Adeus, vida social: 13 jogos de mundo aberto deliciosos para mirar em 2018

6 min de leitura
Imagem de: Adeus, vida social: 13 jogos de mundo aberto deliciosos para mirar em 2018

Não é fácil separar o tempo livre de todos os afazeres que o cidadão trabalhador tem diariamente. Ao chegar em casa do trabalho, você sabe: as tarefas estão longe do fim. Há quem tenha obrigações domésticas, há quem tenha de passear com o cachorro, dar comida a outros bichos, cuidar dos filhos, estudar...

E há os privilegiados que não têm nada disso – ou sabem otimizar o tempo livre da melhor forma possível. Não importa o grupo no qual você esteja encaixado: 2018 é uma tentação ao gênero de mundo aberto, que vai ganhar jogos capazes de ocupar centenas de horas de nossas vidas. Sim, Red Dead Redemption 2 deve estar estampado em sua mente agora.

E há muito mais. Bora ver o que tem de bão nos nossos amados mundos abertos este ano?

1. Red Dead Redemption 2 (PS4 e Xbox One) – final do 1° semestre

Não há como começar esta lista com outro jogo que não Red Dead Redemption 2. Adiado do final do ano passado para o segundo trimestre deste ano, o mundo aberto da Rockstar no Velho Oeste pode ser um demonstrativo de que ela faz o que bem quer com as gerações de consoles. Podemos estar diante da experiência definitiva do gênero, tanto em maturidade de narrativa quanto em diversificação do gameplay.

red

2. Spider-Man (PS4) – até o final do ano

A Insomniac tem bagagem: Ratchet & ClankSunset Overdrive e a série Resistance são algumas das referências para que os jogadores possam depositar confiança na desenvolvedora, agora responsável por uma aventura do Homem-Aranha exclusiva no PS4. A promessa é um mundo aberto divertido, fiel ao mundo do herói aracnídeo e lotado de mecânicas de combate que envolvem muito mais do que um mero balançar de teias na cidade de Nova York.

a

3. Far Cry 5 (PS4, Xbox One e PC) – 27 de março

A clássica fórmula Far Cry – que na verdade se traduz num tempero da Ubisoft como um todo – será mantida em Far Cry 5, mas cheia de novos ingredientes, especialmente por causa da ousada temática, que vai abordar cultistas norte-americanos num ambiente opressor. No atual contexto político dos Estados Unidos, vai ser no mínimo interessante observar os desdobramentos que o jogo pode causar – e sim, a promessa é entregar uma experiência mais fluida, do ponto de vista do gameplay.

a

4. Metal Gear Survive (PS4, Xbox One e PC) – 20 de fevereiro

O Beta de Metal Gear Survive só serviu para deixar os jogadores ainda mais desconfiados. Carregando a força da franquia em seu nome, a proposta, ambientada num mundo aberto pós-apocalíptico de outra dimensão, desperta o interesse dos que gostam de coletar recursos e montar estratégias para combater ondas de inimigos. Vale ficar de olho para testemunhar a versão final desse mundo novo.

ae

5. Sea of Thieves (Xbox One e PC) – 20 de março

Os Betas de Sea of Thieves já provaram que o jogo tem potencial. Não apenas por fazer você verdadeiramente se sentir na pele de um pirata, mas também por mostrar que a Rare ainda tem muita força no mercado. Trata-se de um importante exclusivo à indústria como um todo. Prepare-se para navegar por centenas de horas com seus amigos marujos por aqui.

ae

6. Days Gone (PS4) – até o final do ano

A Sony adora fazer suspense até o último minuto com datas e até já enraizou essa “cultura da demora”, mas Shuhei Yoshida não escapou da pergunta durante a PlayStation Experience 2017 e disse, quase que murmurando, que Days Gone chega em 2018. O mundo aberto de zumbis ainda precisa mostrar outros diferenciais para não ser apenas mais uma aventura de mortos-vivos, mas o material apresentado até agora é convincente o suficiente. Aguardemos.

