Usa extensões no Steam? Cuidado: uma delas pode ter espionado suas ações

1 min de leitura
Imagem de: Usa extensões no Steam? Cuidado: uma delas pode ter espionado suas ações

Os usuários do Steam podem recorrer a algumas extensões para ajudar a realizar determinadas tarefas, entre elas comprar e vender itens dentro da plataforma criada pela Valve. Uma delas é a Steam Inventory Helper (ou apenas SIH para os mais íntimos), mas uma novidade adicionada recentemente pode ter colocado uma pulga atrás da orelha dos usuários.

Em uma mensagem publicada no site Reddit, o usuário conhecido como wartab relatou que aparentemente a extensão passou a monitorar o que está acontecendo no computador em que ela está instalada, anotando desde dados mais simples como os movimentos do seu mouse até enviar cada link no qual você clica para um script e captar o momento em que uma tecla é apertada (mas aparentemente o sistema não consegue “ler” as palavras digitadas).

Também houve a menção de que tais movimentos só se tornam ativos depois que o usuário aceita as novas permissões do Steam Inventory Helper, opção que aparece como está na imagem seguir:

Steam

Chegou a circular na rede relatos de que atualizações futuras podem compartilhar ainda mais informações com os criadores da extensão, mas nada foi confirmado até o momento.

E o que o time diz?

Com toda a comoção que surgiu na rede, o time responsável pela extensão publicou uma nota em sua página na comunidade do Steam mencionando que em nenhum momento tinha a intenção de bancar o stalker e rastrear tudo que os usuários fazem, mas apenas ter uma ideia daquilo que acontece no perfil de cada um deles.

“Sentimos muito se esse caso foi algo problemático para você e não queremos fazer com que nossos usuários se sintam desconfortáveis. A grande parte dessas permissões era para atualizar nossos serviços e entender como os usuários estão usando o SIH para melhorar esse trabalho no futuro, saber os países de onde vocês nos visitam para adotar mais idiomas e obter estatísticas dos usuários ativos pelo fato de o Google não nos fornecer isso de maneira correta. [...] Entendemos os riscos de perdê-lo, e não vamos mais forçar isso. Estamos removendo essa versão e disponibilizando outra sem esses script e permissões”, diz o texto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.