10 edições da Marvel Comics para você ler com “Vingadores: Guerra Infinita”

5 min de leitura
Imagem de: 10 edições da Marvel Comics para você ler com “Vingadores: Guerra Infinita”

Finalmente chegamos ao grande dia em que Thanos enfrentará os Vingadores no cinema. Mais precisamente, dez anos e 17 filmes depois de “Homem de Ferro”. E, nada mais justo que comemorar esse marco incrível fazendo as honras com as tramas originais, que deram origem a tudo isso nas telonas.

Inspirado pela lista do Newsarama,  fiz uma lista com 10 edições disponíveis no Brasil. Divirtam-se!

1. Hulk contra o Mundo (Salvat)

hulk vingadores

Os Vingadores estão juntos para deter a maior ameaça que o universo cinematográfico viu até agora. Mas, nos quadrinhos, eles e outros heróis já se uniram centenas de outras vezes para evitar invasões. Uma em especial, se parece um pouco com a chegada de Thanos: a de Hulk e seus amiguinhos de outro planeta.

Depois de ser banido da Terra e conquistar um mundo, o Golias Esmeralda voltou pronto para se vingar e foi muito difícil pará-lo. A maneira como a defesa terrestre se organizou e a dinâmica dos personagens são semelhantes ao que todos verão nas telonas.

2. Guardiões da Galáxia — Vingadores Cósmicos (Panini Comics)

guardiões da galáxia

Bem antes do encontro entre Tony Stark e Peter Quill nas telonas, em 2013 o Homem de Ferro foi para o espaço investigar mais sobre suas origens e, bem, dar um rolê pelas estrelas. Foi aí que ele se encontrou com a versão moderna — a que conhecemos no cinema — dos Guardiões da Galáxia, com direito a uma paquera com Gamora.

O Mike Ale, roteirista aqui da redação, também adorou essa edição por conta de Brian Bendis e seus espirituosos diálogos, que mostraram melhor a relação de Peter Quill e seu pai, Spartoi J’son — nas revistas, o progenitor não é Ego, o Planeta Vivo, como foi mostrado em “Guardiões da Galáxia 2”.

3. Os Maiores Clássicos dos Vingadores Volume 2 — A Busca pelo Visão (Panini Comics)

vingadores

A trama, criada pelo lendário John Byrne, envolve os então Vingadores da Costa Oeste à procura do sintozóide, que simplesmente foi desmantelado. A reação da Feiticeira Escarlate e sua liderança podem se relacionar com o que deve acontecer nas telonas — já que, como sabemos, a Ordem Negra deve caçar o Visão em busca da Pedra da Mente.

A história é uma das melhores do grupo e exemplifica uma das grandes diferenças entre os Vingadores e a Liga da Justiça: a equipe da Marvel sempre teve formações rotativas e brilhou muitas vezes com sua “Série B”.

4. A Morte do Capitão América (Panini Comics)

capitão américa

Após os eventos da Guerra Civil dos quadrinhos, o Capitão América morreu e coube a Bucky, mais conhecido como o Soldado Invernal, investigar o que houve por trás do triste fim de seu parceiro de infância. O arco abordou o fim da influência da programação do Soldado Invernal e exibiu ele tomando as rédeas na ausência do Sentinela da Liberdade original.

Como sabemos que Steve Rogers pode não passar de “Vingadores: Guerra Infinita”, está aí uma boa chance de relacionar tudo isso com a aventura dos irmãos Russo.

5. Thor — A Sina de Odinson (Panini Comics)

thor

Na saga Pecado Original, o Vigia foi assassinado e os heróis se viram contra o Nick Fury original (isso é uma outra história…), que sussurra no ouvido do Thor um segredo guardado há muito tempo. Essas palavras tornam o Deus do Trovão indigno do Mjölnir e o obriga a viver como andarilho, sem seu martelo.

A fase lembra um pouco os acontecimentos de “Thor: Ragnarok” e sua jornada para se tornar novamente o nobre guerreiro que conhecemos pode acontecer de forma semelhante em “Vingadores: Guerra Infinita”.

6. Visão — Pouco Pior que um Homem (Panini Comics)

visão

Clássico instantâneo criado pelo roteirista Tom King, a história colocou o Visão tentando viver como uma típica família norte-americana nos subúrbio dos Estados Unidos. A atmosfera de cinismo em um ambiente muitas vezes hostil — das aparentemente pacatas cidadezinhas gringas — lembra o clima de Twin Peaks.

Como o Visão estará em evidência em “Vingadores: Guerra Infinita”, essa é uma boa chance de conhecer mais a fundo um personagem que pode oferecer um parque de diversões para boas histórias; especialmente quando um bom escritor explora com maestria sua dualidade com a humanidade, o que é o caso por aqui.

7. Invasão Secreta (Panini Comics)

invasão secreta

Os Skrulls são uma raça alienígena que pode se metamorfosear até que se pareça muito com os humanos. Nessa saga, eles já estão por aqui faz tempo, inclusive entre os Vingadores e em altos cargos do governo! Esse arco mostra como os heróis lidaram com mais uma invasão extraterrestre e também envolveu uma grande batalha em Wakanda.

E mais: esse pode ser o futuro do universo cinematográfico, pois os Skrulls estão confirmados no vindouro filme da Capitã Marvel e… quem sabe até seja a próxima grande ameaça, após o conflito com Thanos.

8. Vingadores Secretos — Missão Marte (Salvat)

vingadores secretos

Depois das desavenças entre os heróis na Guerra Civil, Steve Rogers criou um time rebelde para operar longe dos olhares do mundo. Essa equipe furtiva foi chamada de Vingadores Secretos e atuou de forma proativa, com uso de muita espionagem.

Pelo que já vimos nos trailers, o Capitão América deve reunir seu próprio time e o Gavião Arqueiro (ou Ronin) pode ser uma das peças fundamentais dessa galera. Aliás, note que ali tem o Cavaleiro da Lua, um dos personagens que em breve pode ganhar adaptação do Marvel Studios.

9. Infinito (Panini Comics)

infinito

A raça mais antiga do universo planejava destruir a Terra e coube aos Vingadores se aventurar pela galáxia para enfrentar adversidades cósmicas. Enquanto metade foi para as estrelas, a outra ficou por aqui. Thanos e sua Ordem Negra aproveitaram a ausência de vários heróis para buscar algo especial.

Essa é o início de uma incrível ópera espacial, magistralmente orquestrada pelo roteirista Jonathan Hickman, e que culminou no reboot do universo Marvel, mais conhecido como as Guerras Secretas de 2015. Dá para notar que boa parte de “Vingadores: Guerra Infinita” é claramente influenciada por essa saga.

10. Desafio Infinito (Panini Comics)

thanos marvel

Thanos não parou enquanto não encontrou as seis Joias do Infinito. Com elas, o Titã Louco pode usar a Manopla do Infinito e dizimar o universo. Bem, ele mais ou menos que fez isso, em oferenda à sua amada Morte.

Esse é o clássico de Jim Starlin, George Pérez e Ron Lim que vem influenciando o universo cinematográfico Marvel desde o seu começo. Tudo o que acontece em “Vingadores: Guerra Infinita” tem muito a ver com essa edição. Essa é uma leitura imperdível para quem viu ou vai ver o filme.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.