Sistema de inteligência artificial pode desenhar sozinho avatares de mangá

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de inteligência artificial pode desenhar sozinho avatares de mangá

Pesquisadores de duas universidades chinesas e duas norte-americanas estão desenvolvendo um sistema que utiliza inteligência artificial para gerar desenhos no melhor estilo mangá sem nenhuma ajuda humana. Usando uma interface simples que permite a definição de certos traços, a plataforma cria personagens únicos de desenho japonês com um alto nível de perfeição.

Uma versão de demonstração do sistema foi colocada na internet e nela é possível testar como a inteligência artificial consegue criar avatares de personagens usando apenas alguns direcionamentos que podemos definir, como cor e tamanho de cabelo, traços de expressão no rosto e alguns outros acessórios. Todos os desenhos, porém, são de caracteres do gênero feminino.

Do jeito que o usuário quer

O sistema foi capaz de gerar desenhos quase perfeitos – considerando que são feitos unicamente por uma inteligência artificial –, sempre respeitando o que é definido pelo usuário

Após definirmos o que desejamos que a plataforma desenhe, basta clicar em “Generate” para que um personagem completamente único seja criado. Tudo é feito pelo que é chamado de rede contraditória generativa, ou GAN, e uma técnica chamada DRAGAN, que pode ter seu código aberto acessado por meio desse site.

Nos testes que fizemos na plataforma, o sistema foi capaz de gerar desenhos quase perfeitos – considerando que são feitos unicamente por uma inteligência artificial –, sempre respeitando o que é definido pelo usuário. Alguns elementos ainda acabam interferindo de maneira negativa nos personagens, que acabam ficando um pouco “tortos”, mas na maioria das vezes, o resultado é surpreendente. Você pode testar o sistema clicando neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.