Como fazer stream dos seus jogos de forma simples

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer stream dos seus jogos de forma simples

Se você adora jogos de PC, com certeza tem o local perfeito para jogar: um computador com um bom desempenho, uma mesa na posição ideal e, claro, aquela cadeira que te deixa confortável em qualquer posição e não dá dor nas costas. E é lógico que não podemos nos esquecer do stream, algo que todo jogador com certeza gosta de fazer ou assistir. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que se faça uma transmissão de qualidade  tanto com a internet quanto com o software usado. Quer saber quais? Confira na nossa lista:

Verifique sua internet

Antes de começar, é preciso pensar no mais básico. Se você quer transmitir toda a ação do jogo com qualidade, é preciso que a sua internet esteja pronta para fazer isso. Seu computador pode ser ótimo para aguentar o processamento do jogo, mas será que a conexão também aguenta?  Afinal, ninguém gosta de jogar  muito menos de assistir  jogos com lag, falhas constantes na conexão e outros problemas causados por uma internet não muito boa.

Assim, se você tem TV a cabo na sua casa, pode ser uma boa opção utilizar um adaptador que aceite os cabos coaxiais. Caso contrário, um adaptador WiFi também pode funcionar, mas não se esqueça que o desempenho dele vai variar de acordo com o espaço da sua casa e outros aspectos.

Por onde eu começo?

A internet está pronta e você também? Ótimo! Então é só baixar o software correto para poder começar. Você pode utilizar o Steam In-Home Streaming, que permite a transmissão para Windows, Macs, Linux e outros sistemas. Se a conexão estiver boa, a experiência será praticamente como se você estivesse jogando em seu próprio computador. Porém, é importante lembrar que é necessário que todos os PCs estejam utilizando a mesma rede para o programa funcionar adequadamente.

E fique tranquilo, pois a configuração é bem simples: basta instalar o programa em seu PC principal, no qual você vai jogar, e no computador remoto. Depois, faça o login no aplicativo em ambos os computadores, e pronto: eles vão se conectar automaticamente. Viu como é fácil?

NVIDIA GameStream

A grande vantagem do Steam in-Home Streaming é que ele funciona com diversos jogos e sistemas operacionais, mas... Bem, isso só vale para os jogos da Steam. Uma alternativa é utilizar a tecnologia GameStream, que é nativa da empresa.

O programa permite o stream dos jogos de PC em boa resolução  estamos falando de 4K!   e com suporte a HDR para consoles e tablets NVIDIA. A boa notícia é que há um outro programa, que tem código aberto, que permite que o stream seja feito para mais dispositivos.

Se animou? Então, para começar, instale o NVIDIA GeForce Experience no seu PC principal. Depois que o app estiver instalado, clique no ícone de configurações  a engrenagem  e selecione a opção "Shield". Basta arrastar a chave para habilitá-la. Depois, é só fazer login no console ou tablet, e pronto: seu computador está conectado com o app.

O que é preciso fazer depois?

Mencionamos um software no item acima que será seu grande aliado: trata-se do MoonLight GameStream, que permite que você leve o stream além. Nele, é possível realizar a transmissão para Windows, Mac, Linux, celulares e tablets Android e, claro, o iOS. Mas, como isso é possível? Acontece que os desenvolvedores pretendem fazer com que qualquer dispositivo que rode o Google Chrome seja compatível com o programa e vão permitir vantagens como áudio remoto, resolução 4K e outras melhorias.

Para utilizar o GameStream, é preciso ter o NVIDIA GeForce pronto no computador principal. Então, instale o Moonlight no dispositivo remoto. Se você estiver utilizando o MoonLight Chrome, não se esqueça que é preciso baixar e arrastar o arquivo no formato CRX para o menu de extensões do navegador.

Quando estiver tudo pronto e você for realizar a conexão, basta procurar o outro PC que esteja rodando o GameStream. Caso ele não seja localizado, você pode utilizar o endereço de IP. Depois, basta digitar o código PIN mostrado, e pronto: as máquinas estarão conectadas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.