Neurociência nos games: empresa quer melhorar a precisão dos jogadores

1 min de leitura
Imagem de: Neurociência nos games: empresa quer melhorar a precisão dos jogadores

Que os games atingiram um patamar profissional, com diversas e respeitadas competições no mundo todo, é inquestionável. O nível da complexidade dos jogos e da técnica dos jogadores é impressionante. E para melhorar ainda mais a performance dos gamers, um grupo de neurocientistas desenvolveu um treinamento para jogos FPS. O Aim Lab é o software da Statespace que traz informações detalhadas sobre as habilidades do jogador. Assim, o usuário conhece melhor seus pontos fracos e pode praticar para melhorá-los.

1

A neurociência como aliada nos games

O time de desenvolvedores do software é composto por pelo menos três especialistas em neurociência com PhD. O Aim Lab pode dizer com que tipo de arma o jogador se sai melhor, apontar tendências e comportamentos dele, tornar a mira mais precisa, entre outros. O feedback pode ser crucial para o usuário melhorar sua performance nos jogos de tiro. Como isso é possível? De acordo com a Statespace, o sucesso nos títulos de FPS depende, basicamente, de duas coisas: estratégia e habilidade.

Assim como atletas melhoram seus desempenhos com vídeos, treinamentos e guias de estratégias, o Aim Lab pode fazer o mesmo com os gamers. Para que os jogadores possam explorar ao máximo seu potencial, a ferramenta trabalha habilidades como velocidade, precisão, tempo de reação, acuidade visual, tomada de decisão, adaptação e atenção visual.

A partir da coleta de dados do desempenho dos usuários, o programa retorna com o feedback sobre suas características e dicas de melhorias. O Aim Lab pode ser usado por profissionais, mas também é adaptável para jogadores medianos ou até "noobs", como são chamados os menos talentosos nos games. Existem outras ferramentas similares, mas o objetivo da Statespace é realmente dar o tom profissional ao treinamento. Geralmente, as habilidades dos jogadores são adquiridas pelo tempo de prática. A neurociência por trás do Aim Lab quer que o desempenho dos gamers vá além disso.

O software ainda está na versão Beta e acabou de ser lançado na Steam para que os jogadores possam testar e participar do desenvolvimento. Para quem ficou curioso e quer entender melhor sua performance nos games de FPS, vale destacar que a ferramenta ainda não está disponível em português.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.