Renderização absurda em tempo real levanta a dúvida: nós vivemos na Matrix?

1 min de leitura
Imagem de: Renderização absurda em tempo real levanta a dúvida: nós vivemos na Matrix?

Não é de hoje que membros da comunidade científica e grande mentes da atualidade debatem sobre a possibilidade de vivermos em uma simulação de computador criada por seres desconhecidos. Apesar de ser algo difícil de se provar ou descartar no momento, muita gente acredita que são grandes as chances de realmente estarmos em uma espécie de Matrix.

Porém, será que um PC seria capaz de não só simular as decisões e possibilidades de cada indivíduo, animal, planta e partícula no mundo como também criar gráficos realistas o bastante para que não percebêssemos que estamos presos em uma realidade artificial? Se depender do trabalho de Rense de Boer com a Unreal Engine, a resposta é um sonoro: sim!

Como dá para conferir no vídeo acima, o artista digital recorreu ao motor gráfico da Epic Games e a texturas de altíssima qualidade – capturadas por meio de fotogrametria – parar criar rochas, cenários e até algumas plantinhas extremamente reais. A atmosfera desses ambientes, a forma como a luz ilumina os objetos e a profundidade de campo adotada pela câmera virtual completam o pacote de realismo fantástico do clipe.

A indústria dos games e a dos filmes estão cada vez mais próximas

Segundo Boer, o material bruto da produção foi registrado durante uma viagem à ilha espanhola de Fuerteventura e serviu para que ele criasse cerca de 200 pedras individuais para recriar em simulação algumas das paisagens visitadas por lá. Embora o designer tenha um foco maior em jogos, ele afirma em sua página oficial que a ideia com esse projeto foi mostrar que a indústria dos games e a dos filmes estão cada vez mais próximas e podem se aproveitar das mesmas ferramentas de construção de mundo.

Bem, não dá para negar que, sem humanos ou animais no clipe, a obra é bastante convincente. A máquina utilizada pelo artista para produzir suas peças ultrarrealistas consiste de um processador Intel Core i7 5960X, duas GeForce GTX 1080 Ti ligadas em SLI e nada menos que 64 GB de memória DDR4 2400 MHz. Sendo assim, será que é possível afirmar que computadores alienígenas também tirariam de letra a tarefa de renderizar nossa realidade em tempo real?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.