Novo Star Wars vem aí: confira resumo canônico do Retorno de Jedi até aqui

10 min de leitura
Imagem de: Novo Star Wars vem aí: confira resumo canônico do Retorno de Jedi até aqui
Imagem: Editora Aleph

Vem aí o próximo capítulo da saga Star Wars. "Os Últimos Jedi" estreia nesta semana em território nacional. Desde o reinício da franquia, com "O Despertar da Força", a Disney incluiu — e excluiu — muita coisa ao cânone, recontando tudo o que aconteceu depois de "O Retorno de Jedi". E você, está por dentro do que há de novo nesse universo? O pessoal do io9 fez aquele belo trabalho de varredura em livros, filmes, jogos, animações e o que mais saiu nesses últimos anos, e resumimos aqui, para todo mundo chegar no cinema por dentro da história completa.

Os eventos apresentados abaixo cobrem o período imediatamente depois de "O Retorno de Jedi" e mostram o que aconteceu com todas as peças em jogo durante a queda do Império. Também revelam o que ocorreu em 30 anos, até "O Despertar da Força" — com os devidos títulos em que foram exibidos (quando não houver tradução, é porque ainda não chegou ao Brasil).

Para facilitar a leitura, vamos padronizar o calendário com as siglas “ABY/DBY”, que significa “Antes da Batalha de Yavin/Depois da Batalha de Yavin”. Ou seja, a linha temporal será contada de acordo com essa passagem de tempo, a partir de "Uma Nova Esperança". Por exemplo, "O Retorno de Jedi" acontece após 4 anos, então ele será representado por 4 DBY. "O Despertar da Força", 30 anos depois, 30 DBY, e por aí vai.

Mas atenção: há muitos spoilers daqui para baixo, então se você ainda não viu todos os filmes ou simplesmente não quer saber dos contos paralelos à narrativa principal, então é melhor ler outra hora.

4 DBY: Cai o Império Galáctico

  • Depois de desencadear uma distração sobre o planeta Sullust, ocupado pela tropa Imperial, a Frota Rebelde se reúne sobre a lua da floresta de Endor, destruindo com sucesso a Estrela da Morte II, ainda em construção. Tanto o imperador Palpatine quanto seu aliado Darth Vader morrem na batalha, e os rebeldes encerram assim os planos do Império, que buscava o domínio de todos os sistemas estelares. (Do filme "Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi")
  • Na celebração da vitória na Batalha de Endor, a princesa Leia Organa e o general da Aliança Rebelde, Han Solo, casam-se em uma cerimônia privada. (Dos livros "Star Wars: Dívida de Honra" e "Star Wars: Marcas da Guerra")
  • Luke Skywalker viaja até o planeta Pillio, em busca de artefatos guardados em segredo por Palpatine. Lá ele se depara com o agente Del Meeko, do Esquadrão Inferno, e encontra a bússola do imperador em um observatório. (Do jogo "Star Wars: Battlefront II")

Star Wars BattlefrontCena do game "Star Wars: Battlefront II"

  • A morte de Palpatine ativa um plano de contingência chamado de Operação: Cinder, que envolve os almirantes imperiais remanescentes em mundos-chave. Eles estão munidos de armas satelitais, projetadas para controlar o clima, devastar planetas e impor medo aos cidadãos. Após a bem-sucedida implementação das ações em Vardos, dois membros do Esquadrão Inferno, Iden Versio e Del Meeko, passam para o lado da Aliança Rebelde, ajudando a princesa Leia Organa a derrotar a investida inimiga em Naboo. (Do jogo "Star Wars: Battlefront II" e dos quadrinhos "Star Wars: Império Despedaçado")
  • A Aliança Rebelde é dissolvida, reorganizando-se oficialmente como A Nova República. (Do livro "Star Wars: Marcas da Guerra")
  • O governador Adelhard, do Setor Anoat, propõe o Bloqueio de Ferro, que impede o transporte dentro e fora do sistema, reprimindo a divulgação de informações externas. Os descontentes com essa situação iniciam uma rebelião aberta. (Do jogo "Star Wars: Uprising").

Star Wars UprisingGame mobile "Star Wars: Uprising"

  • Os planetas Akiva, Sterdic IV, Bespin e Malastare são liberados do domínio do Império. Os motins que surgiram após a morte de Palpatine em Coruscant desencadeiam uma guerra civil. (Do livro "Star Wars: Marcas da Guerra")
  • O Senado Galáctico é restaurado no planeta Chandrila, e Mon Mothma é eleita a Chanceler. Ela diz que pretende renunciar aos poderes de emergência concedidos à posição de Chanceler durante o início das Guerras Clônicas, quase três décadas antes, bem como às medidas para reduzir o tamanho das forças armadas da Nova República em 90% após a Guerra Civil Galáctica. (Do livro "Star Wars: Marcas da Guerra")

