Dia do Livro: confira o que a equipe do TecMundo está lendo atualmente

6 min de leitura
Imagem de: Dia do Livro: confira o que a equipe do TecMundo está lendo atualmente

Hoje é Dia Internacional do Livro. E para comemorar esta data, nós convidamos a nossa equipe para mostrar aos nossos leitores o que estamos lendo atualmente — pois é, não ficamos 24 horas por dia na frente do computador. Quer saber quais são as dicas de leitura?

Então confira logo abaixo o que a equipe separou para vocês. Aproveite os comentários para sugerir alguns livros para os outros leitores também. Esperamos que gostem das nossas dicas:

Carolina Perazzoli (Designer - TecMundo / Social Media)

Paper Girls

A história envolve um grupo de entregadoras de jornal dos anos 80 que, após o dia de Halloween, se deparam com pessoas de aparência peculiar, e, intrigadas, os seguem e encontram uma espécie de aparato alienígena que altera a realidade em que elas vivem.

Claudio Yuge (Redator - TecMundo)

Selvagem

Um cativante conto sobre um cachorro de guarda que, ao conhecer os lobos que invadiram sua chácara de ovelhas, fica em dúvida entre cumprir com o seu dever ou atender ao seu lado instintivo. Uma incrível e simples narrativa a partir de uma complexa leitura sobre o comportamento humano. Sensacional.

Debora Capella (Revisora - TecMundo e Mega Curioso)

Cão Senso

Após uma pesquisa de mais de 20 anos, John Bradshaw compilou suas conclusões em “Cão Senso”, que se tornou referência na área da educação canina moderna. Lançada em português pela Record, a obra de pouco mais de 400 páginas defende que a verdadeira vocação do animal de estimação é se tornar um membro da família, ao contrário do que é dito pela linha de treinamento tradicional. Com base nas mais recentes descobertas da Biologia e em sua experiência pessoal com cachorros, o autor explica quais são as reais necessidades caninas e a melhor maneira de conviver com eles sem recorrer à dominação por medo.

Felipe Autran (Redator - TecMundo)

A Senhora do Lago

Cronologicamente, “A Senhora do Lago” é o último livro do autor polonês Andrzej Sapkowski antes dos acontecimentos da série de jogos “The Witcher”. Como tive vontade de jogar novamente a trilogia de RPGs, um bom começo foi ler os romances e contos que serviram de inspiração. Recomendado para quem gostou dos jogos ou para aqueles que procuram por uma história de fantasia com um tom bem diferente do que é visto na maior parte da literatura britânica e americana. Comece pelo livro “O Último Desejo”, na minha opinião, o melhor da série.

Felipe Payão (Redator - TecMundo)

Saramago

Caim, o último romance do genial Saramago, traz diversos episódios bíblicos sob a ótica de Caim, que assassinou o próprio irmão. O livro trata de uma jornada do "primeiro assassino do mundo" e ainda traz uma visão mais crua sobre as vontades e nuances do deus católico.

Leonardo Müller (Redator - TecMundo)

O Herói de Mil Faces

Joseph Campbell conta em seu livro como são formuladas as histórias mais clássicas e mais antigas da humanidade. A ideia é que, conhecendo o básico, o clichê, você consiga entender melhor como montar uma estrutura narrativa e, com o tempo, se tornar um escritor melhor. Não é exatamente um guia, mas sim uma reflexão técnica e filosófica sobre a forma como a humanidade vem contando histórias ao longo dos últimos milênios.

Leonardo Rocha (Redator - TecMundo)

Torre Negra

Já faz alguns meses que resolvi encarar de vez a franquia da "Torre Negra" do Stephen King, algo que eu queria fazer há muitos anos. Depois de muito hype, o primeiro livro me deixou ligeiramente decepcionado, mas do segundo em diante o bicho mordeu e eu estou achando sensacional.  O volume 5, que estou lendo agora, traz um ponto em que muito do passado dos personagens já foi contado e todos eles amadureceram bastante. Mesmo assim, vários problemas que estão há tempos sendo construídos começam a estourar todos aos mesmo tempo e a tensão está tão forte que fica difícil parar de ler.

