Disco do Radiohead traz easter egg que só roda em computador dos anos 80

1 min de leitura
Imagem de: Disco do Radiohead traz easter egg que só roda em computador dos anos 80

O Radiohead é uma das bandas mais influentes do mundo e sua obra-prima é, sem dúvida, o disco OK Computer, lançado em 16 de junho de 1997. Agora, em 2017, o álbum completa 20 anos e o grupo liderado por Thom Yorke lançou uma belíssima edição comemorativa, com direito a disco de vinil e fita cassete.

Para fazer os hipsters delirarem ainda mais com esse apelo retrô, a fita cassete traz um easter egg que precisa de condições bem específicas para ser reproduzido. Na maior parte do tempo, a fita apresenta gravações raras da banda, mas os últimos dois minutos trazem um incômodo som agudo que, aparentemente, não é nada além disso. Mas as aparências, aqui, escondem uma surpresa.

No Reddit, fãs da banda identificaram que se tratava de uma frequência reconhecida pelo ZX Spectrum, um dos mais tradicionais computadores britânicos dos anos 1980. O youtuber OooSLAJEREKooO utilizou um emulador para equalizar a frequência e ler o código presente no final da fita e, assim, descobriu uma mensagem escondida pela banda.

O easter egg lista o nome dos integrantes da banda e a data 19 de dezembro de 1996 além de uma série de sons típicos de plataformas 8-bits que fará os mais antigos voltarem no tempo. Aparentemente, os efeitos sonoros e os caracteres que surgem na tela fazem isso de forma aleatória, mas não dá para descartar que algo a mais esteja oculto ali.

Easter egg dentro do easter egg

Além de toda essa brincadeira curiosa, há ainda uma mensagem oculta dentro do próprio easter egg. Segundo o youtuber que extraiu o conteúdo da fita, o material traz a mensagem “Parabéns... Você descobriu a mensagens secreta syd vive hmmmm. Nós deveríamos sair mais” logo após os primeiros caracteres aparecerem na tela.

De acordo com o responsável por publicar o material no YouTube, a frase está escrita em preto sobre preto, o que impossibilita a sua leitura de forma convencional — ele garante ter extraído a mensagem do ZX Spectrum usando um editor binário. Agora, a pergunta que fica é: a qual Syd a mensagem do Radiohead se refere? Seria Syd Barret, o lendário guitarrista e fundador do Pink Floyd? Quem sabe algum outro indício oculto no easter egg possa nos contar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.