Cientificamente, qual seria a melhor música já feita?

2 min de leitura
Imagem de: Cientificamente, qual seria a melhor música já feita?
Imagem: vinylclocks

Gosto musical é algo muito relativo e, mesmo entre grupos de grande afinidade, pessoas tendem a apreciar o som sempre com alguma diferença. Ainda assim, grande parte da internet parece acreditar que a melhor música já feita, independente do gosto individual, é “Africa”, da banda norte-americana Toto. O grupo foi muito famoso nos anos 1980 com quatro álbuns de estúdio, mas será que o maior hit deles pode mesmo ser considerado a melhor música do mundo?

É muito provável que você esteja se perguntando que música é essa. Então, a gente colocou ela aí abaixo para você ouvir. Também é muito provável que você já tenha escutado esse som em algum lugar. Talvez em uma daquelas rádios estilo “easy”.

Seja como for, essa discussão sobre a melhor música apareceu no Twitter quando o escritor Tom Cox começou a escrever sobre o tema na rede social.

“Não existe uma ‘melhor música’ de verdade. A melhor música de todas é um conceito mutante permeado pelo tempo, esperança, desapontamento e pela Lua”.

Eu concordo com Cox nesse sentido, já que é bastante plausível que cada pessoa tenha sua música preferida e que determinada faixa faça muito sucesso no mundo de acordo com o que temos acontecendo ao nosso redor. Mas, em resposta a Cox, uma usuária do microblog trouxe a polêmica acerca de “Africa” do Toto, como sendo a melhor faixa já lançada e pronto.

"Não. É 'Africa' de Toto"

De fato é uma música agradável, e o professor de psicologia e neurociência da Universidade de Nova York, David Poeppel, disse ao Gizmodo que a tal faixa é boa mesmo.

“Na verdade, o trabalho da banda Toto acabou sendo notavelmente bom e sofisticado de acordo com músicos. Toto foi um grupo de músicos de estúdio muito sério e respeitado. Eles compuseram essas músicas com muito cuidado e foram incrivelmente bem-sucedidos com seus quatro álbuns. E os músicos de hoje adoram Toto mesmo”, disse.

Inteligência artificial

Outros pesquisadores da área concordam que existe pouca pesquisa científica para que uma afirmação como essa — de que tal música é a melhor de todas — possa ser feita, mas que é possível chegar a algo assim usando inteligência artificial para identificar o gosto de um indivíduo e encontrar a melhor faixa de todas para aquela pessoa. Entretanto, isso não seria exatamente ciência, já que nem mesmo os criadores desse software teriam total compreensão sobre como ele chegaria a tal resultado.

Além do mais, é meio óbvio que toda essa polêmica em volta de “Africa” só leva em consideração músicas cantadas em língua inglesa.  Considerando que se produz música em todo conto do mundo, é muito provável que a melhor faixa já criada esteja por aí escondida, caso ela de realmente exista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.