Cada vez mais fracas, empresas nipônicas de PC podem se unir [rumor]

1 min de leitura
Imagem de: Cada vez mais fracas, empresas nipônicas de PC podem se unir [rumor]
Imagem: Japan Times

O que as empresas Toshiba, Vaio e Fujitsu têm em comum? Todas são gigantes no mercado japonês de PCs e estão cada vez mais fracas pela queda constante nas vendas de desktops e notebooks. A Toshiba, no entanto, parece estar buscando uma solução interessante para lidar com isso: unir forças realizando uma fusão das três companhias na área.

As informações vieram em uma matéria recente do jornal Nikkei. Segundo eles, as três empresas estariam em negociações sobre a possibilidade de unir suas divisões de PC sob uma mesma bandeira – no caso, da Vaio –, com as outras duas companhias fazendo investimentos e a transferência de seu pessoal.

Com isso, o trio passaria a somar um domínio de 30% do mercado, ultrapassando os 26,3% da Lenovo. O plano também tem como alvo cortar custos indiretos, unindo as operações das empresas e as colocando em melhor posição ao negociar com fornecedoras.

Será mesmo verdade?

Mal os rumores surgiram, e as empresas envolvidas já trouxeram respostas sobre o assunto. Falando com o The Wall Street Journal, a Vaio, por exemplo, negou completamente estar em contato com a Toshiba – ela até mesmo afirmou que a declaração da Nikkei era uma “completa especulação”.

Já no caso das outras duas, a resposta foi bem mais evasiva. A Fujitsu disse que está ainda analisando suas opções e não tomou nenhuma decisão; já a Toshiba apenas afirmou que está em contato com fabricantes do país e do exterior.

Entre rumores e negações, é importante notar que, mesmo se as empresas estiverem pensando na possibilidade, elas ainda estão apenas estudando os números e negociando o que será das companhias. Logo, não seria impossível que as três acabassem desistindo da fusão, dados os baixos benefícios que ela traria para as companhias.

Já se tudo for um sucesso, a previsão é de que as companhias combinadas tenham seu lançamento em abril de 2016.

Qual é o futuro para o mercado de PCs? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.