HUD de ‘Homem de Ferro’ foi inspirado no iPhone

2 min de leitura
Imagem de: HUD de ‘Homem de Ferro’ foi inspirado no iPhone
Imagem: Marvel Studios

O Marvel Studios se tornou uma verdadeira fábrica de dinheiro para a Disney emplacando algumas das maiores bilheterias da história ao longo da última década, especialmente com os seus dois últimos lançamentos, “Pantera Negra” (2017) e “Vingadores: Guerra Infinita” (2018). E tudo isso começou lá em 2008, com “Homem de Ferro”, que teve detalhes de sua produção revelados nesta semana.

Em conversa com o vxfblog, os supervisores de efeitos especiais do primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel falam sobre a inspiração para o heads up display (HUD) que aparece diante dos olhos de Tony Starkj (Robert Downey Jr.) quando ele está usando o traje do Homem de Ferro.

iPhoneInterface do iPhone original, de 2007, inspirou os produtores de "Homem de Ferro".

Segundo Kent Seki, um dos responsáveis pela criação do HUD, a principal inspiração foi o iPhone. Ele revelou que Jon Favreau, o diretor da película, pediu que o elemento tivesse a mesma intuitividade do seu iPhone.

“Eu me lembro de uma discussão bem no começo da pós-produção com o Jon Favreu. Ele sacou o seu iPhone, que era uma novidade na época, e disse ‘Eu não quero pedir a você algo gráfico específico para o HUD, mas eu quero que seja intuitivo como o meu iPhone”, revelou Seki durante a entrevista.

Vale lembrar que o iPhone original foi lançado em junho de 2007, portanto, na época em que as filmagens do primeiro “Homem de Ferro” estavam sendo editadas e preparadas para o corte final do filme. Outro designer de efeitos especiais, Dav Rauch, relembra de algumas conversas com Favreu sobre o novo dispositivo da Apple.

“Ele dizia algo como ‘O que eu adoro nessa coisa é como ela simplesmente faz o que deveria fazer e meio que faz o que eu quero que ela faça, é bem intuitivo e simples’”, comentou. Rauch. “Nós pegamos o aparelho e ficamos olhando as transições do iPhone. Eu dizia ‘Essas transições são tão simples, são transições de aproximação, de deslizar. Não há nada de luxuoso neste telefone, o que é luxuoso aqui é o fato de ele funcionar e funcionar muito bem’”, completou.

2001Visual de "2001: Uma Odisseia no Espaço" também inspirou os produtos da primeira aventura do Universo Cinematográfico da Marvel.

Some-se ao estilo intuitivo do iOS mesmo em sua versão original a inspiração óbvia de “2001: Uma Odisseia no Espaço” e está feito o icônico visual que ajudou a consagrar o Homem de Ferro como o mais importante dos Vingadores no cinema.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.