Quais apps usar para compactar vídeos e enviá-los por email ou WhatsApp?

4 min de leitura
Imagem de: Quais apps usar para compactar vídeos e enviá-los por email ou WhatsApp?

Internet lenta, taxas baixas de upload/download e arquivos pesados não combinam. É por isso que programas dedicados à redução do tamanho de dados multimídia são indispensáveis a usuários que costumam enviar vídeos via email ou através de apps como WhatsApp ou Facebook Messenger.

Neste artigo, você vai conferir uma série de programas dedicados à compressão de vídeos e que, durante o processo, não causam grandes perdas de qualidade de imagem. É claro que a resolução original das mídias sofre alterações, mas ainda assim é possível apreciar um filme em boa qualidade em formato “mais leve”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja a seguir uma série de softwares que realizam também a conversão dos arquivos.

Free HD Video Converter Factory (download)

Quem está à procura de um programa capaz de sugerir configurações ideais para a execução de vídeos junto de iPods, iPhones, consoles ou sistemas com Android pode fazer o download de Free HD Video Converter Factory agora mesmo.

Esta ferramenta determina a frequência de quadros e a taxa de bits indicada para uma boa reprodução da mídia em vários dispositivos e pode, ainda, converter o filme rapidamente. Mas atenção: este programa não suporta a compressão de clipes em 1080p; o resultado fica limitado à qualidade HD.

DVD Shrink (download)

DVD Shrink não apenas possibilita a cópia de discos; o programa é ainda um compactador, o que possibilita a redução do tamanho de um vídeo para a gravação.

Este software é indicado, por exemplo, a estudantes que desejam apresentar filmes curtos e incluir o vídeo junto de uma apresentação em Power Point em um pendrive com pouco espaço disponível.

DivX (download)

A suíte de aplicativos DivX é a solução a usuários que precisam de arquivos de vídeo menores, mas que tenham, ainda assim, qualidade de imagem semelhante à original após a conversão. Como uma das alternativas mais populares e eficazes para a compactação de mídias, o programa conta com uma série de opções para a personalização dos processos.

O diferencial está no mecanismo de “congelamento de pixels”: para reduzir a quantidade de dados processados por segundo, DivX “tira uma foto” dos elementos que não se movimentam em cena, exibindo-os, assim, continuamente até o próximo corte – o que dispensa o carregamento de mais pixels e diminui de forma considerável o tamanho final do arquivo de vídeo compactado.

Nero Recode (download)

Deseja extrair conteúdo de discos DVD ou Blu-ray e reproduzir filmes em seu aparelho Android ou iOS? Nero Recode é mais uma ferramenta que possibilita a escolha do formato mais adequado a um ou outro dispositivo. Capaz também de reduzir em até 4 GB o tamanho original do arquivo de vídeo, o programa promete resultados de alta qualidade graças à sua tecnologia de codificação otimizada.

HandBrake (download)

HandBrake é um software de código aberto que permite a definição do tamanho de saída do arquivo. Os formatos indicados para Apple TV, iPad e aparelhos Android podem ser também ajustados a partir dos presets listados pelo programa. Além de permitir o ajuste e adição de legendas e de demais faixas de áudio, esta ferramenta conta ainda com mecanismos de formatação personalizáveis.

Video to Video Converter (download)

Com suporte a mais de 200 formatos de entrada e saída, Video to Video Converter oferece ao usuário uma gama de opções para a compactação de filmes. Capaz ainda de transformar vídeos em imagens, o programa possui também ferramentas básicas de edição – o que permite a adição de filtros ou o corte de cenas, por exemplo.

Este software também é uma boa opção a quem deseja compactar vídeos sem perder muita qualidade.

Format Factory (download)

Format Factory é um dos programas mais populares usados para a conversão de dados multimídia. Com suporte a uma infinidade de arquivos de entrada, o aplicativo permite a seleção do formato e ajuste manual dos valores de saída, sugerindo, também, a extensão ideal ao aparelho de destino.

Capaz de restaurar vídeos danificados, o serviço pode ser a solução a usuários que têm de converter também áudio e fotos para demais formatos (saiba mais aqui).

Como compactar e enviar vídeos pelo WhatsApp

O limite para o envio de vídeos via WhatsApp é de 16 MB, mas é comum que registros feitos por câmeras parrudas ultrapassem essa marca e não possam, então, ser compartilhados. Assim, compactar vídeos é uma opção a usuários que desejam usar o mensageiro para divulgar arquivos multimídia.

Reduzir a taxa de bits, diminuir a resolução e ajustar o formato de saída do vídeo são opções que ficam à disposição de quem faz uso de apps para compactação de extensões em smartphones. Confira abaixo duas opções de softwares dedicados à compressão de vídeos para aparelhos com Android e iOS.

Para WP

Video Optimizer for Whatsapp é um aplicativo dedicado ao sistema operacional para mobiles da Microsoft. Disponível via Loja (R$ 2,50), a ferramenta fornece ao usuário várias opções para a personalização da conversão. Além de processar filmes, o app suporta ainda a compressão de mídias de áudio para formatos alternativos.

...

Qual app ou programa para PC você usa para compactar vídeos? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.