Netflix do dia #034: Gladiador

1 min de leitura
Imagem de: Netflix do dia #034: Gladiador

A coluna Netflix do Dia traz diariamente uma indicação de algum filme ou série disponível no catálogo brasileiro do serviço de streaming. Ela vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 16h. Clique aqui para ver tudo que já foi indicado.

Como historiador formado que sou, sempre fui fascinado por filmes de época e um dos que mais marcaram a minha adolescência foi "Gladiador". Dirigido por Ridley Scott, o filme conta a história de um grande general romano chamado Maximus Decimus Meridius, braço direito e homem de confiança do imperador Marco Aurélio na campanha de conquista dos germânicos, no século II d.C.

Escolhido para suceder o imperador romano como regente para salvar Roma da corrupção, Maximus é preso por Cômodo, o sucessor tirano e filho de Marco Aurélio, e tem sua família assassinada. Resgatado por comerciantes de escravos, o ex-general passa a treinar como gladiador em busca da glória e, claro, de se aproximar novamente do novo imperador para exercer sua vingança.

O filme possui alguns anacronismos históricos e um alto grau de ficção, como geralmente acontece nos filmes históricos de Hollywood, mas é algo que vai apenar incomodar os historiadores mais chatos. Com a mente mais aberta, "Gladiador" é uma obra concisa, com batalhas e lutas muito bem coreografadas e registradas, além de ter grandes atuações de Russell Crowe como Maximus, do veterano Richard Harris, na curta aparição de Marco Aurélio, e principalmente de Joaquin Phoenix como o obcecado imperador Cômodo.

Rafael Farinaccio é redator do TecMundo, descendente direto dos antigos romanos (com uma pitada mineira), mas certamente não se daria bem na vida de gladiador.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.