Como desinstalar bloatwares de seu novo computador

2 min de leitura
Imagem de: Como desinstalar bloatwares de seu novo computador

Desinstale extensões inúteis e deixe seu sistema rodando sem engasgos. (Fonte da imagem: Reprodução/LaptopSquad)

Algumas fabricantes optam por inserir em seus computadores uma série de ferramentas. Programas de gravação de CDs, aplicativos de personalização de interface e versões para testes de softwares são alguns exemplos. Acontece que, na maior parte das vezes, alguns extensos minutos precisam ser gastos na desinstalação de recursos pouco úteis à maioria dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A remoção de algumas dessas extensões (conhecidas como bloatwares) exige, por vezes, esforços consideráveis. Pode ser, por exemplo, que o clássico comando de desinstalação de programas feito por meio do Painel de Controle do Windows não funcione. E é aí que os downloads de softwares de exclusão de outros programas começam.

Neste tutorial, você vai aprender a usar o Decrap, um robusto desinstalador capaz de listar todos os programas instalados em sua máquina. Antes de fazer este programa funcionar em seu computador, porém, leia com atenção as seguintes recomendações:

Com que frequência você usa os programas?

Antes de remover qualquer software, certifique-se de que o programa é de fato pouco útil. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre quais programas devem ser excluídos de seu PC.

Não zere todas as aplicações!

Tome bastante cuidado ao selecionar os programas que deverão ser desinstalados. Se arquivos vitais forem excluídos (como DLLs ou codecs, por exemplo), seu sistema certamente exibirá problemas.

1 – Instalação

A desinstalação de programas dispensáveis pode ser facilmente feita por meio de Decrap. Clique sobre o botão para download listado abaixo e execute o desinstalador normalmente. Em nosso caso, escolhemos o inglês como idioma-padrão do software – o português, nesta versão, não está disponível.

Depois de instalado, todos os itens de seu computador serão exibidos. Clique sobre o aplicativo que deverá ser desinstalado e passe então para a próxima etapa deste tutorial.

2 – Limpeza

Selecione um dos programas de sua lista e marque, por precaução, a opção “Create a System Restore Point” – este comando vai criar um ponto de restauração em seu sistema. Dessa forma, se os resultados obtidos a partir da remoção do software se mostrarem negativos, tudo poderá ser consertado – clique aqui e confira um passo a passo sobre como criar um ponto de restauração em seu sistema.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Feito isso, clique então em “Next”, deixe as preferências automáticas indicadas pelo programa ativadas e pronto. Agora, repita este processo e desinstale os demais bloatwares de seu computador.

Atenção!

Pode ser que seus aplicativos sejam encerrados durante a última etapa de desinstalação dos programas. Se você estiver usando a internet ou escrevendo um texto qualquer em seu Word, por exemplo, certifique-se de salvar seu conteúdo antes mesmo de ativar a remoção de qualquer bloatware.

É importante dizer também que softwares como Revo Uninstaller e CCleaner são capazes de remover grande parte de extensões indesejadas. Clique sobre cada um desses programas, leia a análise completa de cada um e experimente assim mais ferramentas alternativas à remoção de todo o lixo em seu PC.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.