Como as músicas de videogame podem ajudar você a se concentrar

2 min de leitura
Imagem de: Como as músicas de videogame podem ajudar você a se concentrar

Imagine a seguinte situação: você está com diversos trabalhos da escola ou faculdade para terminar, e os prazos estão ficando apertados. O problema é que, por mais que você tente, não consegue se concentrar de jeito nenhum – e fica ainda pior se escutar alguma música. Você já deve ter passado por momentos assim, certo? Bom, talvez o problema seja a música que você está ouvindo. 

Por mais estranho que possa parecer, escutar músicas de jogos – sim, estamos falando de Super Mario, The Sims e outros que você deve conhecer – pode ajudar na hora de se concentrar. Afinal, as músicas que tocam nos games foram criadas exatamente com a intenção de favorecer a concentração, estimulando os sentidos. E o efeito delas é bem eficaz; se você é fã de games, sabe bem como é. 

Há alguns detalhes utilizados na criação dessas músicas que podem ajudar você a manter o foco. Confira:

Técnicas do barulho

Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, em 2012, concluiu algo que você já deve ter percebido: músicas com letras eram a principal distração dos participantes que estavam estudando no experimento. Há algo curioso aí, afinal quantas músicas de videogame possuem alguém cantando? Pois é, bem poucas. Acontece que as músicas dos jogos têm, no máximo, alguns sons bem simples feitos com voz, justamente porque nosso cérebro é treinado para detectar qualquer coisa que tenha relação com humanos – incluindo vozes –, e qualquer coisa além disso poderia distrair o jogador. 

vídeogame

Outra característica dessas músicas é o volume. Músicas baixinhas e calmas são uma boa pedida para dar sono, né? Pois é exatamente por isso que as músicas tocadas nos jogos têm variações no volume e no ritmo, justamente para que sua atenção seja atraída. É claro que, se o volume ficar alto repentinamente, a atenção do jogador será desviada. Para evitar isso, a trilha sonora vai aumentando bem devagar. 

Entrando no ritmo 

E, já que estamos falando de variações nas músicas, não podemos nos esquecer de mencionar as trilhas sonoras agitadas dos games. Os compositores se dedicam bastante na hora de criar músicas, para que as melodias tragam um sentimento de agitação, mas que isso seja feito de modo que não fique cansativo para o jogador que está ouvindo. Parece algo complexo à primeira vista, mas é só pensar nas músicas comuns na academia: todas são agitadas e cheias de batidas, para deixar você motivado e animado para continuar. 

2

Vale lembrar que o Spotify, plataforma de streaming de músicas, possui várias playlists com músicas de diversos jogos. É só escolher a sua favorita, dar play e mergulhar no trabalho!

Como as músicas de videogame podem ajudar você a se concentrar via Mega Curioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.