Netflix do Dia #018: Wild Wild Country

1 min de leitura
Imagem de:  Netflix do Dia #018: Wild Wild Country

A coluna Netflix do Dia traz diariamente uma indicação de algum filme ou série disponível no catálogo brasileiro do serviço de streaming. Ela vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 16h. Clique aqui para ver tudo que já foi indicado.

No começo dos anos 80, o líder espiritual Bhagwan Shree Rajneesh, posteriormente conhecido como Osho, conseguiu levar sua comunidade de seguidores para um rancho situado no Condado de Wasco, que fica no estado de Oregon, Estados Unidos. A partir daí, foi dada a largada para uma batalha entre o povo e o governo contra Rajneeshpuram, um local que começou como um pequeno grupo de religiosos e posteriormente se tornou uma cidade de mais de 7 mil habitantes.

Essa é a história explorada em Wild Wild Country, seriado da Netflix que estreou faz pouco tempo e é dirigido pelos irmãos Chapman e Maclain Way. O serviço de streaming pode até estar errando a mão em algumas investidas em filmes e séries de ficção, mas se tem uma coisa que não costuma decepcionar é a seção de documentários. A narrativa é muito boa, com uma ótima edição. São muitas imagens de pesquisa e vídeos da época, intercalados com depoimentos de pessoas que viveram o episódio e ainda estão aqui para contar o que aconteceu.

Os três primeiros capítulos seguem a luta dos estadunidenses contra a própria Constituição e os seguintes narram a derrocada interna dos Rajneeshees. A trilha sonora (criada pelo irmão músico dos diretores, Brocker Way) é elemento marcante da progressão de cada segmento e as últimas partes não são tão inspiradas — mas no geral tudo é acima da média.

O valor documental desse título é imprescindível para a memória mundial: é um capítulo da história dos Estados Unidos que ficou esquecido — e que muitos norte-americanos fazem e fizeram questão de manter no limbo.

Gostou da sugestão? Clique aqui para assistir.

Claudio Yuge é redator do TecMundo e tem uma solução para assistir seriados da Netflix sem se render ao cansaço: comer com o prato na mão, sentado no sofá e de luz acesa. De vez em quando a comida cai no chão.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.