Especial Hideo Kojima: a evolução de Metal Gear – by Intel [BGS 2017]

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Especial Hideo Kojima: a evolução de Metal Gear – by Intel [BGS 2017]

Considerado uma das lendas dos videogames, Hideo Kojima ficou notório por criar uma das principais franquias da indústria: Metal Gear. A série inspirou inúmeros outros jogos ao longo dos anos e consagrou o gênero de espionagem, misturando uma série de elementos cinematográficos e mecânicas de gameplay que deram certo.

Ele nasceu em 1963 e, desde criança, queria ser cineasta. No entanto, acabou migrando para os games por falta de oportunidade na área dos filmes, e essa talvez tenha sido a melhor escolha do criador. A carreira dele na Konami começou em 1986, onde ficou até 2015. E não é só de Metal Gear que vive o currículo do artista, não: Policenauts e Zone of The Enders, considerados clássicos cult, também são assinados por Kojima. Agora, Death Stranding é seu novo projeto.

Um dos jogos que mais inspiraram a carreira de Kojima foi Super Mario Bros., segundo ele mesmo na BGS 2017

O curioso é que o primeiro jogo da série era para ser um campo de guerra, com muita troca de tiros e elementos na tela, mas o MSX, que debutou a franquia, não tinha capacidade de processamento para isso. Kojima então precisou dar um jeito na situação e aproveitou para experimentar algo totalmente novo nos games – as mecânicas de stealth. Assim consagrou-se esse gênero, que evoluiu ao longo dos anos e inspirou séries como Splinter CellDeus EX e outras.

Splinter CellSplinter Cell foi um dos games que nasceram no gênero de stealth

Em 2005, a Konami montou o estúdio Kojima Productions para que ele pudesse focar em jogos sem se preocupar com a parte administrativa da coisa. Em 2012, seu estúdio criou a Fox Engine, que foi utilizada em Metal Gear Solid e outros títulos da empresa. Apesar de ter nascido nos consoles, a franquia começou a se consolidar no PC graças ao primeiro Metal Gear Solid, lançado em 2000 para essa plataforma.

Metal Gear nasceu por uma limitação técnica, mas hoje abusa do poder de fogo dos hardwares atuais para ser o melhor do gênero

A partir disso, novos paradigmas começaram a ser implementados em função do inegável poder superior que os computadores têm. Nesse contexto, a Intel ganhou proeminência como fabricante de processadores que foram utilizados exaustivamente em diversos comparativos que pipocaram na internet – prática cada vez mais comum para perceber a evolução do poder de fogo das máquinas.

Galeria 1

O que o futuro reserva? Só o tempo dirá. Como se sabe, Hideo Kojima deixou a Konami em 2015, portanto a franquia não está mais nas mãos do artista e foi realocada a outras equipes dos estúdios internos da Konami. A próxima entrada da série é Metal Gear Survive, que será lançado em 2018 e terá uma abordagem um pouco diferente, mais voltada à ação, com mecânicas de sobrevivência e coleta de recursos. Mas a simplicidade para por aí: por ter uma esquema mais frenético, o jogo vai abusar do poder dos consoles e, principalmente, do PC.

Separamos para você ótimos preços da franquia Metal Gear Solid:
PS4
XOne
PC

Vocês sabiam que a Loja Oficial da Microsoft está com o MENOR preço do Brasil dos cartões Live Gold? Descontos de até 30%, confira!

Além disso, o Pontofrio e a Casas Bahias estão com uma promoção exclusiva para a BGS:
- Ponto Frio (CUPOM: BGS15)
- Casas Bahia (CUPOM:CBBGS)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.