Quando foram registrados pela primeira vez alguns termos de tecnologia?

10 min de leitura
Imagem de: Quando foram registrados pela primeira vez alguns termos de tecnologia?

O avanço da tecnologia tem um impacto inquestionável na vida dos seres humanos. Ela altera nossa maneira de nos comportar e até de conceber sensações como a passagem do tempo. Outra coisa que as mudanças tecnológicas trazem são novos termos, estimulando a criação de palavras para descrever coisas que ainda não existiam.

Palavras como internet, smartphone, app, emoji, clickbait, e-commerce, home page, website e mais uma infinidade de outras se tornaram extremamente comuns em nosso vocabulário

A revolução tecnológica do século XX que dura até hoje é responsável pela criação de uma infinidade de palavras novas, mas muitas delas podem surpreender quando descobrimos quando foram registradas pela primeira vez. Consultando dicionários em geral, especialmente do idioma inglês, é possível saber com certa precisão quando certos termos foram levados a público pela primeira vez.

Palavras como internet, smartphone, app, emoji, clickbait, e-commerce, home page, website e mais uma infinidade de outras se tornaram extremamente comuns em nosso vocabulário, mas desde quando? De onde vieram alguns desses termos? É isso que vamos ver agora nesta lista que mostra em que ano foram registrados pela primeira vez alguns termos de tecnologia. Confira:

2008

Começando nossa viagem no tempo, vamos retornar 9, quase 10 anos no passado e ver que em 2008, pela primeira vez, o nome Bitcoin chegou aos ouvidos (e olhos) do grande público. Apesar disso, a primeira criptomoeda descentralizada foi lançada como software de código aberto só em 2009 e é o maior sucesso hoje.

Foi em 2008 também que o termo photobomb foi visto pela primeira vez. Ele descreve aquelas “aparições” inesperadas em fotos que acabam causando um efeito cômico e até hoje muita gente por aí tem suas fotografias estragadas (ou melhoradas) por photobombs hilários.

photobombUm belíssimo exemplo de photobomb

2007

O que seria das redes sociais sem as hashtags? O termo foi criado há pouco mais de 10 anos por Chris Messina, que sugeriu em um tweet que as pessoas agrupassem assuntos de discussão no Twitter usando o caractere # antes de palavras, reunindo discussões e facilitando a vida dos usuários na hora de encontrar uma sequência específica de mensagens.

mão fazendo hashtagCom as hashtags, é mais fácil de encontrar o que você busca nas redes sociais

2006

Você já deve ter ouvido falar de crowdfunding (um termo mais tecnológico para a boa e velha “vaquinha”), isso se já não colaborou com produtos e projetos por meio de sites que reúnem o dinheiro de usuários interessados e os recompensam de alguma forma. Foi em 2006 que pela primeira vez alguém usou esse termo para os financiamentos coletivos feitos na internet.

crowdfundingÉ mais fácil colaborar com produtos e projetos pela internet

2005

Muito em voga hoje em dia, a ameaça à segurança de usuários da internet chamada ransomware ganhou esse nome em 2005. Trata-se de uma espécie de “sequestro”, onde um hacker impede o seu acesso a um computador ou serviço online e o devolve apenas mediante o pagamento de valores, geralmente em Bitcoins, para não ser rastreado.

ransomwareSequestro de acesso, dados e informações

2004

O termo paywall diz respeito a um sistema que impede o usuário de acessar certos conteúdos na internet sem pagar uma assinatura. Isso acontece muito com algumas publicações online e publicações de grandes veículos de mídia, que tentam recuperar as perdas financeiras causadas pela diminuição das vendas físicas de seus produtos.

Foi em 2004 também que ouvimos falar pela primeira dos podcasts, que são programas em áudio disponíveis em formato digital para serem baixados ou consumidos por meio de streaming. O formato ainda faz muito sucesso hoje por sua estrutura simples e pela facilidade de ser criado por produtores independentes.

