Coronavírus

Ícone de Coronavírus
852 notícias  publicadas

O que é o Coronavírus? 

Coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. A partir da descoberta do novo agente — denominado COVID-19 —, no dia 31 de dezembro de 2019, a doença voltou a ser discutida. A primeira manifestação humana foi em 1937, mas apenas em 1965 foi dada a denominação coronavírus — em decorrência de sua forma, que lembra uma coroa. 

Sintomas 

O período de incubação é de, em média, 14 dias. Portanto, os sintomas devem aparecer até 2 semanas após a exposição. Os primeiros sinais da contaminação são semelhantes aos de uma gripe. Os indícios são febre e pelo menos uma complicação respiratória — tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros.

Como é transmitido? 

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou pelo contato com secreções, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, contato com objetos contaminados seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. 

Como prevenir?

Higienizar bem as mãos é o principal, além de evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; limpar e desinfetar superfícies manuseadas com frequência e por pessoas diferentes.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE