O fim do barulho constante dos coolers pode estar próximo

1 min de leitura
Imagem de: O fim do barulho constante dos coolers pode estar próximo

Se você possui um computador, notebook, video game ou qualquer outro dispositivo eletrônico que gere calor e precise dissipá-lo, sabe como o barulho do cooler (aquele pequeno ventilador que fica dentro do aparelho) pode ser estressante. Pensando nisso, a empresa RotoSub alega ter desenvolvido uma tecnologia que pode ser ideal para quem busca paz e tranquilidade em casa ou no escritório.

Utilizando do princípio de cancelamento de barulho, a empresa sueca desenvolveu uma maneira de incorporar tal ideia diretamente nos ventiladores, prometendo praticamente eliminar qualquer som gerado por eles.

Porém, essa tecnologia não é novidade. Fones de ouvido que seguem a mesma ideia já são uma realidade e seu funcionamento é bastante simples. O aparelho capta o som gerado, através de um microfone, e gera um sinal com a mesma amplitude do sinal original, contudo com fases invertidas. Essa inversão faz com que os dois sinais se cancelem entre si, eliminando o barulho.

A inovação fica por conta do método de aplicação. Caso fosse feita da maneira descrita acima, o sistema precisaria de um microfone e de dois alto-falantes (um de cada lado do cooler) para eficientemente cancelar o som, o que seria fisicamente inviável em aparelhos cada vez menores. Em vez disso, a RotoSub afirma que conseguiu produzir o sistema no próprio ventilador, alterando a angulação das pás. Contudo, a empresa se reserva o direito de não revelar o exato funcionamento do produto.

(Fonte da imagem: RotoSub)

A empresa ainda afirma que não produzirá seu sistema de cancelamento de som para venda. Contudo, ela está licenciando o método para outras companhias que queiram incorporá-lo a seus produtos. Confira abaixo o vídeo de release apresentado pela própria empresa, demonstrando a tecnologia.

Essa nova tecnologia com certeza será bem-vinda à residência de todos e o preço não parece que impactará na sua distribuição. Além disso, a aplicação do sistema pode ser expandida para qualquer espécie de sistema com pás de ventilação, como aparelhos de ar condicionado e até mesmo turbinas de avião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.