Spotify agora permite saber mais detalhes sobre créditos da canções

1 min de leitura
Imagem de: Spotify agora permite saber mais detalhes sobre créditos da canções

Spotify anunciou nesta sexta-feira (02) que a partir de agora vai ficar mais fácil saber quem são os criadores das músicas executadas na plataforma. Para isso, basta clicar com o botão direito sobre a faixa e selecionar “Exibir Créditos” no menu de opções. As informações detalham quem é o intérprete, os escritores das letras e os produtores.

Nova função deve apresentar algumas imprecisões, mas a ideia é que ela evolua ao longo do tempo

A novidade por enquanto só está presente na versão desktop e ainda não chegou no Brasil, mas logo deve estar disponível, e ainda traz elementos de metadados. O anúncio faz parte da “política de boa vizinhança” com os criadores na indústria — pois, como muitos sabem, a empresa tenta há algum tempo chegar a um melhor acordo com os artistas parceiros, que cobram mais envolvimento e verba por direitos autorais.

O recurso, segundo a própria companhia, deve apresentar imprecisões nessa etapa inicial e evoluir ao longo do tempo. "Quanto mais compartilhamos informações, mais oportunidades podemos ajudar os compositores na criação. Esse é apenas o começo e estamos ansiosos para melhorar continuamente a disponibilidade dessas informações, em estreita colaboração com nossos parceiros da indústria musical”, afirmou Annika Goldman, Diretora de Operações Musicais do Spotify, em comunicado oficial.

spotify direitos autorais

O serviço de streaming já havia anunciado o Secret Genius, iniciativa que mobiliza compositores em uma comunidade criativa liderada por embaixadores, workshops, premiações, curadoria e podcasts. Ainda que não seja mais rentável do que aumentar o valor pago pelos royalties, a medida vem para caminhar ao lado dos responsáveis pela música. “Somos todos artistas por direito próprio e todo artista agradece ser reconhecido por seu trabalho árduo. Estou entusiasmado e grato por ver esse novo recurso no Spotify”, comentou o compositor Ali Tamposi, que já trabalhou com Justin Bieber, Kelly Clarkson, Camila Cabello e outros.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.