Tecnologias desenvolvidas por meio de computadores (ou smartphones) que facilitam a criação e o compartilhamento de informações na internet são chamadas de social media (ferramentas de mídias sociais), termo usado pela primeira vez em 2004. Com o boom das redes sociais, as mídias sociais estão com tudo nesse final de década de 2010.

social mediaEstamos vivendo na era das mídias sociais

2002

As famosas selfies continuam muito populares entre quem gosta de tirar fotos com o smartphone e realmente mudaram a estética de como registrar fotografias nessas primeiras duas décadas do século XXI. O que pouca gente sabe é que o termo é mais antigo que parece: em 2002, já se falava em selfies por aí, em uma época em que nem todo celular possuía uma câmera.

Apesar de o fotógrafo alemão Robert Cornelius já ter tirado uma foto de si mesmo em 1839, o termo selfie só foi visto pela primeira vez com esse significado em um fórum australiano, mais exatamente no dia 13 de setembro de 2002, ou seja, há 15 anos.

robert cornelius selfieRobert Cornelius e a primeira selfie da história (1839). O termo, porém, só surgiria em 2002

2001

A Internet of Things, ou Internet das Coisas, começou a ser compreendida e utilizada pelas pessoas recentemente, mas o termo já existia em 2001. O conceito diz respeito a uma rede de dispositivos, como eletrodomésticos, veículos, eletroeletrônicos, sensores e outros itens, interligada por meio da internet e possibilitando que tudo seja controlado remotamente e de maneira inteligente.

internet das coisasTudo interligado com a Internet das Coisas

2000

O idioma inglês tem uma capacidade impressionantes de adotar novos termos, de substantivar verbos e de verbalizar palavras diferentes, como substantivos próprios. Assim, desde 2000, é comum usar a palavra google como verbo para descrever a ação de realizar uma pesquisa na ferramenta de busca da Google.

Em português, tem gente que até ousa usar a palavra “googlar” para essa mesma atividade, mas o mais comum mesmo é falar “dar um google”, expressão que cada vez mais pessoas compreendem e acham normal usar. O que pouca gente sabe é que isso é utilizado assim há 17 anos.

googleTá em dúvida? Dá um google!

1999

O ano de 1999 foi cheio de novidades no mundo da tecnologia, especialmente dos computadores. Foi nele que ouvimos falar pela primeira vez de blogs (um encurtamento do termo weblog, esse criado em 1997) e blogosfera.

Foi em 1999 também que ouvimos falar pela primeira vez de clickbaits, conteúdos compartilhados na internet cuja principal função é fazer com que usuários cliquem no link divulgado geralmente usando como “isca” assuntos sensacionalistas, explorando a curiosidade das pessoas.

blogOs blogs servem como "diários online" das pessoas e para muitas outras funções

1997

Muita gente que conversa bastante usando aplicativos de comunicação apela para o uso de emojis na hora de complementar o papo, economizando em palavras e deixando a comunicação ainda mais expressiva. O ano de 1997 marcou o primeiro uso do termo emoji, que vem do japonês, onde e significa imagem e moji quer dizer caractere. A semelhança com palavras como emotion, no inglês, ou emoção, em português, é uma feliz coincidência.

Esse ano também ficou marcado com o primeiro registro da palavra phishing, uma espécie de golpe online que rouba dados pessoais dos usuários mais descuidados. O termo é uma alteração de fishing, pescaria em inglês, pois a ação envolve o uso de uma “isca” para atrair o usuário e levá-lo a fornecer informações sensíveis para os cibercriminosos.

emojisEmojis de todos os tipos para todos os gostos!

