Por dentro do quartel-general da ASUS

3 min de leitura
Imagem de: Por dentro do quartel-general da ASUS

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A cidade de Taipei, capital de Taiwan, abriga dezenas de fábricas de componentes e eletrônicos. Com pouco mais de 2,6 milhões de habitantes, o país tem a maior parte do foco de sua economia no desenvolvimento tecnológico. É nesse cenário que em 1990 foi criada a ASUS, maior empresa do país e um das maiores da Ásia.

Embora tenha pouco mais de 20 anos, a ASUS alcançou em pouco tempo um status repeitável junto aos consumidores. Hoje, a empresa produz componentes para empresas como Sony, Apple, Alienware, HP e Compaq, além de contar com com sua linha própria de produtos, cada vez mais ampla.

Em visita à Taipei, à convite da ASUS, para acompanhar a Computex 2012, segunda maior feira de tecnologia do mundo, aproveitamos a oportunidade para conhecer o quartel-general de uma das maiores empresas do mundo tecnológico. Em nossa visita guiada, pudemos conversar com engenheiros e executivos da companhia e entender como é fazer parte da empresa taiwanesa.

Tecnologia por todos os lados

Logo na entrada do imponente prédio de 16 andares da empresa, um quadro impacta os visitantes. Trata-se de uma réplica da Mona Lisa, famoso quadro de Leonardo Da Vinci, construído apenas com peças de computador. Em um estilo surrealista, o quadro "derrete" aos olhos de quem chega até à empresa.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O espaço conta com uma praça de alimentação, de três andares, para acomodar todos os funcionários nos horários das refeições. Além disso, itens como academias de ginástica, aulas de alongamento e até mesmo quadras de basquete e squash estão à disposição dos colaboradores para serem utilizadas quando eles bem entenderem.

No hall de entrada estão expostos também alguns dos troféus conquistados pela empresa ao longo de sua trajetória. E eles não são poucos. Somente em 2011 a empresa receeu nada menos do que 3.886 prêmios em todo o mundo, uma média de quase 10 troféus e menções honrosas por dia.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Números da empresa

A ASUS conta hoje com 11 mil funcionários espalhados em 57 escritórios pelo mundo, além de pelo menos outros 3 mil colaboradores indiretos. Na sede em Taipei é onde nascem os projetos e onde estão localizados alguns dos laboratórios de desenvolvimento de tecnologia.

Desde 2003, a empresa só não apresentou crescimento em um ano, 2009. O faturamento anual na atualidade é estimado em US$ 12 bilhões, sendo que somente a marca está avaliada em US$ 1,6 bilhão. Notebooks, Eee PCs e Eee Pads correspondem a 74% do faturamento, enquanto componentes como placas de vídeo e placas-mãe são responsáveis por outros 16%.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A ASUS é líder mundial no segmento de placas-mãe, tendo comercializado 420 milhões de unidades desde a sua fundação. Além disso, a empresa detém o terceiro lugar na venda de computadores portáteis.

Design inovador

Infelizmente não tivemos acesso às salas em que é pensado o design dos produtos da empresa. Entretanto, conversando com o líder e porta-voz da equipe que conta com mais de 150 profissionais, pudemos entender melhor o conceito de "Hear, create and deliver" (ouvir, criar e entregar) que guia as ações do grupo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Alguns produtos foram citados por ele como motivo de orgulho para a empresa: o ASUS U6 Bamboo, lançado em 2008, foi o primeiro computador a usar materiais sustentáveis em sua construção e o ASUS Transformer, de 2011, que lançou um olhar inovador para o setor de portáteis.

ASUS Sonic Master e Thunderbolt

Outro ramo importante na empresa é o desenvolvimento de áudio. A empresa vem investindo bastante no segmento e, consequência disso, em 2009 apresentou a tecnologia Sonic Master. A tecnologia Maxx Audio 3, que permite uma série de ajustes dinâmicos de graves e canais, chegou a ganhar um Grammy pela sua contribuição à indústria fonográfica.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na sala seguinte, conversamos com um dos gerentes de produto responsáveis pela colocação da tecnologia Thunderbolt no mercado. Capaz de atingir taxas de transferência de até 10 Gbps, o gerente apresentou ainda um SSD externo com conexão Thunderbolt e a placa de expansão Thunderbolt EX, que adapta o novo formato às placas atuais.

ASUS Open Cloud Computing

Encerrando a visita, nosso último compromisso foi um dos engenheiros que trabalha no mais novo projeto da empresa, o ASUS Open Cloud Computing. Ele explicou em detalhes como deve funcionar a nova tecnologia, que permitirá que qualquer pessoa acesse dados pessoais a partir de um smartphone via internet.

Diferente de outros serviços, em que o conteúdo é armazenado em um servidor na nuvem, no caso do sistema da ASUS a ideia é transformar o seu próprio computador em algo do gênero. Assim, você pode acessar sua máquina via smartphone e visualizar e executar os arquivos que desejar, alem de poder compartilhar seu PC com os amigos.

Fonte: ASUS

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.