Breaking Bad vira isca para a realização de atividades criminosas

1 min de leitura
Imagem de: Breaking Bad vira isca para a realização de atividades criminosas

(Fonte da imagem: Divulgação/AMC)

Com a chegada iminente do último capítulo da série Breaking Bad (programado para o próximo domingo, 30), o número de pesquisas relacionadas à história de Walter White vem aumentado bastante. Segundo a Symantec, criminosos virtuais estão se aproveitando da situação para divulgar links maliciosos através de listas de spam e mensagens que prometem oferecer conteúdos inéditos relacionados ao seriado.

A empresa afirma que, na tentativa de atrair vítimas, os fraudadores se disfarçam como fãs do programa e passam a frequentar comunidades dedicadas a ele. A partir dessa atitude, eles começam a divulgar conteúdos como “episódios inéditos” e promoções de games e dispositivos móveis gratuitos que visam conseguir que pessoas cliquem em links que as redirecionam a páginas falsas.

Em um dos golpes, os criminosos convencem pessoas a baixar um suposto vídeo de 280 MB, acompanhado por outro arquivo menor que supostamente ensinaria a reproduzir o episódio de maneira correta. Quando o software é aberto, ele passa a executar um código que abre portas que permitem a invasão do equipamento utilizado e o roubo de informações sigilosas.

A Symantec afirma que as melhores formas de evitar a ameaça são verificar a procedência de grupos fechados em redes sociais, suspeitar de links com conteúdos supostamente inéditos e evitar arquivos que exigem downloads extras para serem visualizados. Além disso, a empresa recomenda entrar em contato com os administradores de redes sociais para sair de listas de spams e o uso de aplicativos de segurança originais e atualizados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.