Como compartilhar Internet Banda Larga

2 min de leitura
Imagem de: Como compartilhar Internet Banda Larga

Atualmente, em virtude dos valores mais acessíveis e melhor custo benefício, a maioria dos usuários de computador e internet conta com conexões de acesso rápido em casa. Ainda falando em facilidades, nos dias de hoje também está mais simples e acessível a aquisição de equipamentos e não é incomum ter mais do que um PC na mesma casa.

Com isso, algumas vezes há a necessidade de se acessar a internet de mais de um computador ao mesmo tempo e muitos acabam comprando mais de um ponto de acesso, aumentando consideravelmente o custo mensal do serviço.

O que nem sempre é um fato conhecido é que, para compartilhar a internet banda larga entre mais de um computador, não é obrigatório se adquirir junto à prestadora do serviço mais de um ponto de acesso, basta montar uma pequena rede doméstica para se compartilhar a conexão.

Compartilhar a internet banda larga é mais fácil do que se imaginaPara isso, você precisará de alguns equipamentos como um roteador, um hub/switch (caso seu modem seja um roteador mas não possua o número de portas necessárias para o compartilhamento, por exemplo) e cabos de rede conforme a quantidade de computadores que compartilharão a mesma conexão. Cabe sempre lembrar que a velocidade de conexão será compartilhada entre os PCs conectados à rede.

Um roteador, de uma maneira simples, é o aparelho que fará a ponte da conexão entre o modem e os computadores. Um dos cuidados que deve ser tomado em sua aquisição é verificar se o número de portas (entradas nas quais os computadores serão ligados) disponível nele é compatível com sua necessidade.

Alguns modems já são roteadores e só será preciso comprar um hub/switch para efetuar a conexão dos computadores caso ele não conte com o número de portas desejadas. Para verificar se este é seu caso, verifique no manual do aparelho ou entre em contato com o fabricante.

Então, basta pegar um cabo de rede pino-a-pino para cada computador. Normalmente, estes cabos são azuis ou cinzas e como todos os outros equipamentos citados, podem ser adquiridos em lojas de informática no tamanho necessário.

Poucas configurações são necessáriasJá em posse dos equipamentos, por meio de um cabo de rede, ligue seu modem — já instalado à conexão de internet e previamente configurado — ao roteador na entrada apropriada (algumas vezes esta entrada é especificada no roteador como “WAN”, mas para se certifica, consulte o manual do aparelho). Feito isso, conecte os outros cabos de rede na entrada dos computadores e em qualquer uma das portas do roteador.

Não se esqueda que todos os computadores conectados devem receber um IP automaticamente. Isso já é uma configuração padrão do Windows, mas para ter certeza, acesse o “Painel de Controle” eescolha a opção “Conexões de rede”.

Na tela seguinte, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão sem fio e clique em “Propriedades”. Então, selecione “Protocolo TCP/IP” e clique em “Propriedades”. Na tela de configurações, verifique se as opções “Obter endereço IP automaticamente” e “Obter endereço dos servidores DNS automaticamente” estão selecionadas.

Ao término deste procedimento, sua conexão já estará compartilhada entre todos os computadores ligados. Por meio desta rede, você também poderá compartilhar arquivos e impressoras, bastando configurá-la para tal função em todos os computadores.

...a rede pode ser aproveitada, também, para compartilhar arquivos e impressoras

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.