Como transformar o Windows em um ponto de acesso para compartilhar internet [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como transformar o Windows em um ponto de acesso para compartilhar internet [vídeo]

Mesmo que você não tenha um roteador wireless, é possível conectar o PC à internet com fio e fazer com que outros computadores se conectem sem fio por meio dele. Não importa se o dispositivo é um desktop ou um laptop, se ele possui suporte para conexão sem fio (Wi-Fi), você só precisa de um programa para transformá-lo em um ponto de acesso.

É exatamente isso que você aprende agora: a fazer do computador um ponto de acesso. Você precisa de poucas coisas e o único contratempo é que provavelmente estas dicas funcionem somente em PCs com o Windows 7.

Pré-requisitos

Se você usa um desktop, pode baixar e instalar o Virtual Router, um programa bem simples e que necessita de pouquíssima configuração para ser usado. Clique abaixo para fazer o download.

Clique para baixar

Outra alternativa, tanto para desktop quanto para notebook também é o Connectify. Clique no botão para baixar o aplicativo.

Clique para baixar

Faça você mesmo

Virtual Router

Após baixar, instalar e executar o programa você vê uma tela em que existem dois campos a serem preenchidos: “Network Name” e “Password”. Eles representam o nome da rede e a senha, respectivamente.

A senha deve ter, no mínimo, oito caracteres. No campo “Shared Connection”, você escolhe qual conexão será compartilhada. Lembre-se de selecionar nesta opção a rede com conexão com a internet.

Virtual Router

Finalizadas todas as configurações, clique em “Start Virtual Router” para fazer do seu computador um roteador virtual. Alguns segundos depois você já pode visualizar na central de redes do Windows 7 sua nova conexão:

Pronto! Agora qualquer outro dispositivo capaz de acessar a internet sem fio e que esteja por perto poderá se conectar por meio do seu computador, basta que possua a senha para entrar na rede.

Central de redes do Windows

Connectify

Após instalar o programa, é necessário reiniciar o computador para que ele seja ativado. Como o aplicativo oferece mais do que uma versão, o primeiro passo é informar que você quer utilizar a alternativa gratuita.

Escolhendo a versão

Logo após o procedimento, uma janela é aberta junto à área de notificação do Windows. É preciso preencher os campos “Hotspot Name” (com o nome que você quer atribuir à rede, logo após o prefixo "Connectify") e “Password" (senha de uso); ela precisa ter no mínimo 8 caracteres. Selecione como conexão a ser compartilhada a "Conexão de Rede sem fio". Então, clique em “Start Hotspot”.

Definindo as configurações

Pronto! A configuração está feita e agora também é possível visualizar uma nova rede na central do Windows (que pode ser acessada mediante o uso da senha definida). Isto significa que nenhum dos seus dispositivos ficará sem acessar a internet por falta de um roteador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.