Alguns sites não abrem só na minha máquina, o que fazer?

4 min de leitura
Imagem de: Alguns sites não abrem só na minha máquina, o que fazer?

Ao acessar a internet, você está sujeito a diversos tipos de erros, porém, alguns usuários passam por vários problemas que parecem não ter explicação. Já imaginou como seria esquisito se todos os sites estivessem carregando normal, mas o YouTube estivesse exibindo uma tela de “Endereço não encontrado”? Pois saiba que este problema pode ocorrer e, normalmente, não é o site em questão que está com problema, mas seu computador ou roteador (inclua o modem como um roteador).

Uma maneira de conferir se o problema ocorre apenas em seu computador, é tentar acessar o site através de outros dispositivos. Por exemplo, se um smartphone consegue acessar o site, ou quem sabe seu vizinho não esteja tendo problemas, pode começar a pensar em uma solução na sua rede ou no seu PC.

Caso você esteja tendo um problema desse tipo, ou tenha interesse em aprender como solucionar este mistério, acompanhe este artigo para saber como solucionar mais um possível problema que ocorre nas redes. Vamos começar procurando uma solução isolada para seu computador.

Soluções no seu computador

Os navegadores mais recentes já apontam possíveis causas para o erro apresentado. Na imagem abaixo, confira no Mozilla Firefox a indicação de como proceder para resolver o problema. Veja que as duas primeiras soluções que o Firefox indica são bem simples, portanto, apenas confira se digitou o endereço corretamente.

O DNS geralmente é o culpado

As configurações da sua rede são cruciais para seu acesso a internet. Portanto, sempre que ocorre algum erro ao acessar algo na web, as configurações da rede devem ser verificadas. Neste caso especificamente, o seu IP deve estar normal, porque há como entrar em outras páginas. Portanto, o único capaz de gerar problemas é o endereço DNS. Você ainda não sabe o que é DNS? Confira nosso artigo com a definição básica do termo clicando aqui.

Trocando meu endereço DNS

Já que o DNS parece ser o problema, vamos alterá-lo. Antes de ir para o processo de mudança de DNS, você deverá ter outro endereço para substituir. Você pode procurar pela web por um endereço DNS, mas não é tão fácil encontrar um endereço que seja eficiente e garantido. Por isso o Baixaki lhe apresenta o OpenDNS, confira abaixo e depois parta para a explicação sobre alteração dos endereços DNS.

OpenDNS

Pensando nos problemáticos endereços DNS das operadoras e provedores de acesso a internet, foi criado o OpenDNS. Um serviço útil e funcional em qualquer lugar do mundo, o qual tem garantia maior de funcionamento e traz mais proteções do que os servidores DNS comuns.

Com o OpenDNS você poderá garantir mais segurança, acessibilidade e agilidade. É muito difícil não conseguir conexão através do OpenDNS, pois o serviço tem muitos servidores na Europa e nos Estados Unidos. Além disso, o OpenDNS conta com uma vasta quantidade de vantagens, veja:

  • Phishing Protection: recurso exclusivo do OpenDNS, o qual mantém os usuários do serviço longe de sites fraudulentos.
  • Web Content Filtering (com Adult Site Blocking): além de bloquear os sites falsos, o OpenDNS também tem um filtro para sites ofensivos. 
  • Shortcuts: caso você prefira se registrar no serviço, você pode atribuir atalhos para seus sites favoritos, de modo que o OpenDNS detecta automaticamente seu IP e facilita sua navegação.
  • Type Correction: relaciona o endereço errado com o que você pretendia visitar. Evidentemente, quando o erro na digitação é grande, o OpenDNS pergunta qual página você está tentando acessar.

Vamos configurar

Agora, que você já tem os endereços para substituir, não perca tempo e ande logo para a configuração

Endereço Primário:208.67.222.222
Endereço Secundário:208.67.220.220

1. Acesse o "Painel de Controle" e então escolha "Central de Redes e Compartilhamento". Logo em seguida escolha a opção "Alterar as configurações do adaptador".

2. Clique com o botão direito sobre a “Conexão Local” (ou a conexão que você utiliza como padrão, seja Wi-Fi ou Ethernet) e vá em “Propriedades”.

3. Agora clique sobre o ícone “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e pressione o botão “Propriedades”.

4. Na parte inferior da janela há uma área dedicada exclusivamente à configuração de DNS. Marque  em “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Agora, é só digitar nas duas caixas os endereços do OpenDNS — os mesmos que você viu mais acima — e clicar em “OK”.

Vários PCs na rede? Configure o roteador

A configuração em um computador apenas é relativamente fácil. Porém, se você tiver vários computadores ligados em um roteador, hub ou switch, a melhor ideia é configurar somente o dispositivo principal, para evitar a configuração manual em vários PCs. Abaixo, há uma configuração de exemplo, mas você deverá procurar os mesmos itens no seu roteador. Vale lembrar que isso vai afetar toda a rede doméstica:

  • 1. Acesse o endereço de seu roteador (deve ser algo como 192.168.0.1 ou 10.0.0.1) e entre com o usuário e senha (confira no manual do aparelho estes detalhes).
  • 2. Vá em “Wan” e encontre o local onde você pode substituir os endereços ”DNS”
  • 3. Coloque os endereços do OpenDNS. Salve as configurações e reinicie o roteador.

......

Pronto, agora os sites que você não conseguia visualizar devem estar carregando normalmente em todos os computadores da rede. Vale frisar que os endereços do OpenDNS podem ser utilizados pelo tempo que você quiser. Mas, é melhor utilizá-los temporariamente, visto que os endereços DNS da sua operadora ou do seu provedor são atualizados constantemente, tornando desnecessário utilizar os serviços do OpenDNS.

Você já teve problemas com o DNS na sua rede? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.