Lorena Estevan (Social Media - Mega Curioso)

Tartarugas

O tão esperado livro do João verde é uma leitura leve e bem informativa. A narrativa gira em torno da jornada de Aza Holmes, uma garota adolescente que está à procura de um bilionário que sumiu misteriosamente, afinal a recompensa é enorme e com a ajuda de sua amiga Daisy seria fácil de conseguir. No decorrer da história você percebe que o principal objetivo do livro é ensinar, informar e apontar diversos problemas e situações que envolvem o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o qual o próprio autor do livro possui.

Maria Tamanini (Editora - Mega Curioso)

O Labirinto dos Espíritos

A trama se passa em Madrid e Barcelona do pós-guerra, nos anos 50, e acompanha as aventuras e investigações de uma sobrevivente chamada Alicia Gris — que está a serviço da polícia para desvendar o desaparecimento de um ministro do governo. O Labirinto dos Espíritos fecha a série de livros relacionados com o Cemitério dos Livros Esquecidos (A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo e o Prisioneiro do Céu) e, portanto, os caminhos da investigadora acabam se cruzando com os dos personagens dos títulos anteriores e, juntos, eles acabarão por desvendar (assim espero!) uma série de mistérios e crimes cometidos durante o regime de Francisco Franco.

Mariana Macedo (Social Media - TecMundo)

Águas vivas

O romance de estreia da escritora e ilustradora brasileira Aline Valek conta a história de Corina, uma mergulhadora que pesquisa os arredores de uma zona hidrotermal com o objetivo de testar trajes especiais de mergulho. Ela faz parte de uma equipe de cinco pessoas que estão em uma estação a trezentos metros de profundidade, longe de tudo e todos. A obra fala principalmente sobre solidão e isolamento.

Nilton Kleina (Editor - TecMundo)

Fordlândia

Uma história pouco conhecida do Brasil — e tão surreal que parece até ficcção. No fim da década de 1920, o magnata dos automóveis Henry Ford decide comprar um terreno gigantesco no meio da selva amazônica para construir uma cidade estilo "american way of life". O local deveria abrigar os funcionários e servir como sede administrativa da extração de matéria-prima das seringueiras, que viraria a valiosa borracha. Nem precisa dizer que a ideia deu muito errado, e o livro de Greg Grandin explica isso nos mínimos detalhes. Como bônus, a aventura maluca de Ford é mesclada com a situação da empresa e seu fundador, já em declínio, além de explicar muito bem o contexto político e econômico do Brasil e dos Estados Unidos da época

Rafael Farinaccio (Redator - TecMundo)

Caixa de Pássaros

"No momento, estou lendo “Caixa de Pássaros”, uma obra de terror de Josh Malerman. A história é contada em dois pontos narrativos distintos: um no futuro, onde todas as coisas medonhas já aconteceram e outro que vai mostrando o avanço de toda a situação. O suspense tem como personagem principal Malorie, uma garota que deve conviver com outras pessoas em um contexto assustador que assola – supostamente – todo o mundo, mas que nunca fica explicitamente claro para o leitor. As informações, no caso, vão sendo reveladas aos poucos, criando uma atmosfera de tensão ininterrupta. É um terror psicológico com um toque lovecraftiano, mas imerso em um cenário contemporâneo e familiar."

Renan Hamann (Editor - TecMundo)

Weapons of Math Destruction

Depois de passar por uma fase apocalíptica falando sobre de quem seriam as responsabilidades morais envolvidas em ataques militares com drones ou robôs, uma amiga me sugeriu este livro da Cathy O'Neil. Ele fala sobre como os algoritmos e o controle de grandes volumes de dados podem modificar a nossa estrutura social e o futuro da civilização. Não é recomendado para pessoas que ficam paranoicas com teorias de conspiração, mas traz umas análises interessantes sobre a tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.