1996

Certamente, os smartphones estão entre os dispositivos tecnológicos mais populares entre as pessoas no mundo atual. O termo smartphone, no entanto, foi criado há 21 anos, em 1996, na época em que os PDAs eram renomados. Apenas em 1999 os smartphones foram adotados em massa por um país, obviamente, o Japão, e, posteriormente, ganharam o gosto do mundo inteiro.

smartphonesSmartphone: praticamente todo mundo tem um

1994

Vários termos interessantes surgiram em 1994, como ciberterrorismo, para descrever ataques violentos por meio da internet; MP3, nome do mais popular formato de áudio usado até hoje; Universal Serial Bus, o USB, um padrão industrial de cabos, conectores e protocolos de comunicação; e por último, mas não menos importante, webpage, as famosas páginas da internet que acessamos todos os dias.

USBO USB conecta praticamente tudo

1993

O comércio eletrônico, ou e-commerce, movimenta anualmente bilhões e bilhões de dólares no mundo inteiro e já é o meio favorito de compra de muitas pessoas. As praticidades do e-commerce o tornaram popular, mas algumas pessoas ficam com o pé atrás na hora de comprar pela internet. Ainda assim, o termo é antigo: foi criado em 1993, e o primeiro sistema de comércio online é de 1979.

ecommerce comercio eletronicoVocê compra o que quiser sem sair da frente do seu computador (ou smartphone)

1992

Por incrível que pareça, o conceito de realidade aumentada é de 1992, juntamente com outros termos, como flash drive, PDA (aqueles assistentes pessoais, os avôs dos tablets) e, claro, home page. O uso de HTML também foi registrado pela primeira vez nesse ano, assim como da extensão de arquivo PDF e da palavra website.

Outro termo curioso que surgiu em 1992 foi photoshop como verbo, como é comum na língua inglesa. Aqui no Brasil, é até possível ouvir alguém falando que vai “photoshopar” algo ou que certa foto é “photoshopada”, mas o termo ainda é bastante recluso a designers e outros profissionais do ramo.

photoshopEfeitos incríveis podem ser colocados em uma imagem "photoshopada"

1991

Por mais que impressoras 3D sejam algo novo e um pouco fora de nossas realidades – por enquanto –, já se falava nisso lá em 1991. Foi nesse mesmo ano que se viu pela primeira o uso de SIM Card, que se popularizou entre as pessoas com os pequenos cartões usados nos celulares agora no começo do século XXI.

sim cardsSIM Card: sem ele, o seu smartphone não funciona

1990

Três termos, entre muitos, marcaram por terem estreado no mundo da tecnologia em 1990: malware, um programa criado para afetar de maneira mal-intencionada um computador (como um vírus); spam, aqueles emails indesejados cheios de coisas que não nos interessam que são enviados em massa para os endereços; e World Wide Web, o sistema de documentos em hipermídia interligados e executados na internet, de onde vem o famoso “www” dos endereços de sites.

spamImpossível se livrar de tanto spam recebido todos os dias

1988

Usado diária e amplamente por usuários da internet hoje, o termo hyperlink (também encurtado para apenas link) foi registrado pela primeira vez no ano de 1988. São ligações que, quando clicadas, servem para levar os usuários para outras páginas da web.

hyperlinkÉ clicando que se vai longe

1987

A palavra Emoticon apareceu pela primeira vez em 1987 e descreve uma sequência de caracteres usados na escrita normal, mas que acabam retratando rostinhos com algum tipo de emoção, como alegria ou tristeza. Eles foram gradativamente substituídos pelos emojis, com uma interface gráfica mais moderna.

emoticonsComunicação mais dinâmica com os emoticons

1984

O ano de 1984, além de ser o título de um livro incrível de George Orwell, foi marcado pela criação da palavra app, muitíssimo usada hoje em dia para descrever os programas feitos para smartphones, também chamados pelo nome completo: aplicativos. Também foi nesse ano que se usou pela primeira vez o termo caps lock, aquele botão do teclado dos computadores que deixa todas as letras em caixa-alta.

Ainda em 1984, foram registrados pela primeira vez os termos chipset, drop-down, laptop, plug and play e search engine, ou em português, ferramenta de busca, um dos recursos mais importantes para a internet moderna.

caps lockPara escrever tudo em maiúsculas, pressione Caps Lock

1983

Um dos termos mais usados dentro da tecnologia – inclusive até hoje – foi visto pela primeira vez no ano de 1983: cell phone, ou telefone celular. Esse dispositivo ficou extremamente popular a partir daí e acabou ganhando novos recursos para se tornar o smartphone de hoje.

Além disso, 1983 trouxe termos como CD-ROM, freeware, megapixel, mouse pad, screenshot, shareware e toolbar, conhecidas aqui como barras de ferramentas.

telefone celularO telefone celular é parte central do cotidiano moderno do ser humano

Menção honrosa

Fica aqui uma menção honrosa para um dos termos mais interessantes da tecnologia: robô. A palavra foi inventada em 1920 pelo escritor e pintor tcheco Josef Capek como sugestão para a peça de teatro “R.U.R. (Robôs Universais de Rossum)”, de seu irmão Karel Capek. Nela, seres humanoides simplificados parecidos com androides são criados e batizados de “roboti”, um termo derivado da palavra “robota”, que em tcheco significa trabalho servil ou, em outras línguas eslavas, qualquer tipo geral de trabalho.

robotiCena da peça "R.U.R.", em 1920, mostrando três robôs

.....

Confira outros anos e as palavras ligadas à tecnologia que foram criadas neles:

1982

  • Cyberspace (ciberespaço)
  • Domain name (nome de domínio)
  • E-mail
  • Escape key (tecla escape)
  • Hard drive (disco rígido)
  • Home theater
  • Pixelated (pixelado; cheio de pixels)

1981

  • Cable modem
  • LAN (Local Area Network)
  • Screen saver (protetor de tela)
  • Uninstall (desinstalar)

1980

  • BIOS
  • Bitmap
  • TCP/IP
  • Voice mail (recado de voz)

1979

  • CD
  • Laser disc
  • Log off
  • Peer-to-peer
  • RGB

1978

1977

  • Download
  • Gamer
  • Intranet
  • Moore’s law (Lei de Moore)
  • Text message (mensagem de texto)
  • Upload

1976

  • Digital camera (câmera digital)
  • Ethernet
  • Meme
  • Video card (placa de vídeo)

1975

  • Debit card (cartão de débito)
  • Gigabyte
  • Mobile phone (telefone móvel)

1974

  • Internet
  • Nanotechnology (nanotecnologia)
  • Touch pad
  • Touch screen

1973

  • Diskette (disquete)
  • Global Positioning System (GPS)
  • Hard disk (disco rígido)
  • Video game

1972

  • Floppy disk (disco flexível)
  • Playlist

1971

  • FTP
  • Motherboard (placa-mãe)
  • Username (nome de usuário)

1970

  • Beeper (pager)
  • Gigabit
  • Kilobyte
  • X (como conteúdo adulto)

1969

  • Autosave (autossalvar)
  • Delete key (tecla delete)
  • Local Area Network (LAN)
  • Microchip e Microprocessor (microprocessador)
  • Videocassette Recorder (VCR)

1968

  • LED (light emitting diode)
  • Liquid Crystal Display (LCD)

1967

  • Codec
  • Firmware
  • Informatics (informática)

1965

  • Hypertext e Hypermedia
  • Pixel
  • Xerox

1964

  • High technology (alta tecnologia)
  • Mainframe

1963

  • Disk drive
  • Nanometer (nanômetro)
  • Telemarketing

1962

  • CPU (Unidade Central de Processamento)
  • Database (banco de dados)
  • Log in e Log on

1961

  • Bionic (biônico)
  • Computer Science (ciência da computação)
  • Operating system (sistema operacional)

1960

  • Cyborg (ciborgue)

1959

  • Mono (monofônico)
  • Personal computer (computador pessoal)
  • Ufology (ufologia)

1958

  • Genetic code (código genético)
  • Software

1955

  • Byte
  • Microcomputer (microcomputador)
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.