Empresa mostra possibilidades de uso da tecnologia LiFi na CES 2014

1 min de leitura
Imagem de: Empresa mostra possibilidades de uso da tecnologia LiFi na CES 2014

(Fonte da imagem: Reprodução/Oledcomm)

A empresa Oledcomm é a responsável por desenvolver e oferecer a tecnologia LiFi de transmissão de dados por meio de fontes luminosas. Na CES 2014, realizada na última semana em Las Vegas, a companhia apresentou formas de como esse recurso pode ser utilizado comercialmente.

Quando pensamos na comunicação entre aparelhos, acabamos nos restringindo às maneiras mais simples de troca e envio de arquivos, transmissão de mídias ou práticas similares. Porém, o LiFi permite aplicações muito mais ousadas e interessantes de interação entre os dispositivos.

Com aparelhos equipados com sensores de luz no lugar antes reservado para as câmeras frontais, a empresa demonstrou como é possível induzir comandos e transmitir conteúdos para smartphones utilizando apenas pontos luminosos.

Isso significa que luzes carregando dados podem iniciar vídeos, enviar fotos, abrir aplicativos e rodar programas apenas com a aproximação de um aparelho LiFi a um campo luminoso. Há grande potencial para essa tecnologia ser utilizada, por exemplo, para campanhas publicitárias dirigidas ao consumidor dentro de uma loja ou nas vitrines de uma calçada.

As possibilidades de uso do LiFi vão além, portanto, da simples eliminação de fios e cabos, mas ainda está distante do usuário. As fabricantes de aparelhos celulares ainda precisam decidir aceitar a tecnologia e incluir sensores de luz em seus produtos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.