5 DBY: A Era da Nova República

  • Em uma missão no planeta Vetine, Luke Skywalker e a piloto Shara Bey recuperam dois fragmentos da Grande Árvore, que já esteve no coração do Templo Jedi em Coruscant, em uma instalação imperial secreta. Um desses pedaços fica com Luke, enquanto o segundo é oferecido como um presente para Shara e seu marido, Kes Dameron, que o planta em Yavin IV depois de se aposentar como militar da Nova República para criar seu pequeno filho, Poe. (Dos quadrinhos "Star Wars: Império Despedaçado")

Star Wars Império DespedaçadoHQ "Star Wars: Império Despedaçado"

  • Um grupo de contrabandistas e caçadores de recompensas, recrutado por Han Solo e Chewbacca — juntamente com a assistência de agentes rebeldes e da na Frota da Nova República —, libera com sucesso o mundo Wookie de Kashyyyk do domínio do Império. Chewie e Solo encerram suas dívidas de honra, e a carismática criatura peluda dá adeus ao parceiro de longa data para ficar com sua família. (Do livro "Star Wars: Marcas da Guerra")
  • As conversas de paz entre o Império e a Nova República terminam em tragédia em Chandrila. Ex-prisioneiros imperiais e agentes secretos controlados por implantes abrem fogo contra embaixadores dos dois lados, matando e ferindo vários deles. O Senado Galáctico se muda então, temporariamente, para o planeta Nakadia. (Do livro "Star Wars: Dívida de Honra")
  • Os remanescentes do Império reúnem suas forças militares no mundo deserto de Jakku, sob o comando de Gallius Rax e Moff Randd. Depois de votar a favor de ações militares, o Senado Galáctico envia à Nova República reforços para enfrentar os adversários. O Império é devastado em toda a galáxia grande Super Star Destroyer Ravager, é destruída nos céus de Jakku, onde caiu em uma região do planeta que viria ser conhecida como o cemitério Starship Graveyard. (Dos jogos "Star Wars: Battlefront" e "Star Wars: Battlefront II" e dos romances "Star Wars: Estrelas Perdidas" e "Star Wars — Aftermath: Empire’s End")
  • Depois de ser extraído das zonas de conflito em Coruscant, o grão-vizir imperial Mas Amedda entra em contato com Mon Mothma em busca de paz, iniciando uma conversa que culmina na assinatura da Concordância Galáctica. O Império entrega vários mundos para a Nova República, incluindo Coruscant, e é obrigado a manter fronteiras rigorosas para seus próprios territórios. De acordo com os artigos imperiais de rendição, o recrutamento e a mobilização das forças armadas terminaram. O governo geral é dissolvido, levando à criação de uma liderança interna nas novas regiões do Império. A Guerra Civil Galáctica acaba, cinco anos depois que ter iniciado na Batalha de Scarif. (Dos livros "Star Wars — Aftermath: Empire’s End", "Star Wars: Estrelas Perdidas" e "Star Wars: The Force Awakens Visual Dictionary")
  • Ben Solo, filho da princesa Leia Organa com Han Solo, nasce em Chandrila. (Do livro "Star Wars — Aftermath: Empire’s End")

Star Wars Empire's EndLivro que encerra a trilogia Aftermath, com o título "Empire's End"

  • As forças imperiais sobreviventes, lideradas pela almirante Rae Sloane, continuam a enfrentar a Nova República em vários abrigos em Jakku, antes de se retirarem para as Regiões Desconhecidas durante as últimas ordens do leito de morte de Gallius Rax. Ela ajuda a reconstruir o Império lentamente, em segredo, sob o véu de uma entidade que aos poucos se descreve como a Primeira Ordem. (Dos livros "Star Wars — Aftermath: Empire’s End" e "Star Wars: The Force Awakens Visual Dictionary")

Os anos “perdidos” entre 11 DBY e 28 DBY

  • 11 DBY: Nasce Finn, que logo é tirado do seio de sua família para ser criado sob a designação FN-2187 na Primeira Ordem. (Do livro "Star Wars: The Force Awakens Visual Dictionary")
  • Aproximadamente entre 13 DBY e 19 DBY: Brendol Hux, general da Primera Ordem, tem sua nave avariada no mundo low-tech de Parnasso, onde ele encontra uma guerreira da tribo Scyre, chamada Phasma. Ela o ajuda a deixar o planeta e passa a fazer parte da Primeira Ordem como um membro de liderança. (Do livro "Star Wars: Phasma")

Star Wars Captain PhasmaLivro "Star Wars: Phasma"

  • 15 DBY: Nasce Rey. (Do livro "Star Wars: The Force Awakens Visual Dictionary")
  • 21 DBY: Com a ajuda de um subgrupo político dentro do Senado Galáctico, a Primeira Ordem mantém contato com os cartéis do crime e o grupo mercenário conhecido como os Guerreiros Amaxine, que ajuda a obter financiamento para a reconstrução da Marinha. (Do livro "Star Wars: Legado de Sangue")
  • Aproximadamente entre 23 DBY e 28 DBY: Depois de sentir seu filho sendo atraído fortemente para o Lado Sombrio da Força, Leia Organa envia Ben para treinar os caminhos da Força com seu irmão, de olho na nova geração de cavaleiros Jedi. (Do livro "Star Wars: Legado de Sangue")

