pros consoles.

Menções honrosas no mobile, MMO e VR

  • Marvel: Avengers Alliance - Facebook, iOS e Android (2012): Um game em flash para o Facebook que depois veio para os celulares com combates em turnos;
  • Marvel Puzzle Quest - iOS, Android, PC, PS3, PS4, X360 e XOne (2013): Misturava RPG com Bejeweled;
  • Marvel Contest of Champions - iOS, Android (2014): o game de luta Marvel Torneio de Campeões, de 2014, em que você pode fazer ele finalmente dar aquela surra no Colossus;
  • Marvel Pinball: Deadpool - PS3, PS4, XOne, X360, Wii U, PC, 3DS, Vita, iOS e Android  (2014): Após quatro anos de seu lançamento e oito ports em várias plataformas, Marvel Pinball ganhou sua mesa do Deadpool.
  • Marvel Super Hero Squad Online - PC (2011): Era a adaptação de jogo online da linha de brinquedos Super Hero Squad. O game foi feito para o público infantil, então essa versão do personagem acabou sendo classificação livre e fazia brincadeiras mais inofensivas.
  • Marvel Heroes -  PS4, XOne e PC (2013): outro MMO que lembrava de leve X-Men Legends e Ultimate Alliance. O jogo saiu PC e para os consoles da atual geração, mas foi descontinuado no final de 2017.  
  • LittleBigPlanet 2, 3 e PS Vita - PS3, PS4 e Vita (2013): O Tagarela ainda veio em um pacote de DLC de personagens Marvel, customizando seu Sackboy de LittleBigPlanet.
  • Marvel Powers United VR - Oculus Rift (2018): Um game em realidade virtual exclusivo do Oculus Rift programado pra 2018 que vai trazer o Deadpool entre os vários heróis bem conhecidos da galera.

Nós falamos sobre os jogos, mas outra coisa legal para ver é a animação “O Deadpool em 1 minuto e meio — ou quase isso”, do Mega Curioso. Lá você vai conhecer mais do personagem e ver ele na versão fofinha. Aproveite e conte para a gente aqui nos comentários qual é o seu game preferido com o Tagarela.

deadpool mega curioso filme

Deadpool nos games: todas as aparições do personagem em jogos via Voxel

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.