Estudantes da Universidade de Stanford desenvolvem laptop reciclável

1 min de leitura
Imagem de: Estudantes da Universidade de Stanford desenvolvem laptop reciclável

Laptop Bloom sendo desmontado.

Fonte da Imagem: BusinessWire/Autodesk

A desmontagem de um laptop para reaproveitamento de componentes é um processo longo e difícil, uma vez que são necessárias várias ferramentas específicas e a economia de espaço faz com que as partes sejam acopladas de forma pouco prática, visando um melhor aproveitamento da área interna.

Pensando em melhorar a viabilidade de reutilização e reciclagem de componentes de laptops, estudantes da Universidade de Stanford criaram um protótipo de notebook ecologicamente correto, pelo menos no que tange o reaproveitamento de peças.

Você pode utilizar o teclado longe da tela.

Fonte da Imagem: Autodesk

O projeto, apelidado de Laptop Bloom, é um sistema modular de componentes que pode ser completamente desmontado em apenas 10 passos, totalizando um tempo de 2 minutos sem o uso de ferramenta alguma. Um laptop normal utiliza até 120 passos para a desmontagem, e requer aproximadamente 45 minutos no processo.

O sistema não prioriza apenas a reciclagem, já que fazer um upgrade no sistema de um Laptop Bloom também se torna simples como encaixar uma nova peça num quebra-cabeças simples. A ergonomia não foi deixada de lado, e um sistema de teclado e touchpad destacáveis permite ao usuário posicionar os periféricos em uma posição mais confortável para a utilização do computador.

O Laptop Bloom e sua equipe foram os ganhadores do prêmio Inventor do Mês de outubro da Autodesk.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.