28 DBY: A ascensão da Primeira Ordem

  • O Senado Galáctico começa a discutir a criação do posto de Primeiro Senador, para substituir o papel do Chanceler e unir divisões crescentes entre duas facções emergentes: os Populistas, que defendem os mundos membros da Nova República para manter a soberania; e os Centristas, que pedem um governo forte e centralizado, munido de uma poderosa força militar como resposta ao pacto de desarmamento de Mon Mothma. (Do livro "Star Wars: Legado de Sangue")
  • Os Guerreiros Maxine, liderados por um ex-membro do Império, realiza vários ataques terroristas contra o Senado, alvejando os líderes Populistas. Os senadores Leia Organa e Ransolm Casterfo são encarregados de investigar o grupo. (Do livro "Star Wars: Legado de Sangue")
  • Casterfo, influenciado pelas informações da senadora de Centender, Carise Sindian, decide expor Leia Organa, ao provar que ela é filha de Darth Vader, o que provoca choque e consternação no Senado Galáctico. Leia deixa a corrida pela eleição do Primeiro Senador e também abandona o senado. (Do livro "Star Wars: Legado de Sangue")

star wars legado de sangueLivro "Star Wars: Legado de Sangue"

  • Pouco depois de seu afastamento, Leia Organa forma oficialmente um grupo paramilitar batizado de Resistência, ao lado de Gial Ackbar, ex-almirante da República, para combater a ameaça do retorno do Império quando a Nova República não fizer isso. (Do livro "Star Wars: Legado de Sangue")
  • Carise Sindian revela planos para os senadores Centristas se separarem formalmente da Nova República, juntando-se às forças militares da Primeira Ordem nas Regiões Desconhecidas. (Do livro "Star Wars: Legado de Sangue")
  • Aproximadamente entre 28 DBY e 34 DBY: Ben Solo cede ao Lado Sombrio e trai seu tio, destruindo a emergente nova Ordem Jedi e assumindo o nome de Kylo Ren antes de se juntar à Primeira Ordem. Horrorizado pela barbárie causada por seu pupilo, Luke Skywalker vai para o exílio, em busca da localização do primeiro Templo Jedi. (Do livro "Star Wars: Legado de Sangue" e do filme "Star Wars: O Despertar da Força")

34 DBY: Uma nova guerra

  • Após confrontos com a Primeira Ordem em Suraz e OR-Kappa-2722, Poe Dameron, um comandante da Nova República, passa para o lado da Resistência junto com membros de sua equipe X-Wing, o Esquadrão Rapier. (Do livro "Star Wars: Antes do Despertar")
  • Capturado pelas forças da Primeira Ordem, Del Meeko, ex-soldado da Nova República, é torturado por Kylo Ren e revela que o explorador Lor San Tekka conseguiu um fragmento de mapa capaz de levá-lo ao planeta Bayora, onde está Luke Skywalker. Meeko é assassinado na sequência. (do jogo "Star Wars: Battlefront II")
  • C-3PO é capturado em uma missão para obter informações a respeito do paradeiro de Gial Ackbar, almirante da Resistência, no planeta Taul. O construto perde o braço esquerdo e o substitui por um vermelho, tirado de um droid da Primeira Ordem. (Dos quadrinhos "Star Wars: Darth Vader" #21 no Brasil)
  • A general Leia Organa encarrega Poe Dameron de procurar por Lor San Tekka e o mapa que pode levá-la até seu irmão. Ele forma, então, o Esquadrão Negro para essa operação, vista em "O Despertar da Força". (Dos quadrinhos "Star Wars: Poe Dameron")

star wars poe dameronHQ "Star Wars: Poe Dameron", da Marvel Comics

  • As forças de Resistência asseguram parte de um mapa que leva à localização do mestre Jedi exilado, Luke Skywalker. Uma guerra fria se acende com a Primeira Ordem usando a arma planetária oculta conhecida como Base Starkiller, erradicando o Senado da Nova República em Hosnian Prime. O ex-herói da Aliança Rebelde, Han Solo, é morto durante uma missão de Resistência para paralisar Starkiller, e Rey se dirige ao planeta de Ahch-To para aprender os caminhos da Força. (Do filme "Star Wars: O Despertar da Força")
  • Ao escapar da destruição da Base Starkiller, a capitã Phasma rastreia e executa o tenente Sol Rivas, por traição, e permite que o escudo planetário em torno de Starkiller seja reduzido, cobrindo seu próprio envolvimento no assalto, antes de se retirar para o espaço da Primeira Ordem. (Dos quadrinhos "Star Wars: Capitain Phasma")

star wars captain phasmaHQ "Star Wars: Captain Phasma", da Marvel Comics

  • Rey encontra Luke Skywalker e devolve o sabre de luz de seu pai para ele. A Resistência, temendo retaliação após a destruição da Base Starkiller, foge de sua base anteriormente escondida em D'Qar. Com o poder da Nova República transformado em cinzas, a Primeira Ordem emerge das Regiões Desconhecidas da galáxia para entrar em guerra aberta com os restos da Nova República e as forças da Resistência. Bem, o restante veremos em "Star Wars: Os Últimos Jedi"!
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.