Grandes sites testam endereços novos durante o IPv6 Day

1 min de leitura
Imagem de: Grandes sites testam endereços novos durante o IPv6 Day

(Fonte da imagem: Internet Society)

Nesta quarta-feira (8 de junho) acontece o IPv6 Day, uma iniciativa de grandes sites da internet para incentivar os usuários a usar um novo sistema de endereços. A iniciativa se deve ao fato de os endereços registrados no sistema Internet Protocol 4 estarem próximos ao fim, o que exige uma nova nomenclatura para que a internet continue funcionando de maneira sustentável.

Entre os parceiros da iniciativa estão gigantes como o Google, Facebook, Nokia e a Microsoft, através do site de buscas Bing. Na prática, os usuários não sentirão nenhuma diferença durante o acesso ou navegação pelos endereços, que permanecem sendo acessados da mesma forma.

Protocolo de conexão do futuro

O novo protocolo de conexão é utilizado na estrutura interna dos sites, ficando invisível para o usuário comum. Apesar de a maioria dos navegadores estarem preparados para lidar com a novidade, a Google alerta que algumas pessoas podem enfrentar problemas de instabilidade durante o período de testes do novo padrão.

(Fonte da imagem: Site da Google sobre o IPv6)

Para participar da iniciativa, basta acessar o site oficial do IPv6 Day e conferir os links destinados a donos de websites e administradores de redes. Caso deseje descobrir se a conexão utilizada está pronta para lidar com o novo protocolo de conexão, clique aqui para acessar um site que contém alguns testes rápidos e totalmente em português.

Confira o artigo “IPv6: o futuro da internet” para conhecer mais detalhes sobre a novidade e saber o que vai mudar a partir da implementação definitiva da novidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.