Conheça o primeiro carro biodegradável do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o primeiro carro biodegradável do mundo

Vale a pena prestar atenção em conceitos de produtos que consigam aliar criatividade, beleza e preocupação com o meio ambiente. O The Phoenix é uma dessas novidades, já que ele é o primeiro carro biodegradável do mundo e ainda possui um design elegante e futurista.

The Phoenix, o primeiro carro biodegradável do mundo (Fonte da imagem: Divulgação/Kenneth Cobonpue)

Os designers Kenneth Cobonpue e Albrecht Birkner criaram esse modelo tentando encontrar uma solução mais ecologicamente consciente para um problema que já é bastante preocupante: o destino dos carros antigos, que não servem mais para uso nas ruas.

Apesar de os ferros velhos aproveitarem algumas partes deles, muito ainda é jogado na natureza, e eles não sumirão de lá por centenas – às vezes milhares – de anos. O The Phoenix não possui esse problema, já que é completamente biodegradável. Ele é construído com materiais que, após o descarte do veículo, serão degradados naturalmente pelo meio ambiente.

O carro foi construido a partir de bambu, vime, aço e nylon (Fonte da imagem: Divulgação/Kenneth Cobonpue)

Construído em dez dias pelos designers responsáveis pelo projeto, o The Phoenix é feito predominantemente de bambu, além de vime, aço e nylon, e possui uma espécie de data de validade. Isto é, ele pode durar em média por volta de 15 anos, depois dos quais pode ser descartado praticamente sem causar impactos naturais.

Levando em conta que os consumidores em geral consideram que os carros são “usáveis” por até 20 anos depois da sua fabricação, o The Phoenix preenche bem as necessidades do mercado, além de colaborar com as tentativas de salvar o planeta, ou pelo de menos não piorar o estrago que está sendo feito.

É claro que o seu visual pode mudar, afinal ele é apenas um conceito, mas a mensagem que os designers estão querendo passar é que é possível construir um carro que seja mais amigo do meio ambiente. O The Phoenix é apenas o primeiro e deve servir de modelo para os próximos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.