Incrível: Pac-Man é recriado em VR com tecnologia da Microsoft

2 min de leitura
Imagem de: Incrível: Pac-Man é recriado em VR com tecnologia da Microsoft

É inegável que os jogos de fliperama continuam após décadas atraindo e mantendo fãs em todo o mundo. Entre as tendências desse segmento está a recriação desses games em formato totalmente imersivo. Exemplo disso foi uma experiência realizada com o Super Mario Bros em realidade aumentada no ano passado, no Central Park, em Nova York. Agora, o novo escolhido para esse tipo de teste é o Pac-Man, que apresentará uma versão mista interativa (MR).

O famoso jogo da década de 1980 fará parte de um projeto experimental no Japão em uma das atrações do parque temático Namco Namja Town, em Tóquio, que pertence à mesma empresa que desenvolveu o Pac-Man. Nesse caso, o game receberá o nome de Pac-In-Town e será recriado por meio da plataforma do HoloLens, óculos de realidade mista da Microsoft.

Experiência apresenta novo conceito do jogo Pac-Man

Nesse caso, o Pac-In-Town seguirá a mesma lógica do Pac-Man original. Assim, quem for jogá-lo deverá primeiramente colocar o HoloLens e, imediatamente, será inserido em um labirinto de tamanho natural. Os pontinhos que caracterizam o game foram substituídos por cookies virtuais, que deverão ser “comidos” em um tempo predeterminado, o que tornará o game um pouco mais complexo. Enquanto isso, os já conhecidos fantasminhas coloridos vão tornar qualquer trajeto mais complicado, por meio de suas perseguições.

Apesar dessas informações, ainda não foram revelados mais detalhes sobre a experiência. Há apenas um vídeo publicado no Twitter do Namja Town, que mostra indicadores de progresso durante o jogo, sugerindo a possibilidade de ele ser multiplayer. Também dá para notar que existe inclusive uma espécie de bate-papo de voz, em que os jogadores poderão interagir entre si.

O Namco Namja Town deverá desenvolver e lançar outras novas atrações envolvendo a recriação de jogos retrô nesse formato. Porém, a empresa ainda não revelou quais seriam os próximos escolhidos.

O Pac-In-Town estará disponível de 15 de janeiro a 28 de fevereiro somente nesse parque temático. A experiência será feita de modo também limitado por meio da compra de ingressos pré-reservados. Até o momento, não há previsão de um lançamento em massa do jogo, portanto ele deverá ficar restrito somente ao Japão.

Games em realidade mista sinalizam as próximas tendências no setor

Esse tipo de projeto demonstra o quanto a concorrência no mercado de games cresce todos os anos. Por isso, empresas do setor trabalham para disponibilizar aos seus usuários jogos cada vez mais realistas, com experiências imersivas e únicas.

Isso deve ser ampliado graças ao desenvolvimento de novas soluções com foco em realidade virtual, que deverá transformar em pouco tempo a forma como consumimos jogos de maneira geral. Entretanto, fica evidente que o uso desse tipo de tecnologia ainda pode ser restrito, já que seu custo costuma ser um pouco elevado. Para se ter uma ideia, os óculos HoloLens usados na experiência acima saem por valores que variam entre US$ 3 mil e US$ 5 mil Então, só nos resta aguardar outras novidades e torcer para que sejam mais acessíveis em um futuro próximo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.