Conheça a réplica sinistra da IA de 2001: Uma Odisseia no Espaço

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a réplica sinistra da IA de 2001: Uma Odisseia no Espaço

Se você já fica preocupado com o fato de robôs e sistemas de inteligência artificial invadirem seu ambiente de trabalho, imagine as possibilidades para o nosso cotidiano. Já temos várias tecnologias de IA que servem como "assistentes", mas muitas delas acabam nos assustando de vez em quando — como foi o caso da Alexa, que andou soltando umas gargalhadas macabras nos últimos tempos.

Falando em Alexa, o assunto aqui é uma mistura de Alexa com o tão conhecido computador do filme "2001: Uma Odisseia no Espaço". Uma equipe da empresa Master Replicas Group decidiu criar uma réplica do HAL 9000 e combiná-la com a tecnologia Alexa. O resultado é arrepiante (confira o vídeo demonstrativo abaixo).

Em entrevista ao site CNET, o CEO da Master Replicas Group — Steve Dymszo — disse que, mesmo considerando que o clássico longa-metragem fará 50 anos de existência em abril, a Warner Bros. começou o licenciamento de produtos em 2016.

Nós tivemos que persegui-los [Warner Bros.] por cerca de quatro anos, entre idas e vindas, com uma proposta de criar uma linha de réplicas do filme '2001'. Isso finalmente começou a ganhar alguma tração cerca de 18 meses atrás. Nós finalizamos os detalhes do nosso contrato na metade de 2017.

Dymszo ainda comentou sobre o fato de que a réplica usa um tablet Fire HD 10 para comandos principais, visto que "tudo já está lá dentro, incluindo a plataforma Amazon Echo". O CEO também falou que acredita no seguinte: as tecnologias Alexa e Siri são precursoras da tecnologia HAL 9000, mas infelizmente isso aconteceu um pouco mais tarde do que o filme previu.

A pré-compra da réplica estará disponível a partir de abril, mas ainda não se sabe se a voz do HAL vai substituir inteiramente a Alexa. "Estamos explorando opções com a Amazon para que eles trabalhem conosco no produto, mas isso ainda está na fase inicial, portanto ainda não podemos comentar muito sobre isso", diz Dymszo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.