Primeiras impressões: testamos o smartphone ASUS Zenfone Selfie [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: testamos o smartphone ASUS Zenfone Selfie [vídeo]

Não é de hoje que as câmeras frontais passaram a ganhar mais importância nos smartphones. As fotos pessoais – as chamadas “selfies” – se tornam mais populares a cada dia e, por conta disso, os fabricantes viram nesse recurso uma oportunidade de investimento que possa agradar os consumidores.

Somente neste ano, chegaram ao mercado modelos com sensores de até 8 megapixels na câmera frontal. A ASUS decidiu colocar as câmeras frontais em pé de igualdade com as câmeras traseiras e, na edição deste ano da Computex 2015, revelou o seu mais novo smartphone, o Zenfone Selfie.

O modelo é praticamente o mesmo Zenfone 2, anunciado no início do ano durante a CES 2015. A principal diferença aqui fica por conta da câmera frontal, cuja resolução é de 13 megapixels. Durante a feira tivemos a oportunidade de conferir de perto o aparelho, que ainda não tem data para chegar para às lojas.

Zenfone 2: agora em versão selfie

Não há como não perceber as semelhanças entre o Zenfone 2 e o Zenfone Selfie. Os modelos são extremamente parecidos no que diz respeito ao design. Entretanto, há duas novidades interessantes: a primeira delas a utilização do processador octa-core Snapdragon 615, que deve marcar o início de uma parceria da ASUS com a Qualcomm.

Até então, a empresa asiática havia optado por utilizar apenas processadores Intel em seus smartphones, mas ao que parece essa “exclusividade” deve ter chegado ao fim. Ainda durante a Computex, a ASUS revelou modelos do Zenfone 2 – que não serão lançados no Brasil – equipados com processadores da Qualcomm.

Mas o principal atrativo, e que serve até para dar nome ao novo aparelho, é mesmo a câmera frontal. Com abertura focal f/2.2 e resolução de 13 megapixels, ele imediatamente se torna a mais potente do mercado nesse quesito. Não é nenhuma revolução, apenas uma adaptação aos pedidos de uma grande parcela de consumidores.

Acessório inusitado

Juntamente com o smartphone, a ASUS lançou também um acessório chamado “Selfie Swing”. Trata-se de uma espécie de extensor que permite ampliar o alcance do braço na hora de tirar uma selfie. A alça é integrada na própria carcaça do aparelho, mas é vendida separadamente. Ou seja: você precisa comprar outra carcaça traseira para contar com o Selfie Swing no seu Zenfone Selfie.

Zenfone Selfie: especificações

  • Sistema operacional: Android 5.0
  • Tela: IPS de 5,5 polegadas com proteção Gorilla Glass 4
  • Resolução de tela: 1920x1080 pixels
  • Densidade de pixels: 403 ppi
  • Processador: octa-core Qualcomm Snapdragon 615
  • RAM: 2 GB ou 4 GB
  • Armazenamento: 16 GB, 32 GB ou 64 GB
  • Câmera frontal: 13 megapixels com abertura f/2.2
  • Câmera traseira: 13 megapixels com abertura f/2.0
  • Cores: rosa, vermelha, verde, prata e dourada
  • Data de lançamento: terceiro trimestre de 2015 (mercado internacional)
  • Preço final: não divulgado

Vale a pena esperar por ele?

O Zenfone Selfie não chega ao mercado para ser o aparelho mais potente da atualidade. Aliás, sua proposta é bem clara: a de ser o celular com melhor câmera frontal que você pode encontrar nas lojas. E nesse ponto, ao menos pelas especificações técnicas, ele tem grandes chances de conquistar esse posto. A confirmação teremos apenas quando testes mais apurados puderem ser realizados.

O Zenfone Selfie deve chegar às lojas internacionais durante o terceiro trimestre de 2015. Em contato com a ASUS Brasil, a empresa nos informou que, ao menos por enquanto, não há previsão de lançamento do aparelho por aqui. Contudo, caso isso aconteça, a chegada dele deve ocorrer apenas no último trimestre do ano.

O TecMundo viajou à Taipei para a Computex 2015 a convite da ASUS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.