A jogatina online virou uma verdadeira febre, ainda mais com a enorme variedade de títulos de FPS que levam os jogadores a passarem horas em frente ao PC para mostrar quem é o melhor pistoleiro.

Na teoria, tudo que você precisa para jogar é um computador compatível com o game, um mouse, um teclado e, claro, uma conexão de internet.

Ocorre, no entanto, que nem sempre os jogadores obtêm resultados satisfatórios, pois as conexões no Brasil deixam muito a desejar. Às vezes, o problema está no ping, em outros casos, a velocidade de download é insuficiente, mas é claro que alguns lags acontecem por culpa dos próprios servidores do jogo.

Entre tantas variáveis, uma que geralmente não é levada em conta é a velocidade de upload, visto que os jogos não precisam enviar muitos dados para os servidores. Mas será que é bem assim? A velocidade de upload não tem importância alguma para a jogatina online? Isso é o que vamos conferir neste artigo!

Comunicação constante

Antes de analisarmos se o envio de dados realmente interfere na hora de jogar, é importante pensar sobre o que o upload representa em uma conexão. A verdade é que, assim como em um diálogo entre duas pessoas, a comunicação entre um computador e um servidor só é possível quando duas pessoas efetivamente falam (upload) e escutam (download).

Assim, mesmo que seja por apenas alguns segundos e com poucas palavras, você precisa emitir sons para que seu ouvinte saiba o que você quer comunicar. A fala também é essencial quando a outra pessoa envolvida no diálogo faz uma pergunta. A conversa simplesmente termina se uma das pessoas fica muda.

Com a conexão de internet, a mesma analogia é válida. Seu computador precisa estar em constante diálogo, enviando e recebendo informações. Mesmo que seja durante a navegação em um site como o Tecmundo, sua placa de rede enviará solicitações e pedidos para o servidor.

Ao clicar em um link, por exemplo, seu navegador vai mandar tal requisição para a máquina remota, obtendo uma resposta em alguns segundos com os dados que devem ser carregados. Essa troca de dados é constante em todos os tipos de rede. Em geral, o consumo de dados do upload é limitado, visto que poucas informações são enviadas na hora de um download. Contudo, isso não quer dizer que ele não tenha papel fundamental.

Problemas graves na jogatina online

Quando tratamos de jogos, o uso de upload dificilmente é levado em conta pelo jogar, que geralmente pensa que sua conexão de “10 mega” dará conta do recado. De fato, normalmente uma conexão com essa velocidade de download é suficiente para receber os dados do servidor, mas ainda é preciso averiguar a questão do upload.

Por quê? Bom, pense que cada movimento que você faz no jogo deve ser enviado para o servidor no menor tempo possível. Basicamente, se determinada informação demorar a ser enviada, você pode acabar tendo seu desempenho prejudicado e perder muitos pontos (um atraso mínimo que aconteça é suficiente para que um inimigo se aproveite).

Assim, a taxa de upload deve atender aos requisitos mínimos do jogo. Em alguns títulos, essa velocidade é de 512 kbps, em outros pode ser de 1 Mbps. Tudo depende do modo como o jogo opera (o que inclui inúmeras variáveis), mas a verdade é que vários pacotes de dados são enviados todos os segundos.

É preciso considerar ainda que existem perdas durante o caminho. Às vezes, uma determinada informação é extraviada e sua conexão deve estar preparada para reenviar os dados. Portanto, você deve ficar ciente de que o upload pode sim afetar sua jogatina e caso algum problema aconteça em seu modem ou no provedor do serviço, você vai sentir o impacto.

Quanto é consumido durante uma partida?

De acordo com as estatísticas do site My Gaming, uma partida de 20 minutos de Battlefield 3 recebe 9,33 MB (download) de dados e envia 4,92 MB (upload) de informações. No caso do jogo Crysis 2, jogar por 20 minutos resulta em 5,42 MB de download e 4,06 MB de upload.

Como você pode ver, o consumo de dados é pequeno, mas é preciso ter uma latência baixa e uma velocidade que seja capaz de atender a essa demanda. Vale salientar ainda que tudo depende do jogo, da fase, da quantidade de players na partida e de uma série de outros fatores.

No fim, o que você precisa saber é que o upload é importante e não adianta ter uma conexão de “100 mega” se o envio de dados é limitado a 128 kbps. Você já teve problemas durante suas partidas online? Imaginava que o consumo de dados de upload pode quase se igualar ao de download?