9 episódios de Black Mirror que nos fazem pensar sobre a nossa realidade

2 min de leitura
Imagem de: 9 episódios de Black Mirror que nos fazem pensar sobre a nossa realidade

Abaixo, selecionamos 9 episódios que mostram que estamos caminhando para a realidade da série.

9 . O HINO NACIONAL

Este episódio é infame por seu final chocante no qual o primeiro ministro britânico para salvar a princesa de um sequestrador é obrigado a fazer atos obscenos com um porco numa transmissão ao vivo. Mas o enredo em si,  fala sobre o perigo da influência das redes sociais na vida das pessoas. E isso não é muito diferente das circunstâncias que vivemos hoje.

8 . TODA A SUA HISTÓRIA

Liam podia até estar certo em suas suspeitas de traição de sua esposa no final do episódio, mas ainda podemos ver quão destrutivo foi sua obsessão na luta para descobrir a verdade, como se realmente o levasse à autodestruição. E nesse caso, a tecnologia só vem a atrapalhar ao invés de ajudar.

7 . QUEDA LIVRE

Assim como Lacie fez ao tirar a foto de seu ursinho para impressionar um amigo no episódio. Nós também fazemos coisas para chamar a atenção de alguém, em uma tentativa de parecer diferente ou mais felizes do que realmente somos, manipulamos coisas, para simplificar momentos inesquecíveis, mas que acabam não tendo a verdadeira emoção por trás deles.

6 . VOLTO JÁ

O episódio gira em torno de Martha, que através de um chatbot com uma Inteligência Artificial, consegue conversar com seu falecido namorado, afim de superar a dor de sua perda. Podemos entender o quão tentador seria usar essa tecnologia para que possamos sentir a presença de um ente querido mais uma vez, mesmo que talvez discordamos dessa idéia.

5 . NATAL BRANCO

No episódio, a esposa de Matt, ao  descobrir o que ele tem feito, acaba o bloqueando de sua vida através do Z-Eye, se tornando um borrão de pixels, que não pode ser visto ou ouvido. Apesar de parecer surreal, nós já vivemos essa realidade nas redes sociais, onde bloquear alguém vem se tornando algo cada vez mais comum.

4 . ARKANGEL

Na cena final, sabemos que, apesar de tudo, Marie só quis proteger sua filha como qualquer mãe faria. Mas ao mesmo tempo, podemos simpatizar com a raiva de Sara. Sua mãe acabou indo longe demais e invadiu a sua privacidade em quase todos os sentidos. E isso é um aviso de como a tecnologia pode levar um relacionamento saudável a ruínas se não tivermos cuidado.

3 . 15 MILHÕES DE MÉRITO

Já pensou em viver numa sociedade onde shows de televisão e sua publicidade imperam, manipulando as pessoas da forma que bem entender? No final do episódio, vemos Bing em sua audiência no show de talentos, colocando pra fora toda sua raiva pelo mundo escravo à sua volta. Mas essa não é apenas a sua raiva, seria a nossa também, já que vivemos num mundo parecido.

2 . URSO BRANCO

Como retratado no episódio, estamos familiarizados em ver pessoas gravando coisas terríveis ao invés de tentar ajudar. O efeito de espectador é um fenômeno que aparentemente sempre existiu, mas foi piorando com a tecnologia. E há muitos exemplos disso acontecendo hoje em dia que parece não haver muita esperança de mudar.

1 . MANDA QUEM PODE

As pessoas estão cada vez mais paranóicas na Era da Informação e com bom motivo. Muitas de nossas vidas estão na "nuvem" e há criminosos com habilidades técnicas e conhecimento para nos manipular com essas informações. Nós não somos pessoas perfeitas e há momentos de nossas vidas das quais nos envergonhamos. Este episódio leva essa noção ao extremo com Kenny, e é por isso que a segurança cibernética acaba se tornando tão importante.

Via Minha Série.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.