ae

7. Shenmue 3 (PS4 e PC) – segundo semestre

O lançamento de Shenmue 3 é esperado desde que o jogo foi anunciado em 2015 como um projeto do Kickstarter. O dinheiro? Arrecadado em tempo recorde. As imagens divulgadas pela Ys Net dão conta de que o desenvolvimento está fluindo e que a promessa de ambientes ainda mais abertos, tal como nos jogos anteriores, será cumprida. A narrativa será o principal tempero aqui.

a

8. Crackdown 3 (Xbox One e PC) – final do 1° semestre

Nós testamos Crackdown 3 na E3 2017 e gastamos um tempo no mundo aberto destrutivo do ator Terry Crews, que vai emprestar voz e aparência ao game. A nova mistura de superpoderes, tiroteios frenéticos e exploração pode ser certeira aos fãs da Microsoft, principalmente aqueles que buscam uma proposta mais arcade – sem deixar de lado o realismo.

a

9. Darksiders 3 (PS4, Xbox One e PC) – até o final do ano

Com outra heroína, outro foco e outra equipe, Darksiders 3 foi anunciado de surpresa em 2017 sob a promessa de revitalizar a franquia. A THQ Nordic garante que o jogo terá um mundo aberto consistente, com mais foco em puzzles e elementos de RPG, como árvore de habilidades e afins.

dark

10. State of Decay 2 (Xbox One e PC) – até o final do ano

Continuação do sucesso de 2013, State of Decay 2 quer abocanhar uma nova fatia de jogadores novatos no gênero sem jamais se esquecer dos antigos. As mecânicas de survival, somadas ao trabalho cooperativo num mundo dominado por zumbis, dão potencial de um produto viciante – e mais complexo do que muitos imaginam.

state

11. Biomutant (PS4, Xbox One e PC) – até o final do ano

Outra grata surpresa da THQ Nordic em 2017, Biomutant chamou atenção por trazer uma criaturinha parecida com um guaxinim que é perita em artes marciais e explora um colorido mundo aberto. A aventura terá elementos de RPG, com habilidades ativas, passivas, árvore de skills e mais.

b

12. Dynasty Warriors 9 (PS4, Xbox One e PC) – 8 de fevereiro

Mais um Dynasty Warriors? Sim, mas acredite: a nona entrada da franquia vai marcar, pela primeira vez, uma abordagem mais próxima do mundo aberto. A Koei Tecmo assegurou que os jogadores poderão explorar vilarejos, iniciar quests primárias e secundárias, coletar mais peças de looting e, é claro, enfrentar exércitos de inimigos no bom e velho musou da série. Tudo isso misturado será uma delícia.

d

13. Ni No Kuni 2: Revenant Kingdom (PS4 e PC) – 23 de março

Com uma nova protagonista e uma história ambientada centenas de anos depois da primeira aventura, Ni No Kuni 2 vai manter o estilo cartunesco da Level-5 dentro de um combate reformulado. Aqui, a personagem Evan encontra e usa as criaturinhas conhecidas como “Higgledies” para alcançar novas áreas e explorar dungeons. O mundo aberto terá vilarejos, cavernas, montanhas, campos e afins.

n

Outras lembranças

Além dos jogos citados acima, convém lembrar que há mais propostas que merecem um lugar no seu radar:

  • Kingdom Come: Deliverance (PS4, Xbox One e PC), que chega em fevereiro como uma espécie de simulação realista de vida medieval;
  • Metro Exodus (PS4, Xbox One e PC), que não chega a ser um mundo aberto, mas trará mapas menos lineares que os títulos anteriores da franquia até o final de 2018;
  • Anthem (PS4, Xbox One e PC), que acabou não entrando na lista principal porque segue incerto em data (e até ganhou rumores recentes de um adiamento para 2019, na verdade). É a grande ambição da BioWare e da EA para entregar uma proposta sci-fi focada em gameplay cooperativo e exploração.

cy

E aí, quantas 3.000 horas livres você vai precisar para jogar tudo isso? Tem mais algum que não está aqui? Conte para nós na seção destinada aos comentários, logo abaixo.

Adeus, vida social: 13 jogos de mundo aberto deliciosos para mirar em 2018 via Voxel

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.